Onde estão as melhores oportunidades de emprego no Nordeste?

oportunidades de emprego no nordeste

Desconto nota do Enem

O sucesso na carreira profissional depende, sobretudo, de três fatores essenciais: cursar uma boa faculdade, investir continuamente na capacitação e saber como encontrar as melhores chances no mercado de trabalho.

Com relação às duas primeiras questões, o segredo está na dedicação nos estudos e na escolha de bons cursos. A terceira, por sua vez, envolve acompanhar as mudanças nos cenários que influenciam a oferta e a demanda de vagas nos postos de trabalho.

Para ajudar você nesse aspecto, reunimos, aqui, as melhores oportunidades de emprego no Nordeste. No fim da leitura, você verá algumas dicas para ter mais chances diante da concorrência. Continue!

Como está o mercado de trabalho no Nordeste?

Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) — mecanismo do Ministério da Economia que acompanha a situação dos trabalhadores celetistas no país —, houve uma progressão, em 2019, em relação às oportunidades de emprego no Nordeste.

No ano em questão, no mês de fevereiro, os dados revelavam expansão no nível de emprego em três dos oito setores divulgados:

  • serviços (médicos, odontológicos e veterinários, principalmente);
  • construção civil;
  • administração pública.

Meses depois, em novembro, o crescimento continuou e envolveu sete dos oito setores:

  • serviços (médicos, odontológicos e veterinários, principalmente);
  • construção civil;
  • agropecuária;
  • comércio;
  • indústria de transformação (principalmente para a química de produtos farmacêuticos, veterinários e de perfumaria);
  • extrativa mineral;
  • serviços industriais de utilidade.

Tais avanços resultaram no aumento de 112.127 postos de trabalho, entre janeiro e novembro, expressando a melhor decorrência dos últimos cinco anos.

O Diário do Nordeste também nos apresentou uma análise significativa do mercado de trabalho na região. A pesquisa, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), concluiu que as profissões da área de Saúde se destacaram nesse crescimento. Entre as ocupações relevantes estão Fisioterapia, Enfermagem e o mercado de Odontologia.

Por fim, outro dado promissor obtido é que o mercado de trabalho na Bahia ficou em 6º lugar no ranking dos que mais geraram empregos no país. Os setores de comércio e de serviços foram os que deram melhores resultados.

Quais as áreas mais promissoras da região?

Considerando os dados expostos, é possível concluir que algumas das áreas e, por consequência, os cursos de graduação mais animadores são os seguintes.

Gestão Comercial

O curso de Gestão Comercial tem duração de dois anos. O estudante sai capacitado para cuidar de operações financeiras de organizações de todos os portes. Os aprendizados oferecidos são em relação a planejamento econômico, financeiro e tributário, controle da qualidade, estratégia empresarial, entre outros.

Engenharia Civil

Em Engenharia Civil, o profissional capacita-se para gerenciar e executar obras dos mais variados portes. Os conhecimentos oferecidos são relacionados ao cotidiano da profissão, como projetos estruturais e elétricos, tecnologias de materiais, economia e hidráulica.

Odontologia

Em Odontologia, o aluno estuda aspectos da saúde e da estética bucal. Ele aprende a diagnosticar, a prevenir e a tratar diversos problemas dentários. As possibilidades de atuação são várias, como Ortodontia, Periodontia e Cirurgia Geral.

Tour pela prova do Enem

Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária capacita para a atuação em diversos segmentos, como clínica, laboratório, gestão de criações animais, pesquisa e controle de zoonoses. O aluno aprende a tratar de animais domésticos e silvestres, de pequeno e de grande porte.

Farmácia

Em Farmácia, o aluno capacita-se para pesquisa científica, para desenvolvimento e controle de fármacos e cosméticos e para análises clínicas. Algumas matérias estudadas são cosmetologia, farmacologia e homeopatia.

Fisioterapia

O curso de Fisioterapia habilita profissionais para a atuação na promoção, na prevenção e na manutenção da saúde. O futuro fisioterapeuta aprende, entre outros processos, sobre reabilitação, recursos terapêuticos e cinesioterapia.

Enfermagem

Em Enfermagem, o curso capacita para o acompanhamento e a promoção da saúde em pacientes nos seus mais variados níveis de necessidades. Os focos são a prevenção, o tratamento e a reabilitação de pessoas.

Biomedicina

O curso de Biomedicina capacita o profissional para contribuição no desenvolvimento científico e tecnológico na área da Saúde. Algumas possibilidades de atuação são: diagnóstico clínico, pesquisa e fabricação de remédios e de vacinas. Os estudos envolvem serem humanos, animais e plantas.

Marketing

Os cursos de Marketing têm como foco a elaboração de estratégias para promover marcas no mercado, sendo a mão direita de comércios varejistas e atacadistas. O de Marketing tradicional oferece formação mais generalista, dando ao profissional habilidades para atuar em estratégias de comunicação em diversos cenários. Marketing Digital é mais específico para a atuação por meio da internet, como redes sociais. Ambos são da modalidade de Tecnólogo.

Como encontrar as melhores oportunidades no Nordeste?

Saiba, agora, como encontrar os melhores empregos no Nordeste!

Importe-se com sua faculdade

Como mencionamos anteriormente, um dos passos mais importantes é investir em uma graduação de qualidade, pois ela permitirá que você tenha os conhecimentos necessários para competir no mercado de trabalho.

Na Unime, contamos com recursos tecnológicos avançados e professores supercapacitados, de modo a propiciar aos alunos uma formação de alto nível. Além disso, nossa parceria com o Canal Conecta permite que todos tenham, durante a graduação, experiências práticas em ótimas empresas de cada área profissional.

Mapeie as empresas nas quais gostaria de trabalhar

Pense no seu plano de carreira desde o início da faculdade. Ao ter uma área já definida, pesquise sobre as melhores empresas e analise as exigências e as requisições de cada uma, como as competências para cada cargo. Procure focar as disciplinas e os estágios que ofereçam tais capacidades.

Busque oportunidades na internet

O Canal Conecta, que acabamos de mencionar, oferece oportunidades para estágios ou empregos permanentes. Assim, é uma ótima opção de busca de oportunidades, independentemente do momento profissional no qual você se encontra. Redes como o LinkedIn também são propícias para encontrar boas vagas no Nordeste, pois são espaços adequados para o networking e o marketing profissional.

Procure editais de concursos públicos

Outra possibilidade é focar concursos públicos. Por oferecer diversos benefícios, como boa remuneração, estabilidade funcional, férias e qualidade de vida, a administração pública tem sido o objetivo de muitos profissionais, independentemente da formação. Nessa opção, a dica é iniciar os estudos ainda no começo do curso, já que a concorrência é grande.

Como você viu, há várias oportunidades de emprego no Nordeste, o que, por um lado, facilita a inserção de muitos profissionais no mercado. Por outro, é fundamental se lembrar de que uma boa faculdade e a dedicação durante a graduação fazem toda a diferença para conseguir mais destaque diante da concorrência. Assim, não deixe essa questão de fora, combinado?

Gostou do artigo? Quer tirar dúvidas sobre algum dos cursos apresentados? Deixe um comentário, que o responderemos o mais breve possível!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados