Quem pode fazer faculdade? Veja os pré-requisitos!

estudante conferindo pré-requisitos para fazer faculdade

Desconto nota do Enem

O diploma de nível superior pode abrir muitas portas, uma vez que, a maioria das profissões exige uma formação universitária. E é certo que, com esse documento em mãos, é possível ter acesso às melhores oportunidades do mercado de trabalho. Isso porque ele garante que você se dedicou durante anos ao estudo da área de conhecimento escolhida. 

E se você está se perguntando como poderá ingressar na faculdade para aproveitar todas essas vantagens que ela é capaz de proporcionar, não deixe de conferir este conteúdo! Nele, mostraremos que é necessário ter:

  • concluído o ensino médio;
  • se inscrito em alguma forma de ingresso;
  • escolhido o curso de seu interesse;
  • vontade de crescer e melhorar de vida.

Então, veja, agora mesmo os detalhes sobre quais são os pré-requisitos necessários para inciar um curso superior!

Concluir o ensino médio

O primeiro passo para entrar na faculdade é concluir o ensino médio, conquistando o diploma após ter frequentado a escola e finalizado o ciclo básico de aprendizagem. Geralmente, essa opção é a mais adotada pelos estudantes — que ingressam no ensino médio logo após a conclusão do ensino fundamental. 

No entanto, quem precisou abandonar os estudos ou não conseguiu terminar o ensino fundamental devido a alguma dificuldade encontrada pelo caminho, ainda pode conseguir o certificado por meio do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). O exame é gratuito e acontece uma vez ao ano, não havendo idade máxima para participar.

Se inscrever em alguma forma de ingresso

Com o certificado de conclusão do ensino médio em mãos, chega a hora de fazer as inscrições nas faculdades do seu interesse. Para conseguir se matricular, há diferentes formas de ingresso no ensino superior. Conheça as principais!

  • Vestibular: nesse tradicional processo seletivo utilizado pelas faculdades do Brasil, o candidato faz uma ou mais provas para testar os conhecimentos adquiridos no ensino médio. São convocados os alunos que obtiverem as maiores notas.
  • Enem: a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o que pode ajudá-lo a entrar na faculdade, servindo como substituta para o vestibular.
  • Vestibular online: esse é um diferencial da Unime para você não precisar sair da sua casa ou até mesmo viajar para fazer uma prova. Afinal, você só precisa estar conectado à internet e ter um computador, podendo escolher o seu curso e modalidade de estudo já no ato da inscrição.

Escolher o curso de interesse

Antes de se candidatar à faculdade, no entanto, é preciso escolher o curso de interesse. É necessário informar a decisão à instituição de ensino no momento da inscrição no processo seletivo.

Tour pela prova do Enem

A escolha de um curso superior pode deixar muitas pessoas confusas ou divididas. Então, para tomar uma decisão mais acertada, é preciso levar em conta fatores como:

  • afinidades;
  • gostos pessoais;
  • habilidades;
  • áreas de interesse;
  • pretensão salarial etc.

Além disso, não deixe de pesquisar sobre o mercado de trabalho e se a faculdade escolhida oferece o curso desejado. Ainda, outro ponto importante é você saber se a instituição oferece todas as condições necessárias para que você tenha uma formação de excelência!

A Unime conta com:

  • infraestrutura de excelência — incluindo laboratórios, biblioteca, auditório etc.;
  • grande gama de cursos — que vão desde Engenharia Civil ao Marketing;
  • diferentes modalidades — como presencial, semipresencial e online;
  • diferentes formas de ingresso — incluindo vestibular, nota do Enem e vestibular online;
  • diferenciais — a exemplo do canal Conecta, plataforma de empregabilidade disponibilizada para todos os alunos Unime.

Ter vontade de crescer e melhorar de vida

Quem pode fazer faculdade também deve ter em mente que, para conseguir um diploma de nível superior, não basta frequentar as aulas. Tornar-se um bom profissional requer muita dedicação, disciplina e organização na faculdade.

A vontade de crescer, melhorar de vida e ter uma carreira de sucesso é uma grande motivação para os estudos, principalmente nos momentos mais difíceis.

Mas nem tudo é complicado nesse percurso — além de ser um ambiente de aprendizagem, a faculdade também permite o surgimento de grandes amizades e lembranças incríveis. Além disso, esse é o momento perfeito para você fazer networking com colegas e professores, ok?

Agora que você já sabe quem pode fazer faculdade, queremos saber se você se encaixa nesse grupo! Nós, da Unime, estamos em Salvador e Lauro Freitas, formando sempre profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho. Inscreva-se no no vestibular e faça parte da nossa turma!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados