Veja as 8 principais matérias da faculdade de Medicina Veterinária

veterinária

A Medicina Veterinária é um curso muito buscado pelos amantes de animais e da saúde de modo em geral. A graduação dura cerca de 5 anos, e a habilitação é do tipo Bacharelado. Em geral, a modalidade de ensino é presencial.

Inicialmente, os estudantes são introduzidos a matérias relacionadas às Ciências Biológicas, essenciais para a carreira profissional. Com o passar dos semestres, os temas mais específicos começam a aparecer, e os alunos têm a oportunidade de escolher as áreas em que vão se especializar.

De modo geral, a faculdade de Veterinária tem o objetivo de desenvolver e capacitar médicos para o estudo e o tratamento de doenças em animais de todos os portes. Uma das principais vantagens da área é a variedade de opções de trabalho, já que o profissional pode trabalhar em fazendas, zoológicos, institutos de pesquisa, clínicas veterinárias, entre outros.

Para dar uma visão mais ampla sobre a faculdade, vamos mostrar quais são as principais matérias de Medicina Veterinária, que incluem:

  • anatomia veterinária;
  • nutrição animal;
  • bioquímica;
  • microbiologia veterinária;
  • anestesiologia;
  • saúde pública;
  • doenças infecciosas dos animais domésticos;
  • farmacologia.

Confira!

1. Anatomia veterinária

Anatomia veterinária é uma disciplina que estuda os componentes dos sistemas de animais, como gatos, cachorros, bovinos, entre outros. Ao longo da matéria, os principais assuntos analisados são:

  • classificação das articulações;
  • sistema cardiovascular;
  • sistema digestório;
  • sistema nervoso;
  • sistema esquelético;
  • aparelho reprodutor;
  • sistema urinário;
  • entre outros.

Por ser uma área que trabalha com partes separadas do organismo, é extremamente importante que os laboratórios da faculdade sejam completos e especializados. Assim, os estudantes conseguem alcançar o máximo de experiência antes de iniciar a carreira profissional.

Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária aqui da Unime têm a oportunidade de realizar um tour 360º para conferir a qualidade do laboratório de anatomia animal, sabia? O curso é oferecido nas unidades de Lauro de Freitas e de Itabuna.

2. Nutrição animal

Como o nome já diz, essa disciplina é focada no estudo das exigências nutricionais dos animais. A matéria compreende não apenas componentes básicos, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e aminoácidos, mas também do que cada espécie precisa para obter uma alimentação saudável ao longo da vida.

Depois de ter cursado nutrição animal, o estudante será capaz de escolher os nutrientes ideais para uma dieta balanceada, de entender sobre concentrações energéticas dos organismos, entre outros.

3. Bioquímica

A bioquímica é fundamental em qualquer área que envolva saúde e biologia. Ao longo da disciplina, o aluno vai aprender as principais funções que envolvem a química interna, incluindo funções metabólicas das células, processos químicos, geração de energia a partir de carboidratos, lipídeos e gorduras, entre outros.

O conhecimento adquirido vai melhorar o entendimento do estudante sobre o funcionamento das vias bioquímicas de modo geral. Além disso, essa é uma disciplina básica para diversos setores importantes no mercado — alimentício, fármacos, laboratorial etc.

4. Microbiologia veterinária

A microbiologia veterinária é fundamental para a saúde animal, pois é uma matéria que estuda aspectos metabólicos, fisiológicos e estruturais dos microrganismos que podem estar presentes nos animais domésticos.

Vários microrganismos são patógenos e podem causar doenças sérias às espécies. Sendo assim, é importante o estudo aprofundado para uma possível prevenção. A disciplina também aborda alternativas de controle de zoonoses, diagnóstico de doenças infecciosas, mecanismos de resistência microbiana etc.

Os assuntos gerais ensinados na microbiologia veterinária são:

  • micologia;
  • bacteriologia;
  • controle de qualidade;
  • virologia;
  • entre outros.

5. Anestesiologia

A anestesiologia aborda o controle de dor animal e os procedimentos anestésicos. O veterinário precisa ter conhecimento sobre os medicamentos utilizados durante cirurgias e tratamentos dos animais, a fim de evitar que eles sintam dores muitos fortes. Esse conhecimento é adquirido na disciplina de anestesiologia veterinária e pode ser aprofundado por meio de uma especialização após a graduação.

Além das aulas teóricas, os estudantes também precisam realizar aulas práticas que simulam situações reais. Essa é a melhor maneira de garantir experiência antes de partir para o estágio e o mercado de trabalho.

Os principais temas ensinados nessa matéria são:

  • anestesia local e geral;
  • bloqueadores neuromusculares;
  • medicação pré-anestésica;
  • monitoração anestésica;
  • ressuscitação cérebro-cardiopulmonar.

6. Saúde pública

O estudo sobre a saúde pública também é uma matéria na graduação de Medicina Veterinária da Unime. A disciplina trabalha com as principais doenças e zoonoses que podem ser transmitidas dos animais aos humanos — tais como raiva, leishmaniose e toxoplasmose.

Além disso, os estudantes do curso estudam mecanismos de prevenção de doenças, controle de pragas, saneamento básico, entre outros. Esses conhecimentos são fundamentais para a carreira do veterinário, pois ele deve prezar sempre pela saúde de todos os organismos.

As principais áreas nas quais o profissional pode trabalhar envolvendo saúde pública são:

  • fiscalização de Resíduos de Serviços de Saúde;
  • controle da população de espécies;
  • fiscalização de locais destinados à criação animal.

7. Doenças infecciosas dos animais domésticos

Essa disciplina é um estudo específico da microbiologia veterinária. Ela apresenta o panorama das doenças provocadas por vírus, bactérias e fungos nos animais domésticos, além de mostrar quais são os sintomas e tratamentos mais adequados a cada caso.

Métodos para evitar o contágio de doenças como raiva, tuberculose, peste suína e febre aftosa também são estudados ao longo da matéria.

No geral, doenças infecciosas dos animais domésticos é mais uma matéria com o objetivo de preparar o profissional para o combate de patógenos que podem afetar a saúde dos organismos animais.

8. Farmacologia

A farmacologia é um campo de estudo de extrema importância para cirurgiões, anestesistas, clínicos, entre outros profissionais da Medicina Veterinária. Basicamente, essa disciplina é focada no estudo completo das drogas destinadas aos animais.

Além da criação da droga, os estudantes aprendem sobre a ação dela no organismo animal, os efeitos colaterais, as indicações e contraindicações de uso etc. Esse conhecimento é essencial para que o profissional saiba medicar o animal corretamente, evitando riscos à sua saúde.

A farmacologia pode ser dividida nas seguintes áreas:

  • farmacognosia: trabalha com a matéria-prima;
  • farmacotécnica: preparação, purificação e conservação de remédios;
  • farmacogenética: estuda a relação entre a genética do organismo e a ação do fármaco;
  • toxicologia: aborda as ações tóxicas causadas pelos fármacos.

Como vimos, a Veterinária é uma área com diversos campos de atuação, o que aumenta as oportunidades de emprego. A descrição das disciplinas é uma maneira de conhecer um pouco melhor o curso e descobrir se ele é o ideal para o seu futuro. Se você gosta de animais, tem interesse em dedicar-se à saúde geral dos bichos e, principalmente, achou as matérias de Medicina Veterinária interessantes, esse curso é para você!

Gostou de conhecer as disciplinas do curso de Medicina Veterinária? Entre em contato com a Unime e conheça mais detalhes sobre o curso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 52

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content