Como é a carreira para quem cursa faculdade de Medicina Veterinária?

faculdade de medicina veterinária na bahia

O amor pelos animais é o que move grande parte dos médicos veterinários. Mas será que isso é suficiente para a carreira? Quem deseja fazer Medicina Veterinária em Salvador passa por uma graduação com muitos desafios que abrange a área da Saúde e aborda vários temas importantes relacionados ao respeito à vida e à ética.

Esse profissional é responsável por prestar assistência clínica e cirúrgica aos animais — e não apenas aos cachorros e gatos! Ele também atende animais exóticos, silvestres, roedores e bichos de grande porte, como cavalos.

Se você tem dúvidas sobre o futuro, quer conhecer mais sobre a carreira e entender por que fazer Medicina Veterinária, que tal conferir este post? Continue a leitura e saiba mais!

Quais as atividades exercidas por um médico veterinário?

A carreira em Medicina Veterinária não se restringe a cuidar de animais domésticos em clínicas. Ela vai muito mais adiante e oferece oportunidades de trabalho até mesmo em fazendas e indústrias. Além de muito conhecimento teórico-prático, a área também requer uma boa habilidade física para realizar os procedimentos com os bichos, exigindo todo o seu potencial.

O médico veterinário que busca um caminho mais tradicional pode atuar na prevenção e no tratamento de doenças de animais domésticos e silvestres, trabalhando em petshops e clínicas veterinárias. E esse mercado está cada vez mais aquecido!

Em 2018, o setor movimentou R$34,4 bilhões, o que posicionou o Brasil em segundo lugar no mercado pet. Os dados são do Instituto Pet, que também destaca que existem quase 140 milhões de animais domésticos no país.

Além disso, o profissional também pode atuar em indústrias que tenham matéria-prima de origem animal como insumo principal — o que demanda fiscalização de higiene e cuidados com a saúde dos animais — empresas de rações, medicamentos e outros produtos especializados em bichos.

Quais as possibilidades de atuação desse profissional?

Confira os setores de atuação do médico veterinário!

Clínica

As principais funções de quem trabalha em clínicas veterinárias é atender pequenos animais, receitar medicamentos, aplicar vacinas e vermífugos, coletar sangue e toda a rotina que envolve um atendimento clínico.

Indústria

O médico veterinário também pode atuar na indústria de produtos para animais, com a comercialização de vitaminas, remédios, vacinas, rações e outros alimentos. Também é possível intervir no atendimento, marketing e prestar assistência aos clientes.

Agronegócio

As empresas estão mais preocupadas com a produção de alimentos, especialmente com o aumento da população mundial. Nesse contexto, a atuação do médico veterinário é essencial para que haja respeito no tratamento dos animais de grande porte. Esses cuidados visam uma alimentação de qualidade, tanto para os humanos quanto para os bichos.

Centros de pesquisa

A tecnologia em produção animal vem se desenvolvendo, e se você quer atuar com ciência, esse setor é para você. Nessa área, o profissional pode trabalhar como pesquisador no desenvolvimento de inovações para o setor animal, com metodologias e técnicas de aprimoramento genético, reprodução e alimentação.

Saúde pública

Quem vai para o setor público atua no controle e na prevenção de zoonoses, trabalhando em parceria com a vigilância sanitária e ambiental.

Carreira acadêmica

Seguir o ramo do ensino também é uma possibilidade. Quem gosta de estudar e ensinar tende a se identificar com a área, mas, para isso, é necessário cursar pós-graduações do tipo stricto sensu, como mestrado e doutorado. Isso ajuda a garantir as melhores oportunidades de trabalho.

Quais os benefícios de cursar Medicina Veterinária?

O grande número de pets no Brasil mostra que as pessoas estão adquirindo ou adotando mais animais. Além disso, as pessoas se preocupam cada vez mais com o bem-estar animal, assim como a consciência ambiental também está aumentando. Tudo isso ajuda a aquecer o mercado de trabalho do veterinário.

Mas afinal, como é o curso de Medicina Veterinária e quais as vantagens de optar por ele? Com duração de 5 anos, a graduação é do tipo Bacharelado e apresenta, nos períodos iniciais, disciplinas de conteúdo mais básico, focadas em Ciências Biológicas. Depois, o aluno é introduzido aos assuntos mais específicos aplicados à profissão e frequenta aulas práticas e em laboratório.

Aqui na Unime, os alunos têm a possibilidade de atuar em um hospital veterinário universitário e frequentar laboratórios de alta qualidade. Isso faz toda a diferença na formação de um profissional capacitado. Inclusive, você pode visitá-lo até mesmo sem sair de casa, fazendo o tour Unime 360º.

Se você quer empreender, o curso também é para você! Por ser uma graduação muito completa, o médico veterinário pode ter sua própria clínica ou, ainda, se reunir com profissionais de diferentes áreas para criar uma startup, como o empreendimento baiano que conecta compradores com vendedores de animais.

Como saber se tenho o perfil ideal para cursar Medicina Veterinária?

Ser apaixonado por animais é o primeiro atributo para ingressar na área. No entanto, é importante ter outras qualidades e analisar todas as competências que compõem a rotina de um médico veterinário. Confira!

Controle emocional

O veterinário tem que lidar com questões emocionais referentes às situações dos animais. Casos como feridas expostas e traumatismos são recorrentes. Nesse sentido, é importante ter jogo de cintura, controle emocional e sangue frio para analisar cada situação de forma imparcial e buscar a melhor solução.

Comprometimento

A carreira em Medicina Veterinária demanda responsabilidade, paixão e sacrifícios. A jornada pode ser exaustiva, desde durante a faculdade até a chegada ao mercado de trabalho. Se você quer se destacar na área, precisa ser um bom aluno e se comprometer a dedicar seu tempo aos estudos e à prática veterinária.

Prestatividade

Assim como acontece na Medicina tradicional, é comum passar por situações emergenciais fora do horário de trabalho habitual, como finais de semana, madrugadas e feriados. Por isso, o profissional deve ter disponibilidade para atender esse tipo de urgência.

O mercado para quem quer cursar Medicina Veterinária em Salvador é promissor e tem espaço para inovações, o que permite que você atue em setores ainda pouco conhecidos. Dessa forma, se você se identifica com a área e gostou de conhecer as atividades exercidas pelo médico veterinário, vale a pena fazer o curso.

Além de todas essas vantagens e possibilidades citadas, um grande atrativo ainda é a remuneração. Um médico veterinário ganha, em média, R$4.110,86, segundo o Salario.com.br. Nada mal, não é mesmo? Ah, e estudando na Unime, as suas chances de sair da faculdade já empregado aumentam muito. Isso porque oferecemos o canal Conecta aos nossos alunos, uma plataforma de empregabilidade parceira das melhores empresas do Brasil!

Então, quer cursar Medicina Veterinária em uma faculdade de qualidade, com laboratórios completos e corpo docente capacitado? Entre em contato conosco e conheça nosso curso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content