Entenda como é rotina de um estudante de Medicina

rotina de um estudante de medicina

Para muitos jovens, o sonho de ser médico começa logo na infância, seguindo os passos dos pais ou de alguma figura importante em sua vida, ou simplesmente pelo ideal de ajudar as pessoas. Para outros, esse desejo surge mais tarde, quando compreendem a importância da figura do médico para a sociedade.

Porém, independentemente dos motivos, a verdade é que estudar Medicina é extremamente recompensador e gratificante, mas também pode ser desafiador para quem não estiver preparado.

Por isso, desvendamos alguns segredos sobre a rotina dos estudantes de Medicina, desde o cronograma de estudos até as aulas práticas e estágio. Acompanhe.

Adaptação

De maneira geral, a adaptação dos novos estudantes ao dia a dia da faculdade de Medicina costuma ser tranquila. Afinal, é preciso muito estudo para atingir a nota de corte de Medicina e conquistar uma vaga.

O importante é ter certeza de que o aluno tem o perfil correto para o curso: é necessário gostar de biologia, interessar-se pela área das Ciências da Natureza (biológicas) e saber se relacionar com as pessoas, além de ter muita disposição para estudar.

Afinal, um bom médico não para de estudar nunca, já que sempre existem novidades na área, não é mesmo?

Horas de estudo

É impossível prever quantas horas o aluno passa estudando, mas uma coisa é certa: nas melhores faculdades de Medicina, a rotina inclui:

• aulas;
  • trabalhos;
  • simulados;
  • grupos de estudo;
  • atividades práticas;
  • elaboração de resumos;
  • provas;
  • monitoria;
  • e um grande volume de conteúdo.

Tudo isso é possível quando a faculdade tem infraestrutura de ponta para garantir o melhor aproveitamento do estudante. É o caso da unidade Lauro de Freitas da Unime, na qual fica localizado o curso de Medicina da nossa instituição.

Confira um tour 360º e veja todos os nossos laboratórios, como de Anatomia.

Porém, apesar de ser necessário muito estudo para acompanhar o cronograma, ainda há espaço para atividades sociais e de lazer. Em Lauro de Freitas, não faltam opções!

Aulas práticas

Apesar de extremamente aguardadas pelos estudantes, as aulas práticas exigem atenção, dedicação e comprometimento. O contato com os centros de saúde, o aprendizado dos procedimentos básicos de Medicina e as atividades práticas de laboratório são parte indispensável do currículo da faculdade.

Na Unime, nossos alunos contam com visitas a hospitais da região, como São Rafael, Hiperba, Martagão Gesteira e Hospital Aeroporto. Em muitos casos, os treinamentos práticos são feitos em parceria com unidades de saúde locais:

Essa parte mais dinâmica da formação costuma englobar todas as matérias da Medicina, em especial nas áreas de Anatomia, Fisiologia e Embriologia, e prepara o aluno para a próxima fase do curso.

Conforme ele avança, os alunos passam para o ciclo clínico, quando as aulas práticas incluem acompanhar médicos experientes em seus atendimentos ambulatoriais e até mesmo em pequenas cirurgias.

Estágios

Nos dois últimos anos do curso de Medicina, entram na rotina dos estudantes as atividades obrigatórias de estágio, que visam preparar o futuro médico para atuar profissionalmente. Essa fase exige preparo técnico e responsabilidade por parte dos alunos.

Aqui na Unime, os futuros médicos têm todo o suporte de que precisam para passar pela etapa e seguir na especialização, chamada de residência: 45% de nossos egressos de 2019, por exemplo, foram aprovados em processos seletivos de residência e concursos na região.

Já pensou em estudar Medicina aqui na Unime?

E você, ficou animado com a rotina que espera os futuros médicos durante a graduação? Estar preparado para o comprometimento que o curso exige é fundamental se você quer começar a formação com o pé direito!

Faça agora mesmo a sua inscrição no processo seletivo para Medicina aqui na Unime, no modelo tradicional ou utilizando a nota do Enem: Medicina Unime.