Conheça as 5 principais indústrias em alta em Salvador

indústrias em alta em salvador

Desconto nota do Enem

Segundo algumas pesquisas feitas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor industrial na Bahia teve um crescimento 4% maior que a média nacional no fim de 2019, o que gerou o enriquecimento das indústrias em Salvador, incentivando a recuperação econômica no país.

Do ponto de vista do mercado de trabalho, isso significa que quem se mudar para a Bahia em busca de novas oportunidades de emprego não encontrará dificuldades. Afinal, com o setor industrial aquecido, houve um aumento dos investimentos no ramo, gerando novos empreendimentos e postos de trabalho.

Quer conhecer as principais indústrias em alta em Salvador e aproveitar as oportunidades? Continue acompanhando este conteúdo que elaboramos aqui na Unime! Veja detalhes das principais áreas:

  • Construção Civil;
  • Infraestrutura;
  • Fábricas de Alimentos;
  • Manutenção de Máquinas;
  • Confecções.

1. Construção Civil

Essa é uma das principais áreas industriais em alta na cidade. De acordo com o CAGED (Registro Geral de Emprego e Desemprego), em todo o estado, incluindo Salvador, foram criadas 10.745 novas posições oficiais em 2019. Esse número foi quatro vezes maior que no ano anterior, apontando a retomada do emprego no mercado formal de trabalho.

O setor de construção civil gerou novos empregos, com um saldo positivo entre contratações e demissões, de 12.800, representando quase 40% dos novos empregos formais criados no período. Além disso, o Sinduscon-BA (Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia) apontou que serão gerados novos empreendimentos em Salvador até o final do ano.

Todas as informações representam ótimas notícias para quem deseja iniciar uma formação em Engenharia Civil, por exemplo. As principais oportunidades de um profissional dessa área consistem em empresas públicas e privadas que realizam obras e edificações.

2. Infraestrutura

Outro setor industrial que vem gerando boas oportunidades no mercado de trabalho na Bahia é o de infraestrutura. Cerca de 17 milhões de reais foram investidos para revitalizar a infraestrutura de diversos pontos turísticos e históricos de Salvador a fim de incentivar o aquecimento do turismo na região a partir de 2020.

Entre os pontos requalificados da cidade, vale destacar a Orla do Rio Vermelho, que teve ruas e monumentos recuperados, gerando melhorias de acessibilidade e de mobilidade no local.

Outro ponto que merece destaque é a revitalização do Centro de Convenções do Estado, que desabou em 2016. Os investimentos em melhorias de infraestrutura permitiram a reforma do espaço, que teve sua inauguração em janeiro deste ano de 2020 e já prevê 32 novos eventos prospectados. Como resultado, a prefeitura conseguiu projetar um lucro de 500 milhões por ano na economia da cidade.

Tais dados também são animadores para quem pretende construir uma carreira em Arquitetura e Urbanismo. Afinal, esses profissionais são os maiores responsáveis por projetar as melhorias em diversos pontos de Salvador, já que suas principais funções são elaborar projetos de urbanismo e de paisagismo e fazer o planejamento urbano e regional.

3. Fábricas de Alimentos

Outro setor em alta das indústrias em Salvador é o alimentício. Segundo dados divulgados pelo IBGE, entre 2007 e 2016, a fabricação de alimentos foi responsável pelo aumento na riqueza total do setor industrial na economia da Bahia.

Em 2007, quando os dados desse estudo começaram a ser coletados, a indústria de alimentos não estava entre as quatro atividades mais valiosas da Bahia participando da transformação industrial. Nove anos depois, foi a terceira atividade mais importante, representando quase 1 real por cada 10 reais produzidos pelas indústrias do estado. Esse valor representou 8,9% de 48,7 bilhões de reais gerados em 2016, representando 4,3 bilhões de reais.

Tour pela prova do Enem

Com o crescimento, a indústria alimentícia ultrapassou a indústria automobilística, que ocupava o terceiro lugar em 2007 e, atualmente, não está mais entre as quatro primeiras atividades. Ou seja, são excelentes notícias para os estudantes de Nutrição, não é mesmo?

Isso porque, além de poder atuar no setor de serviços, em hospitais e em instituições ligadas à saúde, o nutricionista também pode trabalhar na indústria alimentícia, mais especificamente monitorando o desenvolvimento e a fabricação de bebidas e de alimentos.

4. Manutenção de Máquinas

Mais uma entre as principais áreas em crescimento na economia da Bahia está o setor de conserto de máquinas. De acordo com a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), o setor registrou crescimento de 11,5% no setor fabricante de máquinas para agricultura.

Na verdade, houve um bom desempenho em vendas internas e externas em quase todos os fabricantes de máquinas e equipamentos, com destaque para os ramos de óleo e gás, bens de capital e construção civil, que obtiveram um aumento de 43%, 12% e 7,8%, respectivamente.

Isso significa que, para o profissional em formação na área de Engenharia de Produção em Salvador, as oportunidades de emprego estarão aquecidas para quem se formar neste e nos próximos anos. Afinal de contas, seu ramo de atuação é o que mais extrapola os ramos da indústria.

Em suma, o engenheiro de produção poderá atuar em diversas indústrias, como a metalúrgica, automotiva, mecânica, química, de alimentos, agroindústria, empresas de automação e controle e outros.

5. Confecções

Por fim está o setor de confecções, mais especificamente as empresas na indústria têxtil. Para exemplificar o crescimento da área, podemos destacar a companhia Condomínio Bahia Têxtil, localizada em Salvador, que já gerou mais de 700 empregos diretos desde a sua inauguração em 2012.

Um dos objetivos dos condomínios é permitir que as novas tecnologias aumentem a produtividade e enfrentem a concorrência internacional no setor, priorizando a atração e a formação de mão de obra local. A Bahia Têxtil também possibilita o compartilhamento de equipamentos técnicos avançados.

O investimento inicial desse grupo de empresas é de 8,4 milhões de reais, cujo objetivo é maximizar o potencial humano e financeiro da empresa. Segundo a SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), a renda coletiva total da companhia chega a 20 milhões de reais por ano.

Tal desenvolvimento também faz do setor uma excelente possibilidade de atuação para os profissionais de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e outras engenharias que estejam ligadas à atividade industrial.

Como você pode notar, essas são as indústrias em Salvador de maior crescimento nos últimos anos. Agora que você tem esses dados, ficou muito mais fácil decidir em qual carreira vale mais a pena investir. E depois de escolher sua área de formação, opte por uma faculdade bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação).

Por isso, conte com a Unime. Além de uma ótima infraestrutura, apoio ao estudante e corpo docente especializado, a instituição ainda conta com o portal gratuito Canal Conecta. Trata-se de uma iniciativa que ajuda os estudantes a se conectar com várias empresas brasileiras para iniciar suas atividades no mercado de trabalho — incluindo, é claro, ótimas oportunidades nas indústrias de Salvador.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre as novidades para todos os seus seguidores!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 47

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados