Vai prestar vestibular em Itabuna? Confira dicas que vão ajudá-lo!

vestibular em itabuna

Desconto nota do Enem

Prestar vestibular em Itabuna é um marco importante na vida dos estudantes, pois é o primeiro passo para um futuro acadêmico e profissional. Por esse motivo, é fundamental conhecer a cidade e se preparar para o dia da prova. Para ter sucesso nessa jornada, é necessário estudar muito. Seja para o Enem em Itabuna ou para o vestibular tradicional, o conhecimento permitirá que você faça uma excelente prova.

Além disso, alguns cuidados simples são essenciais para manter a calma e ser bem-sucedido nas avaliações. Então, se você pretende fazer vestibular em Itabuna, planejamento e organização devem ser ainda maiores.

Continue a leitura e confira as dicas que preparamos para você!

Entenda onde fica Itabuna

Itabuna é uma cidade localizada no sul do Estado da Bahia e fica a cerca de 426 km de Salvador. Segundo o IBGE, o município tem uma população estimada de 213.223 pessoas e área de 401,028 km², sendo a quinta cidade mais populosa do estado.

Junto com o município vizinho de Ilhéus, Itabuna exerce influência sobre mais de 40 municípios do estado. Na época dos tropeiros, a região servia como ponto de passagem para a cidade de Vitória da Conquista.

Itabuna é um centro regional de indústria, comércio e serviços. O cultivo de cacau foi o principal responsável pelo crescimento econômico da cidade. O fruto tem alta compatibilidade com o solo do local, com isso, a cidade chegou ao segundo lugar em produção no Brasil, exportando para a Europa e Estados Unidos.

Hoje, o município ainda produz cacau, mas em menor escala. O maior destaque atual acontece com as indústrias de grande porte, consolidando Itabuna como polo médico, prestador de serviços e de educação. A cidade conta com um dos maiores shoppings do interior da Bahia.

Esteja preparado para chegar até a cidade no dia do vestibular

Se você não morar em Itabuna, o ideal é chegar na cidade com antecedência de um dia, no mínimo. Dessa forma, você terá mais tempo para descansar, se organizar com calma e passear pela cidade.

Deixar para viajar no mesmo dia pode fazer com que todo o planejamento esteja em risco. E sua intenção não é se perder ao tentar encontrar o local da prova ou ficar preso no trânsito, não é mesmo? Por isso, o melhor é não arriscar e evitar eventuais correrias e estresses.

O aeroporto mais próximo a Itabuna é o de Ilhéus. Outros aeroportos próximos são os das cidades de Vitória da Conquista, Porto Seguro, Salvador e Aracaju. Não há ônibus diretos de Salvador para Itabuna, mas há serviços com traslados que podem levar até 7 horas de viagem.

Com relação à acomodação, a cidade oferece muitas opções de hotéis. Como a Unime está localizada no centro de Itabuna, o acesso ao local da prova é ainda mais facilitado. Também é possível se hospedar por meio de sites que ofereçam essa alternativa, como o AirBnb. Para fazer a melhor escolha, pesquise bastante.

Confira dicas para o dia da prova

Depois de um longo período de preparação, o dia da prova se aproxima. Após tantas horas de dedicação e estudo, é normal que as dúvidas sobre o que fazer ou como agir no dia do exame aumentem. A fim de evitar qualquer imprevisto, confira as nossas dicas para o grande dia!

Tour pela prova do Enem

Mantenha a calma no dia da prova

Ficar ansioso é normal, mas é importante controlar o estresse para que você consiga ter uma boa noite de sono e conquiste um bom desempenho na prova. Para ajudar a manter a calma, a dica é fazer coisas simples que o permitam relaxar.

É possível fazer uma caminhada ao ar livre, ir ao cinema no dia anterior, ler um livro ou assistir a uma série, por exemplo. Mas é fundamental saber dosar e não deixar de dormir por causa de nenhuma dessas atividades, por mais legais que sejam. Lembre-se de que o seu objetivo na véspera do exame é relaxar e evitar a tensão.

Chegue com antecedência

O ideal é chegar ao local da prova com uma hora de antecedência. Em geral, os portões se abrem também nesse horário. Essa margem de tempo evita riscos de atrasos. Por isso, conheça bem o caminho que você deverá percorrer em Itabuna.

Se tiver que escolher entre chegar muito cedo ou próximo do horário de início da avaliação, lembre-se de que estar adiantado apenas resulta em mais espera. Se você se atrasar, isso pode impedir sua participação no processo. Então, respeite o horário, mas sem se adiantar excessivamente.

Esteja com roupas frescas

Itabuna é uma cidade de clima quente, com temperaturas que variam de 17 °C a 29 °C — a sensação térmica pode ser ainda maior. Por isso, vista-se confortavelmente e de forma adequada para o tempo no dia.

Opte sempre por roupas frescas, mas é importante conferir no edital se existe alguma restrição quanto ao vestuário. Em geral, bonés não são permitidos, por exemplo.

Vá preparado para o calor intenso

Se você vai realizar a prova entre os meses de novembro e março, provavelmente vai enfrentar um calor intenso. Por isso, é bom estar preparado, pois as altas temperaturas podem prejudicar o seu desempenho.

Além desse ponto, não se esqueça de manter-se hidratado antes e durante o exame. Para isso, tenha sempre uma garrafinha de água à mão. Você pode congelar a água no dia anterior para que ela se mantenha fresca durante todo o processo.

Alimente-se bem

A falta de alimentação saudável pode causar letargia, desmaios, enjoos e falta de atenção durante a prova. Por isso, faça uma refeição balanceada em casa e dê preferência a alimentos que já fazem parte do cardápio habitual.

Antes do exame, evite comidas de digestão lenta, como alimentos ricos em carboidratos e gorduras. Também é importante levar um lanche rápido para o momento da prova. A escolha pode variar entre frutas, chocolate em pequena quantidade ou barrinhas de cereais, por exemplo.

Prestar vestibular na Bahia é uma ótima oportunidade para conhecer uma cidade nova e começar a sua vida acadêmica. A região oferece diversas opções de cursos e é muito receptiva aos novos alunos. Por isso, não deixe de cogitar fazer a prova no município!

Quer conhecer as opções de cursos que a Unime oferece em Itabuna e saber como conseguir uma vaga? Então, comece a sua inscrição a seguir!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados