Como é o mercado de exportação da Bahia?

mercado de exportação na bahia

Desconto nota do Enem

A economia da Bahia é uma das mais diversas do país. O estado produz não só uma série de culturas agrícolas, mas também tem importante participação na indústria extrativa e de manufatura, o que faz com que ele seja repleto de oportunidades.

Neste artigo, você conhecerá a exportação na Bahia, os produtos mais exportados e também como atuar nesse mercado que gera milhares de empregos anualmente. Tudo isso por meio dos seguintes tópicos:

Quais são os principais mercados de exportação na Bahia?

Com o passar dos anos, a Bahia passou a ser um estado com importante representatividade no cenário brasileiro de exportações. Não só a agricultura, mas também as indústrias têm grande peso na balança comercial. Vale lembrar que as atividades exportadoras representam uma das principais operações econômicas de um país. 

O estado oferece uma série de oportunidades comerciais, o que fez com que a cidade de São Desidério, por exemplo, ocupasse o primeiro lugar em um ranking entre os municípios com o maior valor de produção agrícola no país.

Com relação à indústria, na Bahia, a produção industrial, tanto de transformação quanto a extrativa mineral, representa uma grande fatia do mercado, sendo importante para a economia não só local, mas também nacional.

Quais produtos o exterior recebe do estado?

As exportações brasileiras movimentam bilhões de dólares anualmente. Soja, petróleo e minério de ferro ficam no topo da lista de produtos exportados.

Mas e quando se trata da Bahia? Quais produtos o exterior recebe do estado? Na lista, segundo a Fazcomex, estão:

Tour pela prova do Enem
  • soja: com média de 56 sacas por hectare;
  • celulose: representante de 14% das exportações do estado;
  • óleos combustíveis: o óleo diesel está na lista por ser um dos mais utilizados;
  • algodão bruto: o crescimento da produção fez com que a sua representatividade de exportação crescesse;
  • cobre: o metal utilizado em fiações e componentes eletrônicos é um dos principais representantes do estado;
  • automóveis: o foco aqui está nos veículos de passageiros, ou seja, aqueles para até 7 pessoas.

Entre os principais parceiros comerciais do estado, podemos destacar EUA, Argentina, Alemanha, Chile e Portugal, seguido da China, México, Uruguai, Suíça e Japão, segundo a Federação das Indústrias do Estado da Bahia e Sebrae Bahia.

Quais profissionais mais contribuem para esses números?

Engana-se quem pensa que a cadeia de profissionais que lidam diretamente com comércio exterior é restrita a uma área. Há uma série de profissionais envolvidos nesse processo, entre os quais podemos destacar pessoas formadas em:

Tais profissionais atuam diretamente não só nas indústrias, mas também no processo exportador. Isso inclui uma série de fases, desde o transporte do insumo em si para portos até o fechamento de negociação nos mercados internacionais.

O que é preciso para trabalhar na área?

As pessoas que desejam atuar no mercado de exportação da Bahia ou de qualquer outro estado precisam primeiro de capacitação. Além do curso de graduação, é fundamental especializar-se no setor, visto que ele envolve diversas burocracias e fases. Logo, quanto maior o conhecimento, melhor será para lidar com um mercado tão diverso. Vale a pena até mesmo pensar em uma especialização ou segunda graduação.

Outro ponto importante é trabalhar o seu networking local. As conexões são cruciais no mercado de exportação, até mesmo para saber identificar oportunidades em aspectos pouco explorados, como novos produtos a serem levados para o exterior.

A escolha da faculdade tem grande peso nesse processo. Aqui na Unime, nossos alunos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, plataforma com vagas de emprego e estágio em diversas empresas. É a conexão de que você precisa para ter sucesso no mercado de exportação, independentemente da área escolhida!

O mercado de exportação na Bahia é bastante promissor. O estado é um dos maiores responsáveis por elevar a balança comercial do Brasil com outros países, além de gerar algumas das melhores oportunidades de emprego no Nordeste.

Gostou de conhecer esse panorama? Se você tem interesse em morar na região e construir carreira por aqui, convidamos a ler o nosso artigo sobre o mercado de trabalho da Bahia. Saiba as oportunidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados