Como conquistar vagas do FIES na Bahia? Descubra!

pesquisa

Desconto nota do Enem

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa voltado para quem não tem condições de arcar com o valor integral das mensalidades de uma instituição de ensino superior. Portanto, antes mesmo de se matricular, é preciso verificar se a faculdade aceita a opção de financiamento para os seus estudos.

Com o FIES você conta com taxas de juros mais baixas do que as praticadas no mercado, começando a pagar as prestações apenas depois de formado. Isso porque o governo espera que os estudantes já com o diploma em mãos possam liquidar a dívida estando devidamente alocados no mercado de trabalho.

Ficou interessado no assunto? Então, continue acompanhando, saiba como conquistar vagas do FIES Bahia e, ainda, veja dicas valiosas para aumentar as suas chances de conseguir o auxílio. Confira a seguir!

O FIES é muito concorrido na Bahia?

O FIES foi criado pelo Governo Federal para ajudar alunos brasileiros a pagarem as mensalidades de uma faculdade particular. Ele funciona, basicamente, como um empréstimo, e só após a formatura o beneficiário começa a pagar a dívida, que pode, inclusive, ser dividida em várias parcelas dependendo da duração do curso financiado.

Para participar do programa, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo um desempenho de pelo menos 450 pontos na prova objetiva e nota maior do que zero na redação. O ideal é que o estudante tenha feito o exame no ano anterior, entretanto, também é possível apresentar a nota de qualquer edição a partir de 2010.

O FIES também considera o requisito de renda, ou seja, é preciso apresentar renda familiar mensal bruta de até três salários-mínimos por pessoa. No entanto, após as novas regras, e a depender da modalidade do financiamento, o indivíduo pode apresentar até cinco salários-mínimos por pessoa.

Na Bahia, a média da nota de corte é em torno de 520 pontos, e os cursos de graduação mais procurados são Educação Física, Engenharia de Produção, Pedagogia e Administração. Aqui na Unime é possível concorrer a diversas vagas no ensino superior, inclusive utilizar o FIES para Medicina.

Somos uma faculdade de excelência que preza pelo crescimento humano, social e intelectual de nossa comunidade acadêmica. Buscamos preparar os nossos alunos para o mercado de trabalho de uma maneira dinâmica e interativa, ensinando a prática por meio de casos reais da profissão escolhida.

Como aumentar as chances de conseguir o FIES na Bahia?

Para ter ainda mais chances de conseguir um financiamento estudantil é preciso estar atento aos critérios do FIES e, além disso, analisar se a instituição de ensino e o curso escolhido se encaixam nos requisitos do programa. Continue acompanhando e veja algumas dicas valiosas que separamos para ajudar você nesta tarefa.

Tour pela prova do Enem

Tenha um bom desempenho no Enem

O primeiro passo é ter obtido uma nota de, no mínimo, 450 pontos, além de nota acima de zero na redação do Enem. No entanto, a média e a nota devem ser da mesma edição do exame. Já que a prova tem um peso grande na classificação dos candidatos ao FIES, é preciso apresentar um bom desempenho.

Portanto, o ideal é que você se dedique ao longo do ano e consiga atingir uma avaliação acima da média, pois assim as chances de conseguir o financiamento aumentam consideravelmente. Além disso, na Unime a sua nota do Enem também pode ser sua porta de entrada ao invés do vestibular.

Fique de olho nos prazos

A cada edição, o FIES lança um edital com as regras e os critérios estipulados para participar do programa. Dessa maneira, é fundamental ficar atento aos prazos para não perder o período das inscrições e, também, para ficar por dentro das recentes mudanças que o Governo estipulou para o ano de 2020.

O FIES vem passando por um aperfeiçoamento com o objetivo de fortalecer ainda mais o processo de seleção para o financiamento estudantil. As alterações, assim, pretendem viabilizar uma política de acesso ao ensino superior mais ampla, eficaz e que atenda melhor às necessidades dos alunos.

Deixe todos os documentos em ordem

Os documentos necessários para o FIES são, basicamente, a documentação pessoal do estudante, como RG e CPF, e os comprovantes de residência e de rendimentos. Após passar pelo processo seletivo e ser aprovado no financiamento, o aluno também terá que comprovar as informações na faculdade escolhida para iniciar os estudos.

Depois desta etapa, você receberá um Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), sendo necessário levá-lo até o banco para assinar o contrato do FIES. Toda instituição de ensino participante conta com um setor específico, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que informa a situação do andamento do processo. Caso esteja tudo certo com a sua inscrição, basta fazer a matrícula e começar o curso!

Quais as chances de conseguir o FIES na Bahia?

As chances de conseguir o FIES na Bahia são altas. Porém, mesmo que você não consiga participar do programa, saiba que existem outras opções tão boas quanto o financiamento para estudar no estado. Muitas faculdades contam com alternativas próprias para os estudantes de baixa renda, concedendo bons descontos, além de bolsas parciais e integrais para os candidatos.

Outra opção é o financiamento estudantil do Banco do Nordeste, que tem parceria com diversas faculdades da Bahia. Os critérios para a inscrição são parecidos com os do FIES, no entanto, as regras para o pagamento das parcelas são diferentes, sendo que a operação não tem carência e o candidato deve começar a quitar a dívida a partir do segundo mês de contratação.

Percebeu como o FIES Bahia é uma grande chance para você iniciar os seus estudos no ensino superior? Antes de se matricular, lembre-se de verificar se a instituição de ensino escolhida aceita e valida o programa, pois assim você poderá aproveitar tranquilamente todos os excelentes benefícios do financiamento estudantil!

Gostou do conteúdo? Pensa que tais informações podem ser úteis também para os seus amigos? Então, aproveite e compartilhe o post em suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados