Afinal, como é a carreira de jornalista na Bahia?

carreira de jornalismo na bahia

Imagine a quantidade de informação que circula a todo momento no mundo. É praticamente impossível ter a certeza de quantos dados correm a cada segundo. Mas nem tudo é confiável; por isso, é importante buscar o trabalho feito pelo Jornalismo sério e qualificado.

Se você imaginou como seria a carreira do profissional de comunicação, este artigo é para você. Nos tópicos a seguir, explicaremos um pouco mais sobre a profissão, as qualidades do bom jornalista, as possíveis áreas a seguir e também como está o mercado para o jornalista no estado baiano. Quem sabe você não fica com vontade de fazer faculdade na Bahia?

O que é o Jornalismo e como ele surgiu?

O jornalista é um profissional que trabalha essencialmente com a comunicação, repassando uma mensagem para a sociedade. Ele apura, investiga e apresenta notícias, mas também entrevistas, bem como faz a distribuição dos dados obtidos que sejam de interesse coletivo.

Tal profissão é bastante antiga. Para ter uma ideia, o primeiro jornal de que se tem notícia foi o Acta Diurna, que data de 59 a.C., criado pelo imperador Júlio César. No entanto, foi apenas em 1447, com a invenção da prensa de Gutemberg, que passamos a ter o jornal impresso como é visto hoje. De lá para cá, muita coisa mudou: a informação não só chega mais rápida, como os meios pelos quais elas vêm são variados.

O advento dos canais digitais fez também com que os jornalistas pudessem expandir a sua atuação. Por isso, quando se fala sobre a faculdade de Jornalismo, não devemos limitar a atuação do profissional apenas aos jornais, à televisão e ao rádio. O leque de possibilidades para aqueles que se graduam na área é muito maior do que o imaginado.

Quais as principais oportunidades de atuação?

Como dito, a pessoa que opta pela carreira em Jornalismo não precisa se restringir profissionalmente a atuar em jornais impressos, em TV ou em rádio: o mercado em constante expansão e com novas demandas também oferece oportunidades de emprego em outros segmentos.

Assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é uma área do Jornalismo que segue a proposta de atuar como porta-voz de um determinado cliente, que pode ser tanto uma pessoa quanto uma organização pública ou privada.

De maneira prática, o assessor cria estratégias que ajudam a trabalhar e a cuidar da imagem do cliente. Elas incluem a produção de conteúdos para diferentes fins, como releases, clippings, entrevistas, entre outros. Para isso, o profissional deve estar atento aos interesses do público e prever oportunidades, bem como situações de risco.

Comunicação digital

A área de comunicação digital é uma das que mais têm absorvido profissionais da comunicação na atualidade. Ela é caracterizada pela interatividade e pelo imediatismo das notícias por meio da internet.

Sendo assim, cabe ao jornalista criar um planejamento estratégico, mas também fazer a produção de temas variados e de interesse público, a fim de publicá-los em sites, em portais e em blogs, sejam eles de notícias ou do meio corporativo. Nesse meio, também temos a presença das mídias sociais e a produção de conteúdo para ela.

Jornalismo esportivo

Nesse ramo também temos o Jornalismo esportivo. O foco dessa área é apurar e noticiar sobre os diferentes esportes, da natação ao futebol. É bastante comum que essa editoria apareça em meios de comunicação distintos.

Mas não é só isso: o profissional pode atuar também nas assessorias de clubes, bem como de times e de atletas. Para destacar-se no segmento, é preciso ter bastante conhecimento sobre esportes e suas regras, além de estar atento aos eventos que acontecem tanto no âmbito regional quanto mundial.

Comunicação institucional

Nessa área do Jornalismo, o profissional atuará em conjunto com a de relações públicas. Basicamente, ele cuidará de toda a comunicação empresarial, que pode ser tanto interna (colaboradores) quanto externa (clientes, investidores, comunidade etc.).

Cabe ao jornalista elaborar o material de comunicação da empresa, como revistas, folders, e-mail marketing interno, entre outros. Inclusive, ele poderá participar da cobertura de eventos. Ou seja, ele trabalhará para construir uma imagem daquela marca e comunicar os principais pontos ligados ao público interessado.

Quais as características essenciais de um bom jornalista?

São muitas bifurcações que encontramos no curso de Jornalismo aqui da Unime, e isso é interessante para aqueles que querem fazer a graduação, tendo um leque de opções. No entanto, não basta escolher o caminho por qual vai seguir; é preciso também adquirir algumas habilidades essenciais ao comunicador.

Curiosidade

O bom jornalista é aquela pessoa que tem curiosidade sobre o que acontece no mundo, mas também se interessa por assuntos diversos e deseja profundar seus conhecimentos. Ele gosta de investigar, pois isso o ajudará na apuração dos fatos.

Portanto, a leitura de portais, de revistas e de livros aguça essa curiosidade do profissional, além de prover insumos para que ele desenvolva um trabalho qualificado.

Domínio do português

É importante que o jornalista também tenha domínio do português. Afinal, ele passará informações, e elas precisam estar claras, evitando ambiguidade e facilitando a compreensão do público.

Imparcialidade e persuasão

Duas características essenciais ao comunicador são a imparcialidade e a persuasão. A primeira leva em consideração a capacidade de a pessoa permanecer isenta ao noticiar um acontecimento, sempre prezando pela veracidade dos fatos.

Outro fator é a persuasão. O jornalista precisa ser capaz de enxergar e de reconhecer as fontes certas da informação, usando para isso seu poder de persuasão nos entrevistados, por exemplo, para que digam a verdade sobre os fatos. Com isso, é importante que ele tenha um bom relacionamento interpessoal, caso precise buscar novamente o auxílio da pessoa, até mesmo para saber como abordá-la.

Como está o mercado de Jornalismo na Bahia?

Antes de falarmos sobre o mercado de trabalho na Bahia para jornalistas, é importante entender algumas características do contexto atual. A sociedade moderna demanda informações de forma cada vez mais rápida. Por isso, há uma lacuna que muitas vezes é preenchida erroneamente por informações vindas de fontes sem credibilidade e repassadas, as chamadas fake news.

O fato é que o trabalho de um profissional graduado, que passou por todos os anos da faculdade de comunicação, é essencial para evitar que as pessoas recebam dados falsos. Portanto, o processo de formação continua sendo essencial para o bom desempenho e para a conquista de uma colocação, um bom porquê fazer de Jornalismo.

Agora falando mais diretamente da remuneração, de acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia, a jornada mínima legal do jornalista é de cinco horas, tendo como salário R$ 3.441,83. Para assessoria, o valor cai para R$ 2.230,59. A variação ocorre também caso seja freelancer.

Por isso, é bom saber onde encontrar as melhores vagas. Aqui na Unime, nossos alunos têm o Canal Conecta, um site que reúne diversas oportunidades de emprego e de estágio, sempre adequadas ao seu perfil e à sua experiência.

De modo geral, é desafiador o trabalho do profissional que opta por seguir na área da comunicação; ao mesmo tempo, é bem gratificante, justamente por prestar um serviço à sociedade. Mas, para desenvolver o bom trabalho, é preciso desenvolver algumas habilidades que destacamos e, principalmente, escolher uma boa graduação para a sua base.

E então, sonha em cursar Jornalismo na Bahia? Entre em contato conosco, conheça o curso de Jornalismo da Unime e agende o seu vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.