Como está o mercado de Recursos Humanos em Salvador?

Desconto nota do Enem

Já sabemos que o mercado de Recursos Humanos (RH) está em alta e com grandes expectativas de crescimento nos próximos anos. Mas também temos boas notícias específicas para a capital da Bahia. De acordo com o site G1, da Globo, a Bahia foi o estado nordestino que mais gerou empregos, com mais de 28 mil vagas!

A consequência disso é ainda mais oportunidades de emprego na área, aumentando a procura por faculdades de Recursos Humanos em Salvador. Afinal, quanto maior o número de colaboradores, maior também é a necessidade de profissionais de RH nas empresas.

Neste post explicamos melhor tudo isso e listamos as principais atividades da profissão para você ficar de olho. Assim, você verá por que vale a pena investir na graduação em Recursos Humanos aqui da Unime. Acompanhe!

Por que a área de Recursos Humanos está em alta em Salvador?

Além de Salvador ser considerada uma das cidades mais populosas do Nordeste, sua economia tem crescido muito nos últimos anos. Por ser uma cidade turística, ela demanda serviços para atender esse público, como comércios, passeios e prestações de serviço nessa área.

Sendo assim, aumenta o número de funcionários nas empresas e torna a carreira em alta na área de RH. Com isso, as pessoas passam a optar por faculdades de RH em Salvador para crescer na profissão.

Quais são as principais atividades dessa profissão?

Agora que você já conhece o potencial da área de Recursos Humanos em Salvador, está na hora de conhecer como esse profissional pode atuar dentro das empresas. Para isso, listamos as funções mais procuradas. Veja!

Consultoria em recrutamento e seleção

Enquanto o recrutador é aquele profissional que executa as etapas do processo seletivo, o consultor orienta a empresa sobre como esse processo deve ser alinhado. Dessa maneira, ele busca corrigir problemas na atração de talentos e ajuda no desenvolvimento de estratégias para alinhar a conquista da vaga entre o candidato e a organização.

Tour pela prova do Enem

Coaching

O processo de coaching visa levar o profissional a sair de um ponto A até chegar ao ponto B, orientando sobre o plano de ação a ser executado. Assim, o Coach no RH atua no aprimoramento de processos e no desenvolvimento de competências fundamentais para a realização do trabalho, como liderança, raciocínio lógico e inteligência emocional.

Gestão de clima organizacional

O clima organizacional exerce um papel fundamental para manter os colaboradores motivados e engajados com as atividades. Por esse motivo, é necessário um profissional capaz de medir o grau de satisfação e criar ações motivacionais. Na prática, o Gestor de Clima Organizacional aplica pesquisas de clima e práticas que influenciam a produtividade.

Educação continuada

Outra profissão em alta na área de RH são aquelas ligadas à educação continuada, ou corporativa. Com as mudanças decorrentes da transformação digital, os colaboradores precisam de aprendizado acelerado e com foco na necessidade do negócio.

Sendo assim, esse profissional cria cronogramas de aprendizado para desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, de curto a longo prazo.

Retenção de colaboradores

Existem diversos custos que envolvem a contratação de pessoas, como o processo seletivo, os exames admissionais e os treinamentos. Pensando nisso, é necessário ter profissionais de RH envolvidos com ações de retenção de talentos. Assim, eles são responsáveis por criar estratégias que diminuem a rotatividade, como políticas de remuneração e benefícios.

Como vimos, a expectativa para aumento de vagas de Recursos Humanos em Salvador é bastante positiva. Com relação à remuneração, os números também são positivos: a média para um analista de RH aqui em Salvador é de R$ 2.927,42. Por isso, vale a pena buscar crescimento nessa área.

Se isso pareceu interessante para você, o próximo passo é encontrar uma faculdade que oferece ensino de qualidade e se preocupa com sua atuação profissional. Então, o que está esperando? Entre em contato com a Unime agora mesmo para conversar com um de nossos consultores!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados