Pensando em seguir carreira em Serviço Social? Entenda o curso!

carreira em serviço social

Desconto nota do Enem

Se você tem aptidão com as questões sociais e gosta de ajudar as pessoas, saiba que fazer uma faculdade de Serviço Social pode ser a melhor alternativa para a sua carreira.

A graduação prepara os alunos para observar e compreender os diferentes aspectos do mundo e, assim, conseguir formular e executar programas e projetos que promovam a igualdade e o bem-estar coletivo. O mercado para o profissional é amplo e oferece uma série de oportunidades em empresas, em órgãos públicos, entre outras instituições.

Ficou curioso? Então, continue acompanhando e entenda como é o curso de Serviço Social. Confira a seguir!

O que é a carreira de Serviço Social?

A carreira em Serviço Social é desafiadora e, ao mesmo tempo, gratificante, pois contribui com a sociedade e ajuda a melhorar a vida da população. O profissional formado é o assistente social, que tem a função de proteger e garantir os direitos de indivíduos ou de grupos em situação de vulnerabilidade.

De forma geral, os assistentes sociais lidam diretamente com as pessoas que precisam de auxílio para problemas financeiros, psicológicos, de abuso de substâncias, entre outros. No Brasil, a profissão apresenta um amplo campo de atuação, muito devido às injustiças e às desigualdades sociais existentes no país.

No entanto, as atribuições da carreira vão muito além do simples ato de ajudar, pois os profissionais são responsáveis também por orientar e conscientizar a população em relação aos seus direitos e aos seus benefícios sociais. Assim, para desempenhar o trabalho da melhor forma, é preciso compreender as necessidades dos indivíduos por meio da realização de pesquisas e de estudos socioeconômicos sobre a realidade e o contexto de vida.

Com isso, o assistente social pode propor ao governo medidas e políticas sociais que tenham como objetivo melhorar a sociedade. Ele também deve desenvolver planos e projetos sociais, cuidando de todas as etapas, desde o planejamento e a elaboração até as ações de execução.

Como é o mercado de trabalho de Serviço Social?

O mercado é bastante promissor para quem opta por fazer um curso de Serviço Social, até porque hoje o trabalho já não se limita mais à esfera pública e vem apresentando demanda também no setor privado. O profissional ainda pode atuar em ONGs (Organizações Não Governamentais) desempenhando ações voltadas para o bem-estar coletivo e garantindo direitos e justiça social para indivíduos e grupos.

Como os assistentes sociais atuam diretamente com pessoas, é fundamental saber como lidar com diferentes comunidades e seus problemas, elaborando soluções que sejam eficientes e que atendam às necessidades da população. Esta é uma das habilidades mais exigidas dos recém-formados que buscam por uma oportunidade de emprego no setor.

Como qualquer outra carreira, é necessário registrar-se no Conselho Nacional de Serviço Social para exercer a profissão. Com isso, o profissional pode atuar no setor público, privado, em fundações, em ONG’s e em movimentos sociais, além de prestar serviços de consultoria e de assessoria em diversas instituições.

Quais são os benefícios de cursar Serviço Social?

Um dos maiores benefícios de optar pela faculdade de Serviço Social é, justamente, aproveitar as perspectivas promissoras da carreira. Com o aumento da preocupação da qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho, o assistente social passou a ser bastante requisitado em diferentes tipos de negócios.

Tour pela prova do Enem

O graduando ainda pode aproveitar oportunidades de estágio e emprego em hospitais e nas redes privadas de saúde, além de vagas em empresas de engenharia e nos setores executivo e legislativo. A profissão ainda dá a possibilidade de o indivíduo atuar como autônomo em organizações públicas e privadas, prestando serviços, orientando funcionários ou, ainda, implementando projetos de cunho social.

Sendo assim, cursar uma graduação de Serviço Social torna a pessoa apta a exercer os requisitos da carreira, entendendo quais são as habilidades e as competências imprescindíveis para obter sucesso e realização profissional.

O diploma do curso superior é obrigatório para ser assistente social?

Sim! No Brasil, a profissão de assistente social é regulamentada por lei desde 1993. Portanto, para atuar na área, é preciso contar com uma formação superior em Serviço Social em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e ter registro no conselho que fiscaliza o exercício dos profissionais.

Como a formação tem um caráter humanista, é indispensável que os graduandos e os recém-formados conheçam a realidade e o cotidiano da carreira, tendo um compromisso com a liberdade, a justiça e a democracia. Na graduação, portanto, os indivíduos terão acesso aos conhecimentos teóricos e práticos exigidos pelos recrutadores no mercado.

Qual a grade curricular da faculdade de Serviço Social?

Como geralmente ocorre no curso num geral, a grade curricular da faculdade de Serviço Social aqui da Unime é voltada para a área de Ciências Humanas, incluindo fundamentos históricos, teóricos e metodológicos. Os principais campos de conhecimento abordados são: Ciência Política, Sociologia, Psicologia, Gestão de Projetos, Direito e Legislação Social.

Portanto, um requisito fundamental é ter visão crítica e ética, senso de justiça e responsabilidade, além do desejo de promover o bem-estar social de forma ativa, por meio de ações transformadoras. Até porque, a graduação inclui muitos estudos teóricos, sendo imprescindível gostar de ler e de pesquisar.

Veja, a seguir, quais são as principais disciplinas da grade curricular do curso de Serviço Social:

  • Ética Profissional;
  • Direitos Humanos;
  • Família e Sociedade;
  • Formação Social, Econômica e Política do Brasil;
  • Fundamentos das Políticas Sociais;
  • Legislação Social;
  • Organização Social no Brasil;
  • Pesquisa em Serviço Social;
  • Psicologia Social;
  • Planos e Projetos de Intervenção Social.

Se você tem o perfil para a assistência social, opte por uma faculdade que seja referência neste curso. Até porque, apenas uma formação em uma instituição de ensino de excelência pode oferecer o diferencial que você tanto almeja para a sua carreira.

Aqui na Unime, a nossa opção de Bacharel em Serviço Social possibilita que os estudantes saiam aptos para exercer as atividades profissionais assim que concluírem o curso. O maior intuito da Unime é preparar os graduandos para o mercado de trabalho, além de visar o crescimento humano, social e intelectual de toda a comunidade acadêmica.

Cursar uma faculdade de Serviço Social deve ser o primeiro passo a ser tomado para quem deseja se tornar um assistente social. Com isso, será possível optar por uma área de atuação e por vagas em setores que tenham mais a ver com o seu perfil. Lembre-se, portanto, de escolher uma instituição que ofereça diferenciais e que garanta um ensino de qualidade para os alunos.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato agora mesmo com a Unime e agende o seu vestibular! Temos uma equipe de consultores educacionais pronta para atender você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 123

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados