O que faz um engenheiro químico no seu dia a dia?

o que faz um engenheiro químico

O curso de Engenharia Química chama muita atenção de vários estudantes que estão se preparando para o vestibular. Afinal, essa profissão oferece diferentes oportunidades aos profissionais da área, além de contar com excelentes remunerações e um ótimo mercado de trabalho.

Para você ter ideia, a média salarial é de R$ 8.688,07* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais — excelente, não é mesmo? Quem quer seguir nesse campo já deve ter se perguntado o que faz um engenheiro químico, certo? O profissional é responsável pelo desenvolvimento e operação de diversas etapas na indústria, participando do controle de qualidade e concepção de produtos.

Ficou interessado e quer saber qual a atuação de um engenheiro químico? Então, continue a leitura!

Produção industrial

No campo da produção industrial, os profissionais atuam aplicando e desenvolvendo novas tecnologias de fabricação, principalmente aquelas que envolvem a transformação física e química de energia e matéria-prima, incluindo sua extração.

É possível atuar em praticamente todos os segmentos existentes, como biocombustíveis, siderúrgicas, metalúrgicas, produção têxtil e petrolíferas. O mercado de petróleo na Bahia, por exemplo, tem atraído novos investimentos e a geração de postos de trabalho, sendo uma boa opção para quem optar por essa especialidade.

No cargo gerencial, avaliam o uso de técnicas e tecnologias inovadoras e a possibilidade de criar produtos por meio da transformação química de insumos, como fibra sintética e plástico. Essa é uma das áreas de atuação do engenheiro químico em alta na Bahia, já que as indústrias em Salvador contam com excelentes oportunidades para esse tipo de engenheiro.

Projeto de indústrias

Na área de projetos industriais, o profissional atua com o processo químico em grandes escalas. Ele dirige e projeta a construção de usinas e fábricas. Além disso, os engenheiros químicos determinam procedimentos de movimentação, estocagem, logística e segurança de materiais de acordo com o tipo de indústria.

Desenvolvimento de novas tecnologias

Boa parte do trabalho dos engenheiros químicos se dá a partir do desenvolvimento de novas tecnologias. Os profissionais são responsáveis por realizar testes de reação físico-química e experimentos com diferentes tipos de materiais com agente químico.

Com base nisso, criam produtos e fazem testes de resistência e qualidade para determinar como e em qual situação eles podem ser usados. Além disso, outra responsabilidade fundamental é pesquisar tecnologias mais econômicas e eficientes para serem aplicadas nos processos de transformação e fabricação de materiais.

Controle de qualidade

Outro campo de atuação em alta é o controle de qualidade. O engenheiro químico é responsável por fiscalizar as etapas de produção, além de analisar os produtos finais para verificar o nível de qualidade atingido. Também pode propor inovações técnicas e melhorias que elevem o padrão de qualidade. Tudo isso reflete no aumento da produtividade e na redução de custos.

Na área da Engenharia, os futuros profissionais encontrarão excelentes oportunidades de emprego no Nordeste, principalmente no setor industrial. Por isso, nada melhor do que cursar uma faculdade na Bahia para sair preparado, não é mesmo?

Aqui na Unime, contamos com professores altamente capacitados e recursos tecnológicos avançados, de maneira a propiciar aos estudantes uma formação de excelência. Além disso, com a parceria com o Canal Conecta, todos terão, durante a graduação, experiências de estágio e emprego em diversas empresas de cada área profissional.

Agora é com você!

Você já sabe o que faz um engenheiro químico. Então, lembre que para ter uma boa colocação profissional é importante estudar em uma instituição de ensino de qualidade. Por isso, opte por aquela que tenha infraestrutura de ponta e professores atuantes no mercado!

Gostou de conhecer as principais atividades do engenheiro químico e quer estudar em uma das melhores faculdades do Brasil? Então, inscreva-se no vestibular Unime e saia na frente!

*CAGED, dados sujeitos a alterações