estudante universitária

As aulas estão voltando! Preparadx?

Ficamos felizes em ter você conosco para mais um semestre 😉

Mais um período chegou! Já estamos nos preparando para recebê-lx novamente na Unime. Sabemos que no começo de todo semestre há aquela ansiedade com o calendário acadêmico, início das aulas, provas e organização das disciplinas.

Por isso, saiba que vamos te dar o apoio necessário em tudo o que você precisar! Criamos esta lista de Manual de Volta às Aulas reunindo algumas informações importantes que podem auxiliá-lo nas primeiras semanas de retorno às aulas. Vamos conferir juntos?

Importância da Graduação

Sabemos que, você, como nosso aluno, já reconhece a importância da graduação. Ela se reflete no aumento das oportunidades profissionais, na possibilidade de ganhar melhores salários e também é percebida no crescimento pessoal. O diploma de curso superior completa o perfil do candidato e garante um diferencial significativo no mercado de trabalho.

O diploma continua sendo umas das credenciais mais valorizadas nas grandes empresas. Um estudo com foco em Empregabilidade, conduzido pela Kroton – empresa da holding Cogna, maior grupo educacional do país e um dos maiores do mundo – no final de 2019, mostra que no Brasil, 77% dos brasileiros que possuem Ensino Superior estão empregados e que a diferença salarial é grande: quem tem faculdade ganha, em média, R$ 4,8 mil, enquanto quem cursou até o Ensino Médio alcança uma renda de cerca de R$ 2,2 mil.

 

O levantamento apontou ainda que a qualidade do ensino também pode ser um diferencial para que os alunos atinjam seus objetivos. Por conta disso, é imprescindível que o estudante do ensino médio faça uma boa escolha. Hoje, 70% dos estudantes da Kroton atuam na área que se formaram.

Para Julio Vilcher, diretor da Anhanguera Santana, a qualificação continua determinando o profissional melhor habilitado a ocupar a vaga e as organizações buscam profissionais com estes perfis, aliados a outros atributos:

“as empresas valorizam o capital intelectual, ou seja, a soma de todos os conhecimentos”.

De acordo com o especialista, a escolaridade é um fator determinante para buscar novas oportunidades no mercado. Um trabalhador com mais anos de estudo sempre terá maior vantagem na disputa por um emprego e o índice de desemprego será sempre menor entre profissionais qualificados.

Trote Solidário

Se você é nosso alunx, deve ter ouvido falar ou até mesmo já ter participado do nosso trote solidário, não é mesmo? Como todo bom começo de período, também contamos com vocês, veteranos, para receberem os calouros de braços abertos 🤗

Nosso objetivo como companhia de educação é formar pessoas que vão transformar o mundo. Sendo assim, um dos pilares da Unime é promover impacto social positivo nas comunidades onde estamos presentes.

Entendemos que, através de educação responsável e de qualidade, formamos cidadãos e preparamos profissionais para o mercado, contribuindo para o desenvolvimento de seus projetos de vida. Por isso, consideramos essencial desenvolver iniciativas que contribuam com esse propósito. O Trote Solidário é uma delas – se você ainda não conhece, confira a seguir como funciona e participe com a gente!

 

Afinal, o que é o Trote Solidário?

Ação de mobilização desenvolvida nas unidades Unime, além de recepcionar e dar as boas-vindas aos novos alunos, tem como objetivo estimular o engajamento em ações de cidadania desde o início de sua vida universitária.

Participação dos Veteranos

Aqui, em todo começo de ano, diretores, coordenadores e alunos veteranos se unem para preparar um evento único, com palestras e atividades que conciliam responsabilidade social e diversão. Além disso, os estudantes veteranos podem colocar a mão na massa e ter a oportunidade de pôr em prática os ensinamentos obtidos em sala de aula.

A Unime todos os anos procura desenvolver projetos que contribuam com o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). A programação do Trote Solidário geralmente conta com doação de sangue, alimentos, materiais escolares e de higiene, campanhas de conscientização do uso da água, reciclagem, entre muitas outras atividades que têm em vista beneficiar a comunidade local.

Durante o período de isolamento social, frente a pandemia de COVID-19, a Unime incentiva que o Trote Solidário seja realizado a distância, para isso, contamos com uma cartilha de projetos sociais online que traz ideias e propostas para diferentes cursos.

Para participar, basta ficar atento na divulgação feita na sua unidade! A data e local poderão ser divulgados na sua Aula Inaugural. Participe e faça a diferença 🙂

Informações sobre suas disciplinas

Separamos a seguir alguns dos principais temas sobre informações acadêmicas e financeiras, tudo para você se preparar para o início das aulas. 

Calendário Acadêmico

O Calendário Acadêmico é o documento oficial da Unime que tem a finalidade de estabelecer as atividades e ações a serem desenvolvidas no decorrer do período letivo. 

Nele, são apresentadas as principais datas acadêmicas tais como: datas de provas, semana acadêmica, feriado nacional, municipal, estadual, recesso escolar e término do período letivo. 

O calendário é elaborado de acordo com cada município, sendo assim, você pode ter acesso ao documento em sua Unidade/Polo de Apoio.

Consulta de quadro de horários

Aluno Presencial

No Portal Digital do Aluno (PDA) em “Meu Curso” é possível visualizar o seu quadro de horários, disciplinas cursadas, a cursar e atividades complementares. Em “Quadro de Horários” você visualiza as disciplinas que cursará durante o semestre, contendo informações do dia, horário, sala de aula e nome do professor. 

Aluno EAD

No seu PDA, em Serviços Online > Extrato de Disciplinas, você consegue verificar quais disciplinas que compõe a grade curricular do curso que está realizando. Lá você também pode verificar a situação de cada disciplina que cursa, carga horária das disciplinas, o que já foi cursado (aprovado), o que está cursando e o que ainda falta cursar.

Ajuste de grade horária 

Aluno Presencial

A inclusão ou exclusão de disciplinas pode ser solicitada no PDA. Em “Secretaria Digital” é possível abrir solicitações acadêmicas, além do acesso aos artigos de conhecimento relacionados.

Aluno EAD

Para conferir tudo sobre grades, ajuste de horários e DPs, veja esse post 🙂

Carteirinha

A carteirinha pode ser solicitada por alunos com matrícula ativa e a solicitação é isenta de pagamento. 

Aluno Presencial

A Carteirinha Estudantil é disponibilizada de forma online e você pode fazer a solicitação através de Secretaria Digital> Serviços Acadêmicos.

Aluno EAD

Você pode fazer a solicitação através de Serviços Online> Solicitações de Serviços> Carteirinha de Estudante EAD.

Financeiro 

Aluno Presencial

No PDA, em “Serviços Financeiros” você encontra serviços como: solicitação de NF, termo de quitação de débitos, paguei o boleto mais de uma vez, dentre outras facilidades.

Aluno EAD

No PDA, na área de “Serviços Online”, o aluno pode dar entrada em diversas solicitações financeiras, como boletos e renegociações.

Entrega de documentos pendentes

Aluno Presencial

No Portal Digital do Aluno, em Secretaria Digital> Entregar Documentos você consegue enviar documentos pendentes, caso tenha feito uma solicitação na sua unidade.

Aluno EAD

No PDA, em “Serviços Online”, você consegue verificar se todos os documentos, necessários para matrícula foram encaminhados, clicando em “Documentos Pendentes”. Clicando nessa opção, caso tenha algum documento pendente ele aparecerá em vermelho e você mesmo pode realizar a inserção das documentações que faltam, clicando em enviar documentos.

Renovação do FIES 

Para rematrícula do FIES, neste link, você encontra mais detalhes do processo para renovar o seu financiamento.

Atividades presenciais

Devido ao atual cenário da pandemia da COVID-19, priorizando a segurança dos nossos alunos, corpo docente e administrativo e seguindo as determinações dos órgãos municipais, estaduais e Ministérios da Saúde e Educação, tivemos alguns ajustes com relação às atividades presenciais. As atualizações referentes aos protocolos, recomendações e demais informações necessárias, você pode conferir em nosso Comunicado: COVID-19.

Dicas de Organização

Organização de Estudos

Na Avaliação Continuada você acumula pontos durante o semestre a cada atividade, prova ou trabalho realizado. São disponibilizadas diversas alternativas para que você tenha sucesso ao final do semestre.

Para se organizar melhor, você pode começar fazendo um mapeamento das disciplinas nas quais está matriculado e suas respectivas pontuações: quais são elas, as temáticas e os conteúdos previstos, as referências e os exercícios, por exemplo. Veja também os recursos que serão usados (plataformas, ferramentas…) e seu domínio sobre eles. Pergunte sempre que necessário. Não tem problema não conhecer. Busque tutoriais, fale com os colegas e com professores.

Antes das provas

Elabore um cronograma de estudos, indicando quanto tempo por dia você poderá estudar, a quais disciplinas e a quais conteúdos se dedicará ao longo da semana, quais exigirão mais ou menos tempo ou esforço. Isso te ajudará a ter um norte e a se organizar. Você pode adotar alguma ou diversas ferramentas/estratégias combinadas para gerenciar seu tempo. Google agenda, tabelas, planilha do Excel, bloco de notas, lista CAF (Coisas A Fazer), post it e planners. De modo geral, os aplicativos que auxiliam na organização e gerenciamento de tempo podem ser excelentes para o registro de atividades e prazos. Veja qual se adapta aos seus objetivos de estudos.

Para a semana das provas

Sempre que precisamos nos preparar para uma prova, a ansiedade se aflora em nosso organismo, e esse sentimento é normal. No entanto, se começa a impedir que você se concentre nos estudos, esse sentimento pode atrapalhar – e muito – no resultado, trazendo inúmeras inseguranças e frustrações.

Para entender como controlar a ansiedade antes das provas, existem diversas técnicas de estudo e até ferramentas que podem ser utilizadas. É importante compreender a diferença entre ansiedade e nervosismo, para controlá-los sem comprometer seu desempenho na prova.

Se você sente que é prejudicado nos estudos ou até mesmo nas provas, fica tranquilo e não se desespere! Aqui vamos te ajudar a diminuir ansiedade com algumas dicas!

Antes da Prova:

Nos momentos anteriores ao exame, ocorrem reações cognitivas, físicas e emocionais tanto em relação à avaliação quanto às consequências que ela pode trazer.

Uma dica para diminuir a ansiedade é o aluno estabelecer uma rotina de estudos e de sono regular. Esse hábito faz da conquista final (a nota) algo mais fácil de “digerir”.

Outra dica é fazer um descritivo da situação. Ou seja, fazer um registro pontuando por que a prova é importante, desde quando está estudando para a avaliação, o que já aprendeu, quais as chances de passar na prova e o que de pior pode acontecer caso reprovar.

Durante a Prova:

Técnicas de respiração estão entre as maneiras mais eficazes, convenientes e baratas para aliviar o estresse durante a realização da prova.

Para o segundo bimestre

Não se esqueça que você pode pontuar nas disciplinas constantemente. Verifique quais são as atividades que estão pendentes em seu AVA e realize o quanto antes! Assim, você também estará estudando para as provas.

Monitore constantemente o que você está compreendendo sobre o que está estudando. Avalie constantemente se está conseguindo desenvolver os exercícios, resolver os problemas, sanar as dúvidas, fazer leituras produtivas, produzir os textos. Procure ajuda, se necessário.

Para organização durante o semestre

Se seu período de estudo for intenso e longo, programe pequenas pausas de descanso, estipule alguma recompensa por ter conseguido finalizar etapas, mas procure voltar para sua programação. As pausas podem te ajudar a manter a motivação na tarefa. Mas podem também ser uma distração que te afaste de seus objetivos e, portanto, ser uma armadilha (não caia nessa cilada)!

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) está disponível dentro do Portal Digital do Aluno. É aqui que você acessa suas disciplinas e materiais encaminhados por seus professores e tutores. Além de ser o espaço onde os estudantes podem acessar a conteúdos e ferramentas para otimizar o processo de aprendizagem, funciona também como um ambiente de interação digital para os alunos EAD.

Para os alunos dos cursos semipresenciais e 100%online, é possível ingressar em fóruns, chats e grupos de discussão. Além disso, é a plataforma onde o estudante pode tirar dúvidas com os tutores a distância, falar sobre o conteúdo dos cursos e muito mais! 

Biblioteca Virtual

Na Biblioteca Virtual, você pode acessar online milhares de títulos, conteúdo de renomados parceiros, ferramentas de tradução, atividades extras para fixar a matéria, webaulas, livros didáticos e muito mais. Tudo sempre atualizado e gratuito. 

Conheça mais sobre a Biblioteca Virtual:

  • Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana;
  • Acessos simultâneos (sem fila de espera);
  • Autores conceituados no meio educacional e mercado de trabalho; 
  • Mais de 40 editoras renomadas e reconhecidas no mercado;
  • Bibliografia do curso acessível e digital;
  • Para o portador de deficiência visual, o software Read Speaker transforma o texto em áudio e efetua a tradução, se for necessário;
  • São aproximadamente 40.000 títulos de e-books, jornais, revistas, obras de domínio público, normas da ABNT e periódicos científicos, nas diversas áreas de conhecimento.

Aula Destaque

Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de ter aulas online exclusivas com profissionais conceituados. Na Aula Destaque, os professores que já trilharam um caminho de sucesso, compartilham seu conhecimento com os alunos.

Conheça alguns professores:

  • Ricardo Amorim, economista, jornalista na TV e no rádio;
  • Jairo Bouer, médico, escritor e apresentador de TV;
  • Cassio Scarpinella Bueno, professor, palestrante Processo Civil e autor de 22 livros;
  • Pedro Lenza, professor, escritor e palestrante, autor da obra Direito Constitucional Esquematizado.

A Aula Destaque é um conteúdo online disponível apenas para os cursos das áreas de Saúde, Gestão e Direito. 

Trilhas de Carreira

Os alunos da Unime podem contar com mais um diferencial: as Trilhas de Carreira. Atividades extracurriculares, elas já estão disponíveis e podem ser acessadas gratuitamente por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O que são Trilhas de Carreira

São atividades extracurriculares não obrigatórias disponibilizadas no AVA para o aluno desenvolver habilidades complementares e se tornar o profissional que o mercado procura.

Confira as vantagens

Com as Trilhas de Carreira, é possível ampliar seu conhecimento acessando trilhas diferentes do seu curso. Além disso, o aluno poderá utilizar até 40 horas de estudos das Trilhas como Atividades Complementares. Para isso, basta apresentar o certificado de conclusão na secretaria.

São várias opções gratuitas e 100% online que vão potencializar seu currículo. Veja outros benefícios:

  • escolha quantas trilhas quiser;
  • aulas 100% gratuitas;
  • completamente digitais;
  • e, ainda geram certificados para você incrementar o seu CV!

Conheça algumas Trilhas de Carreira

São diversas opções de trilhas disponíveis para o aluno – onde é possível escolher conforme o interesse. Abaixo, separamos algumas delas, veja qual combina mais com você:

  • Inovação em Gestão de Pessoas;
  • Finanças Pessoais e Investimentos;
  • Comunicação em Negócios e Mídias Sociais;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Veja outras Trilhas de Carreira disponíveis.

Saiba como montar a sua Trilha de Carreira

As Trilhas de Carreira são exclusivas para alunos de graduação Presencial e EAD da Unime e estão disponíveis para escolha no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). 

Como são atividades extracurriculares, podem ser acessadas conforme o interesse e disponibilidade do aluno.

Se você é aluno de curso presencial da Unime, para montar a sua trilha é bem simples:

  1. acesse o AVA;
  2. clique em “Trilhas” no menu lateral, no canto direito da tela.

Já para os alunos EAD, veja como é fácil também:

  1. acesse o seu Portal Digital do Aluno;
  2. faça o login;
  3. clique na opção de “Trilha de Carreira” que aparecerá ao lado do seu curso.

O certificado do conteúdo é disponibilizado após concluir a avaliação com aproveitamento de 60% das atividades no prazo estabelecido.

Gostou da novidade? Verifique as Trilhas de Carreira disponíveis para o seu curso e amplie seu conhecimento!

 

Certificações com Parceiros

São certificações digitais em parceria com as melhores empresas de tecnologia disponíveis aos estudantes dos cursos de Exatas e Tecnologia. Na Unime, os alunos têm a oportunidade de realizar diversos cursos gratuitos oferecidos por empresas de destaque no mercado tecnológico e ainda ganhar certificações para alavancar sua carreira!

Confira as empresas parceiras:

  • AWS Academy
  • AWS Educate
  • Huawei ICT Academy
  • Cisco Networking Academy

Tudo para formar profissionais para um mercado que não para de mudar:

  • certificações podem contar como atividade complementar;
  • experiência prática para desenvolver habilidades digitais;
  • contato com novas tendências e práticas profissionais.

Estudos Dirigidos (ED’s)

A transformação digital acontece o tempo todo. Novas tecnologias, novos conceitos, novas necessidades. Por isso, todo semestre você vai desenvolver uma habilidade digital nova, indispensável para os profissionais acompanharem as mudanças do mundo. Os EDs são atividades exigidas em todos os cursos.

Conheça alguns Estudos Dirigidos:

  • Cultura Digital

Saiba como as tecnologias AI (Inteligência Artificial) e IoT (Internet das Coisas) estão transformando o mundo e o mercado de trabalho.

  • Mindset Ágil

Ideal para aprender como ser ágil, melhorando a capacidade de se antecipar às mudanças e dar respostas rápidas a elas.

  • Marketing Digital

Fundamental para alunos que trabalham na área de negócios e futuros empreendedores que precisam aprender a executar planos de marketing.

  • Design Thinking

 Treina o aluno a resolver problemas por meio de soluções criativas e inovadoras, focadas nas necessidades reais dos consumidores.

Por isso, aqui na Unime, os alunos ainda podem contar com o Canal Conecta, nosso portal de empregabilidade exclusivo! Veja mais detalhes a seguir:

Canal Conecta

O Canal Conecta é uma plataforma gratuita de vagas de emprego para alunos e ex-alunos da Unime, desenvolvida com o objetivo de aproximar os estudantes das melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Através do Canal Conecta, os alunos têm acesso a vagas de emprego compatíveis com seu perfil, conteúdos de gestão de carreira, dicas de entrevista com o Meu Entrevistador, teste de perfil comportamental, uma base de concursos públicos e outras vantagens, como a Indicação Premiada.

Canais de Contato

No começo de semestre há sempre muitas dúvidas, não é mesmo? Para auxiliar você nesse retorno às aulas, listamos a seguir nossos canais de contato e já separamos por assunto, para que fique mais fácil de atender ao seu objetivo. 

Secretaria Digital e Serviços Online

No seu Portal Digital do Aluno (PDA) é possível abrir chamados e resolver questões financeiras e demais eventualidades sem sair de casa! Veja as facilidades que estão disponíveis por meio deste canal:

Aluno Presencial

No PDA, basta acessar Secretaria Digital. Nesta opção é possível:

  • abrir solicitações acadêmicas e financeiras;
  • entregar documentos;
  • e, ainda tem o canal de dúvidas e orientações!

Na área de Financeiro, é possível consultar informações do seu extrato financeiro, como lançamento das bolsas de estudo e visualizar os seus boletos de mensalidade do semestre vigente, assim como do curso por status de pagamento.

Central de Relacionamento com Aluno (CRA)

Caso não consiga resolver algum assunto através do PDA, alunos dos cursos presenciais possuem a opção da Central de Relacionamento com Aluno, o CRA, disponível no telefone 3003-4030 (para todos os Estados). Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 21h, no horário de Brasília.

Aluno EAD

Em seu PDA, na área de Serviços Online, é possível dar entrada em diversas solicitações, desde financeiras às acadêmicas, como:

  • financeiros: boletos e renegociações;
  • solicitações de serviços: inclusão ou exclusão de DP e/ou AD, segunda chamada de prova;
  • ver documentos pendentes;
  • conferir extrato de disciplinas;
  • realizar o download da matriz curricular;
  • fazer o agendamento da prova digital.

Caso não consiga resolver algum assunto através do seu PDA, entre em contato com a sua Unidade/Polo

 

Redes Sociais

Os alunos podem entrar em contato pelas nossas mídias sociais oficiais. Além do Facebook, temos Linkedin e Twitter.

Também é possível entrar em contato através das fanpages oficiais de unidades Unime no Facebook. Confira abaixo quais são:

Quem tiver dúvidas sobre cobrança, diploma e reembolso, pode entrar em contato através do chat no Facebook Oficial da Unime, é só mandar uma mensagem pelo Messenger!

Ouvidoria

Se você precisa de maior orientação, a Ouvidoria tem como principal objetivo estreitar a relação da Instituição de Ensino com seus discentes, colaboradores e comunidade em geral para que possam sugerir, criticar ou elogiar ações da Unime.

Você pode encaminhar a sua mensagem para a Ouvidoria através dessa página. O recebimento e encaminhamento dos casos enviados para a Ouvidoria ocorrem de forma objetiva e transparente. Mediante a atuação da Ouvidoria, a Unime pode, cada vez mais, fortalecer a qualidade dos seus serviços.

Chegamos ao final do nosso Manual de Volta às Aulas! Quer mais novidades? Acesse os nossos conteúdos especiais aqui no Blog, na categoria Já Sou Aluno. Acompanhe nossas publicações e fique por dentro das novidades sobre a sua graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?


Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.