Universidade, faculdade ou centro universitário: qual escolher?

estudante faculdade

Desconto nota do Enem

Não é raro utilizarmos as nomenclaturas universidade, faculdade ou centro universitário como sinônimos. No entanto, esses três modelos de instituições educacionais são diferentes até na forma como são administrados.

Para acabar de vez com as dúvidas sobre o assunto e ajudar até mesmo quem está pensando em mudar de cidade para fazer uma faculdade, preparamos um material explicativo. Por aqui, você vai ver:

O que caracteriza uma universidade?

Universidades são instituições mais abrangentes e com algumas obrigatoriedades para serem classificadas como tal, como a formação de profissionais de nível superior concentrada em três eixos de atividades acadêmicas: ensino, pesquisa e extensão.

Elas abrangem todas as áreas de conhecimento, Exatas, Humanas e Biológicas, e têm autonomia para a criação de novos cursos sem a necessidade de pedir autorização ao Ministério da Educação (MEC).

O que é uma faculdade?

Com menos cursos que uma universidade — mas nem por isso com menor qualidade —, a faculdade pode ser considerada a forma inicial de toda instituição de ensino superior. São geralmente especializadas em áreas determinadas como Direito, Saúde ou outras.

Nessa modalidade, não há autonomia na criação de cursos, sendo necessário solicitar autorização ao MEC.

Quais são as particularidades de um centro universitário?

Centros universitários são estágios de transição de categoria de uma faculdade para universidade. Isso significa que são, de certa forma, maiores que uma faculdade, mas ainda não podem ser enquadradas no conceito de universidade.

Nessa modalidade, são oferecidos cursos em diferentes campos do conhecimento, assim como nas universidades. E também não há a necessidade de solicitar autorização para criar ou extinguir cursos nos centros universitários.

Quais são as diferenças na prática?

Além das características citadas, pode-se observar algumas diferenças adicionais entre as modalidades. Vamos vê-las a seguir.

Atividades

Como vimos, universidades e centros universitários precisam ter, além de tudo relacionado ao ensino, atividades de pesquisa e de extensão — estas últimas devem envolver a comunidade num geral, como o oferecimento de cursos e de palestras. Já as faculdades não têm essa obrigação.

Pós-graduação

Faculdades também não são obrigadas a oferecer programas de pós-graduação, enquanto as universidades e centros universitários sim, devido à sua conexão obrigatória com a produção científica.

Tour pela prova do Enem

É importante ressaltar que, apesar de não ser obrigatório ofertar pesquisa, extensão e pós-graduação, as faculdades podem oferecer tais atividades se desejaram.

Corpo docente

Nas faculdades, o corpo docente deve ser composto por, no mínimo, um terço de professores especialistas, e não há a exigência de dedicação integral por parte dos profissionais.

Já nas universidades e centros universitários, no mínimo um terço dos professores deve ser mestre ou doutor, e existe a obrigatoriedade de dedicação integral de, no mínimo, um terço de seu tempo.

Na prática, essas diferenças refletem tanto na experiência dos alunos como no valor das mensalidades. Ele pode variar bastante em cada uma das modalidades e de acordo com o que é oferecido pela instituição em termos de qualificação dos profissionais e de infraestrutura.

Mas como escolher a melhor opção? É o que vamos falar nas próximas linhas.

Como escolher a instituição ideal?

Universidades e centros universitários são boas indicações para alunos que desejam ingressar em uma jornada mais científica e intelectual devido às opções de pesquisa e extensão nas mais diversas áreas.

Quem pode fazer uma faculdade? A indicação, nesses casos, vai para os alunos que não tenham como objetivo principal a pesquisa científica, mas uma formação profissional de excelência.

Nesse sentido, a Unime, faculdade com unidades em Salvador, Itabuna e Lauro de Freitas, destaca-se em relação à grande variedade de cursos oferecidos e à qualidade dos profissionais atuantes.

Com apoio personalizado, sistema de ensino que prepara seus alunos para o mercado de trabalho e oportunidades de estágio e emprego ainda durante o curso com o Canal Conecta, a excelência em cada um de nossos pilares faz toda a diferença na formação de nossos alunos.

E esse é o ponto principal que deve pautar a escolha entre universidade, faculdade ou centro universitário. Atente não apenas às características de modo geral, mas aos resultados que cada instituição individualmente pode oferecer para o seu futuro.

Gostou do conteúdo e quer saber como você também pode ter acesso a todos esses benefícios exclusivos e resultados profissionais de acordo com os seus sonhos? Entre em contato e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados