Residência em Medicina Veterinária: entenda como funciona na prática

residência medicina veterinária

Desconto nota do Enem

Ser profissional de Medicina Veterinária exige muito mais do que apenas amar os animais: é preciso ser paciente, ter sensibilidade para lidar com os tutores e, principalmente, ter equilíbrio emocional para cuidar dos bichinhos doentes.

O curso de Medicina Veterinária dura cerca de 5 anos e engloba disciplinas das áreas de Exatas, de Ciências Biológicas e de Ciências Sociais Aplicadas, além de técnicas clínicas e cirúrgicas.

Após ter conseguido o diploma, o médico veterinário pode trabalhar com assistência cirúrgica e clínica a animais domésticos e silvestres em diferentes ambientes da área.

Porém, a residência veterinária é uma das etapas fundamentais para aqueles que querem se destacar no mercado de trabalho. Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre ela a seguir. Vamos lá?

O que é residência em Medicina Veterinária?

A Residência Multiprofissional em Veterinária é um programa de cooperação entre os setores da saúde para aumentar a qualificação dos jovens recém-formados antes de entrarem no mercado de trabalho.

O programa dura, em média, 2 anos. Durante esse tempo, os estudantes são colocados para trabalhar efetivamente em áreas prioritárias do SUS (Sistema Único de Saúde), tendo, assim, a primeira experiência prática na área. Na Unime, a residência tem carga horária de 40h, além dos plantões.

Qual é o salário na área de residência em Medicina Veterinária?

O salário do cargo de Médica Veterinária Residente pode variar bastante dependendo da região. No entanto, atualmente, residentes em Medicina Veterinária podem ganhar entre R$ 1.579,00* e R$ 3.316,00* por mês.

O valor compensa o investimento realizado no curso de Medicina Veterinária, certo? Porém, mesmo que ele seja elevado para você, não se preocupe: há possibilidades de bolsas e de financiamentos durante a graduação.

Como funciona a rotina da residência em Medicina Veterinária?

Cada residente conta com a supervisão de um profissional efetivo da área e um docente da instituição de ensino durante os 2 anos do programa. Esse acompanhamento é fundamental para evitar erros dos recém-formados durante o trabalho e, principalmente, acompanhar o processo de cada estudante — afinal, a residência é voltada para o aprendizado.

Tour pela prova do Enem

Como já falamos, durante esse período, o profissional tem acesso aos animais e realiza atendimento com ajuda do seu supervisor, colocando em prática o aprendizado das matérias do curso de Veterinária. Para aproveitar ao máximo essa experiência, é fundamental escolher uma região com hospitais de boa infraestrutura.

Na Bahia, por exemplo, é possível realizar residência na Clínica Veterinária da Unime, na unidade Lauro de Freitas.

Quais são as possíveis áreas de estudo na residência em Medicina Veterinária?

Além de qualificar profissionais, a ideia principal da residência em Medicina Veterinária é dar a oportunidade para os estudantes se especializarem antes de entrarem no mercado de trabalho.

Veja quais são as principais áreas de estudo durante a residência:

  • Residência em Reprodução Animal e Obstetrícia Veterinária em Animais Domésticos;
  • Cirurgia de Carnívoros Domésticos;
  • Residência em Patologia Clínica Veterinária;
  • Residência em Clínica Médica de Carnívoros Domésticos;
  • Anestesiologia em Animais de Companhia;
  • Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais;
  • Patologia Clínica Veterinária;
  • Residência em Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária;
  • Patologia Animal.

Como pode ver, a residência em Medicina Veterinária é uma etapa essencial para se tornar um profissional mais qualificado e requisitado no mercado.

Faça Medicina Veterinária na Unime!

Por outro lado, se você ainda está escolhendo uma instituição de ensino para realizar o Bacharelado de Medicina Veterinária, procure por uma faculdade de qualidade, pois isso também é um fator importante para se destacar futuramente.

Além de ter sua própria Clínica Veterinária, a Unime possui laboratórios com excelente infraestrutura e profissionais preparados para oferecer um ensino de alto nível.

Gostou de aprender um pouco sobre a residência em Medicina Veterinária? Aproveite para se inscrever no nosso vestibular!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados