Criatividade, estratégia, tecnologia… quando o assunto é a carreira de um publicitário, essas são algumas das características que um profissional da área precisa ter. Apesar de não ser uma profissão tão nova no mercado de trabalho, a graduação em Publicidade e Propaganda em Salvador tornou-se uma opção bastante procurada por quem está pensando em entrar na faculdade na capital do estado baiano.
Mas, afinal de contas, será que vale a pena estudar Publicidade na cidade? Como é o curso de Publicidade? Se essas perguntas estavam acompanhando você nos últimos tempos, chegou a hora de se despedir delas, porque estamos aqui para tirar essas e outras dúvidas que você provavelmente tem sobre o curso de PP. Continue lendo e descubra se é a carreira certa para você!
Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda?
Se você gosta de comunicação e sempre esteve em busca de profissões que não envolvem matemática, o Bacharelado em Publicidade e Propaganda certamente já foi uma das suas opções.
Com duração de quatro anos, o curso aqui da Unime mescla aulas teóricas e práticas de disciplinas essenciais para a formação do publicitário. Por isso, ao longo da faculdade, são ensinadas desde técnicas de escrita até ações importantes na elaboração de uma campanha de marketing.
Algumas das matérias que fazem parte da vida de quem pensa em conquistar o diploma nessa área são parecidas com os conteúdos do curso de Jornalismo, como Teorias da Comunicação, Fotografia e Legislação. No entanto, os futuros publicitários também têm uma parte muito específica em sua grade curricular. E quer uma boa notícia? Nós temos um spoiler para você! Confira abaixo:
- Redação Publicitária;
- Computação Gráfica;
- Legislação, Política e Varejo;
- Marketing;
- Técnicas de Criação;
- Planejamento de Comunicação.
Além das atividades práticas que envolvem a criação e o planejamento de projetos, também existe outra forma de ter experiência antes mesmo de se formar: o estágio! Atualmente, diversas agências contratam estagiários que ainda estão no início da graduação, o que permite que os estudantes já adquiram experiência profissional e desenvolvam novas habilidades desde cedo.
Como está o mercado de Publicidade na região de Salvador?
Pelo fato de ser a capital do maior estado do Nordeste, o desenvolvimento tecnológico que chega à região e o aumento do número de pessoas empreendendo são algumas das vantagens para quem está pensando em cursar Publicidade na Bahia.
A equação é simples: com o surgimento de novas empresas que precisam se posicionar como marca, seja na internet, seja fora dela, a presença de um publicitário é cada vez mais necessária.
Afinal, ele é o profissional responsável por trazer tal visibilidade a um negócio e permitir a captação de novos clientes, por meio de anúncios diretos ou por campanhas em longo prazo.
Assim, é possível conseguir uma vaga tanto em agências quanto em empresas que necessitam de um planejamento de comunicação. Saiba que, na região de Salvador, a média salarial de um publicitário é de R$ 2.748,49.
E se a sua ideia é empreender, melhor ainda! Além da possibilidade de prestar serviço para profissionais que buscam melhorar sua comunicação e imagem na área em que atuam, é possível abrir a própria agência e ter clientes fixos para projetos que envolvem marketing de redes sociais, produção de conteúdo ou até a análise de métricas para melhorias na empresa.
Quais as principais áreas dessa profissão?
Por apresentar uma grade curricular ampla e um mercado em constante expansão, a publicidade é uma profissão que oferece diversas opções de atuação no mercado de trabalho.
Cada uma delas explora um conjunto de habilidades desenvolvidas durante a faculdade, e vale a pena entender um pouco sobre elas para saber qual é a melhor para o seu perfil profissional. Pensando nisso, nós vamos contar para você quais segmentos são esses e qual pode ser o ideal para você trabalhar.
Criação
Se você busca uma profissão em que possa dar asas à criatividade, essa área de atuação certamente vai ser a sua favorita! Os publicitários que trabalham com criação são aqueles que desenvolvem banners, logotipos, jingles e outros tipos de peças publicitárias importantes para o reconhecimento e a divulgação de marcas.
Atendimento
Manter contato de forma efetiva com os clientes é uma tarefa essencial para o bom funcionamento de uma agência de publicidade, visto que é a partir dessa interação que surgem as primeiras ideias para uma campanha, a elaboração do briefing e demais detalhes importantes para o andamento dos projetos.
Todas essas funções devem ser desempenhadas por quem cuida do atendimento publicitário, e engana-se quem pensa que esse profissional atua como um secretário da agência. Na verdade, o conhecimento em Publicidade é fundamental para que os outros setores desempenhem suas atividades também.
Um dos pré-requisitos para atuar nesse ramo é ser comunicativo para lidar com clientes diversos, pois os serviços publicitários podem ser contratados tanto por um microempreendedor querendo posicionar-se no mundo digital quanto por uma grande empresa que deseja fazer uma campanha multimídia.
Também é válido ser observador, de forma a entender a ideia da marca e, mais do que isso, perceber características que ficam nas entrelinhas, mas que fazem toda a diferença na hora de montar o projeto.
Planejamento
Antes de uma campanha ir ao ar, existem etapas que precisam ser seguidas para que o trabalho traga bons resultados. Uma delas é o planejamento de comunicação, que serve para definir fatores como o público-alvo, a persona da marca e, inclusive, o tempo de duração de uma campanha. Por conta disso, esse segmento é o caminho certo para quem é analítico, organizado e gosta de estar envolvido nas etapas iniciais de um trabalho em equipe.
Mídia
Enquanto o atendimento é essencial para todos os processos, o profissional de mídia caminha de mãos dadas com o setor de planejamento. É ele quem determina quais veículos serão utilizados, as peças que devem ser feitas e também é responsável por intermediar a relação entre o cliente e os principais meios de comunicação que veicularão uma campanha.
Outro ponto importante de quem opta por seguir nesta área é a definição dos valores investidos, que podem ser mais altos ou mais baixos, dependendo do veículo, do formato e do tempo que a ação vai ficar no ar. Portanto, comunicação, organização e capacidade de negociação são palavras de ordem para esses profissionais!
Marketing
Não é só da parte audiovisual que vive uma campanha bem feita: o texto, que normalmente é persuasivo, também tem seu papel. Além disso, existem ações que visam aproximar o consumidor dos produtos oferecidos pela marca, como manter um relacionamento por meio das redes sociais e utilizar estratégias de engajamento.
Essas tarefas ficam nas mãos do setor de Marketing, que é composto por pessoas que dominam as técnicas necessárias para que tudo isso ocorra do jeito certo.
Como é a rotina de um publicitário?
Apesar de ser um trabalho divertido, que pode ser feito home office e, muitas vezes, possibilita uma rotina flexível, é essencial lembrar que a vida de um publicitário também é repleta de prazos, muita pesquisa e estudos contínuos para que o profissional formado no curso de PP ofereça o melhor aos seus clientes.
Dessa forma, é importante ter em mente que a dedicação ao trabalho é algo essencial na carreira de um publicitário, e tudo isso deve começar na graduação.
Então, se você viu que essa é a profissão dos seus sonhos, mesmo com as responsabilidades que fazem parte da vida dos publicitários, não perca tempo! Invista em uma boa universidade que ofereça o curso de Publicidade e Propaganda em Salvador.
Dê os primeiros passos rumo ao sucesso na carreira em Publicidade. Entre em contato conosco aqui da Unime e agende o seu vestibular!