Mercado de petróleo na Bahia: por que ele gera tantos empregos?

trabalhador do mercado de petróleo na bahia

O estudo “The Oil and Gas Industry in Brazil”, realizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), projetou um cenário positivo para os próximos dez anos. Segundo essa pesquisa, o setor de exploração e produção (E&P) no Brasil tem potencial para atrair 1,8 trilhão de reais em investimentos. Com certeza, essa prosperidade afetará também o mercado de petróleo na Bahia.

Neste artigo, mostraremos um pouco da história do mercado petroleiro na região. Em seguida, apontaremos os benefícios econômicos que esse setor apresenta para a economia da Bahia. Por fim, daremos dicas para conquistar um emprego nessa área tão disputada. Veja tudo isso com a leitura dos tópicos a seguir:

  • Qual a história do petróleo na Bahia?
  • Qual é o impacto do mercado de petróleo na Bahia?
  • Como se capacitar para conquistar uma vaga na área?

Qual a história do petróleo na Bahia?

A Bahia não teve um papel importante somente na época do descobrimento do Brasil, mas também na história da indústria nacional do petróleo. Tudo começou no início de 1939, quando Oscar Cordeiro “abriu as portas” para uma investigação sobre a possibilidade da presença de petróleo em solo baiano.

Com a confirmação do “ouro negro” no bairro Lobato, em Salvador, inaugurou-se, em 1941, a primeira refinaria nacional, chamada Landulpho Alves (RLAM), que se localizava no campo de Candeias — região metropolitana de Salvador. Alguns anos depois, implantou-se o polo de Camaçari. Por décadas, a Bahia foi o centro da indústria petrolífera nacional. Por isso, podemos dizer que a Petrobras nasceu no recôncavo baiano.

Embora a sede dessa estatal nunca tenha sido na Bahia, o pioneirismo na produção petrolífera viabilizado por Oscar Cordeiro forneceu a base para a criação dela em 1953 pelo então presidente Getúlio Vargas. Além disso, viabilizou-se também a edificação de toda a infraestrutura vista nesse próspero mercado nacional. Sem falar da influência positiva nas atividades econômicas da região.

Qual é o impacto do mercado de petróleo na Bahia?

Apesar da recessão no mercado de petróleo na Bahia em anos anteriores, atualmente, notamos a retomada do fôlego econômico. Por exemplo, um artigo do site do Governo do Estado da Bahia apresentou uma excelente notícia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de derivados do petróleo cresceu 9,7% em 2019.

Desse modo, a área impulsionou a economia baiana, que atingiu o percentual positivo de 4,3% — margem acima da média nacional. O resultado disso é a atração de novos investimentos e a geração de postos de trabalho. Com o leilão do pré-sal, as reservas petrolíferas da Bahia começaram a ser exploradas por grandes empresas nacionais e internacionais.

Além disso, as concessões de poços terrestres também atraíram instituições que investiram pesado na produção de petróleo. Só para termos uma ideia, apenas no Polo Recôncavo, 14 poços apresentam uma produção média de 2,8 mil barris por dia (BPD). Impressionante, concorda?

Essa retomada do setor do petróleo na Bahia fomenta muitas áreas empresariais. Entre elas estão: hotelaria, gastronomia, imobiliária, educação e capacitação, bem como diversos tipos de estabelecimentos comerciais. Especificamente no setor petrolífero, existem muitas oportunidades para trabalhar em:

  • plataformas;
  • embarcações;
  • rebocadores;
  • plantas químicas;
  • pesquisas;
  • campos terrestres;
  • refinarias;
  • armazenagem;
  • transporte;
  • distribuição.

Quanto às profissões, podemos apontar:

  • engenheiro de petróleo;
  • gerente de operação de sonda;
  • operador de estação;
  • operador de sonda;
  • técnico de sondagem;
  • bombeador;
  • operador de campo;
  • técnico de produção etc.

Outra boa oportunidade é aberta para os trabalhadores voltados para a área burocrática ou administrativa. Dentro dos polos, há escritórios que precisam de estagiários e contratados nas áreas de Recursos Humanos, Contabilidade, Segurança do Trabalho, Jurídica, Financeira e de Compliance.

Podemos apontar ainda outra chance de emprego: os concursos públicos da Petrobras Bahia. Nesse caso, a garantia de estabilidade, os excelentes benefícios e os salários generosos levam muitos a desejarem esse posto de trabalho. Sem dúvidas, o mercado de petróleo na Bahia abre muitas ofertas de emprego e movimenta a economia da região.

Como se capacitar para conquistar uma vaga na área?

Como vimos, o setor petrolífero é bem promissor. Por isso, muitos profissionais sonham com uma vaga de emprego na área. Mas como conseguir uma chance nesse mercado tão disputado? Um caminho é a capacitação. Os cursos universitários voltados para a área de petróleo e gás oferecem formação de alto nível técnico e acadêmico.

Entre as graduações está a de engenharia de petróleo. Nesse curso, os alunos aprendem a lidar com a gestão do processamento, da logística e do planejamento econômico dessa indústria.

Outra opção é são os curso superiores Tecnólogos, que ajudam você atuar na cadeia de produção, distribuição e venda de petróleo e gás. Dessa forma, ele torna-se um profissional qualificado para, entre outras funções, verificar a qualidade de produtos, gerenciar a logística de produção e supervisionar as obras de extração.

Como dito no tópico anterior, as ofertas de trabalho no setor petrolífero também englobam outras áreas, como as administrativas e de engenharia. Sendo assim, os cursos de graduação e de tecnólogo ideais para quem deseja essas vagas são:

Todos eles são encontrados aqui na Unime, reconhecida pela excelência dos seus cursos lecionados. Alguns podem ser cursados no modelo EAD (educação a distância), nos formatos 100% presencial ou semipresencial, ou totalmente presencial. Com certeza, um diploma desse nível atrairá a atenção dos recrutadores!

Há também os cursos de nível técnico. Nele, o profissional aprende a coordenar processos de produção petroquímica, inspecionar equipamentos, efetuar pequenos reparos em máquinas e assessórios, além de realizar a manutenção preventiva. Por fim, existem os cursos extensivos ou de qualificação profissional. Esse segmento tem uma ampla variedade de opções. Por exemplo:

  • básico em exploração e produção;
  • segurança de processo em projetos de instrumentação;
  • perfuração de poços direcionais e horizontais;
  • armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis;
  • extensão em engenharia de instrumentação industrial;
  • comércio de petróleo e seus derivados.

Sendo assim, não faltam alternativas para se qualificar na área de petróleo e muito menos instituições renomadas para lecionar esses conhecimentos. Uma dica interessante é definir primeiro e qual atividade você gostaria de trabalhar. Em seguida, estudar em uma boa universidade dará a base para conquistar os melhores cargos.

Quando ocorre a contratação, fica mais fácil para o profissional escolher os cursos de extensão. Afinal, já estará em uma função definida, e as qualificações poderão ser voltadas para essa atividade. Para entrar aqui na Unime, uma das opções é se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES Bahia). Por meio dele, é possível conseguir taxas de juros mais baixas, e o pagamento das prestações ocorrem após a formatura.

Enfim, agora é o momento de se especializar e buscar um “lugar ao sol” no mercado petroleiro. Como dito, o comportamento do setor demonstra o retorno do crescimento econômico e das oportunidades de trabalho. Com um pouco de estudo e atitude positiva, é possível fazer parte desse bem-sucedido meio empresarial.

O que achou de nosso artigo? Conseguiu entender o motivo do mercado de petróleo baiano gerar tantas oportunidades? Aproveite para conhecer as 8 melhores empresas para trabalhar na Bahia. Quem sabe você não consegue um emprego em uma delas?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content