7 dicas para encontrar um estágio de Psicologia em Salvador

cidade de salvador

O psicólogo é o profissional que estuda o comportamento humano e deve ser bem preparado para lidar com pacientes que sofrem com transtornos emocionais, mentais e da personalidade.

Para ter alguma experiência antes de entrar no mercado de trabalho e colocar em prática as teorias aprendidas, os estudantes podem buscar estágios para vivenciar o dia a dia da profissão antes de concluir o curso de Psicologia.

Neste artigo que elaboramos aqui na Unime, você vai conferir algumas dicas para conseguir um estágio de Psicologia em Salvador e destacar-se na profissão desde o início da carreira. Acompanhe!

Onde e quando posso começar a estagiar?

Geralmente, os estágios são oferecidos a partir do 5º semestre da graduação, e existem várias possibilidades de atuação: escolas, hospitais, clínicas, setores e empresas de Recursos Humanos, bancos, organizações esportivas, instituições jurídicas, secretarias estaduais e municipais de saúde, dentre outras.

Como conseguir um estágio de Psicologia em Salvador?

Garantir uma vaga de estágio de Psicologia em Salvador não é difícil, mas algumas ações podem ajudar você a encontrar oportunidades melhores e com mais facilidade. Confira as nossas dicas:

  • defina em que área quer atuar;
  • considere atuar além da clínica geral;
  • crie um currículo atrativo;
  • participe de palestras e de atividades extracurriculares;
  • crie uma rede de relacionamento;
  • divulgue seu currículo em sites de emprego;
  • peça indicação na faculdade.

1. Defina em que área quer atuar

O psicólogo tem diversas possibilidades de atuação. A mais conhecida é a clínica, mas outras áreas têm crescido e ganhado cada vez mais destaque no cenário da Psicologia na Bahia, como hospitalar, organizacional e educacional. Também é possível trabalhar nas áreas jurídica, social, do esporte, do trânsito, de psicopedagogia, de neuropsicologia, entre outras.

Para saber qual delas tem mais a ver com os seus objetivos de carreira, pesquise a rotina profissional de cada uma e troque ideias com colegas, professores e psicólogos que já fazem parte do mercado

2. Considere atuar além da clínica geral

O psicólogo clínico é aquele que realiza atendimentos individuais ou em grupo, com o objetivo de amenizar o sofrimento psíquico dos pacientes. Ele costuma atuar em consultórios particulares ou institucionais. Essa é uma das atuações mais conhecidas da profissão, mas existem outras áreas que podem ser igualmente enriquecedoras e que são muito importantes para a saúde pública no Nordeste e nas demais regiões do Brasil.

3. Crie um currículo atrativo

Muitas vezes, o currículo é o primeiro contato entre o candidato e o recrutador. Por isso, é importante causar uma boa impressão. Um documento bem-elaborado pode fazer você se destacar entre os concorrentes já nesse primeiro momento, além de demonstrar organização e preocupação.

4. Participe de palestras e de atividades extracurriculares

Esse tipo de evento pode ajudar você a entender mais a fundo as diversas possibilidades de atuação profissional, além de permitir o contato com empresas e pessoas da área, sejam elas profissionais, sejam elas estudantes. A convivência nesse novo círculo social é benéfica para o seu desenvolvimento como psicólogo e para o seu networking.

5. Crie uma rede de relacionamento

O bom relacionamento com profissionais da área, conhecido como networking, é importante em qualquer estágio da carreira. Isso ajuda você a criar a sua imagem como psicólogo e a fazer contato com possíveis colegas, sócios ou empregadores. Para quem está em busca de um estágio de Psicologia em Salvador, essas relações podem ser muito úteis e render uma indicação.

6. Divulgue seu currículo em sites de emprego

Outra forma de conseguir uma vaga de estágio de Psicologia na Bahia é divulgar o seu currículo em sites de emprego. Aqui na Unime, os nossos alunos têm acesso ao Canal Conecta, uma plataforma de conexão entre empresas e candidatos. Lá, você vai encontrar funcionalidades exclusivas e muitos casos de sucesso.

7. Peça indicação na faculdade

Os seus colegas e professores podem ajudar você a conseguir uma vaga de estágio. Não se esqueça de deixar claro para eles que você está em busca de uma oportunidade e de se dedicar às atividades da faculdade, para que sintam confiança na sua capacidade e indiquem o seu trabalho sem preocupação.

O estagiário recebe, em média, R$ 724 de bolsa. Para se candidatar a uma vaga de estágio de Psicologia em Salvador, é preciso estar matriculado em um curso de ensino superior. Inclusive, recentemente, em março de 2020, havia concurso para o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) com vaga para estagiário de Psicologia. Então, você com certeza terá ótimas chances aqui na cidade!

Se você tem o sonho de ser psicólogo e não vê a hora de começar a aprender, inscreva-se no vestibular da Unime!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content