Você sabia que, segundo a Constituição Federal, todo brasileiro tem direito gratuitamente à assessoria jurídica e a um profissional do Direito? A Defensoria Pública é o órgão que oferece esses serviços a toda a população.
Neste post que nós da Unime preparamos, você vai conhecer melhor o trabalho da Defensoria Pública de Salvador e entender como é a rotina de trabalho do defensor público, além de saber como fazer para ingressar nessa carreira. Acompanhe!
O que é a Defensoria Pública de Salvador?
A Defensoria Pública de Salvador, assim como em qualquer outro lugar do Brasil, é uma instituição independente que garante aos cidadãos a representação perante a Justiça em caso de ameaças ou de violação dos seus direitos. O acesso a essa representação é garantido pela Constituição Federal, e todos os brasileiros têm direito ao benefício, mas a prioridade é sempre de quem não tem como pagar pelo serviço.
É lá que trabalham os defensores públicos, que fazem as defesas, propõem ações e acionam acusados. Além disso, esses profissionais podem atuar junto a unidades prisionais da defesa do consumidor.
A Defensoria Pública também pode prestar serviços a organizações e a associações de bairro, desde que seja comprovado que elas não tenham condições de arcar com os custos de um advogado e demais despesas do processo.
O que faz o profissional nessa carreira?
O defensor público é um profissional com graduação em Direito. A sua função, como você já sabe, é fazer a defesa e promover o acesso à justiça às pessoas mais carentes, garantindo a promoção dos direitos humanos e individuais.
A rotina do defensor público é intensa, visto que é grande o número de pessoas que buscam esse tipo de serviço, e cada uma delas tem as suas questões. Esse profissional precisa lidar diariamente com conflitos sociais e pessoais; por isso, é importante que tenha muito amor à profissão, goste de trabalhar com pessoas e tenha maturidade e sensibilidade.
Como se tornar um defensor público?
O primeiro passo para se tornar um defensor público é concluir o curso de Direito e ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Aqui na Unime, nossos alunos contam com auxílio nessa etapa: do início ao final da graduação, temos parceria com a Saraiva Educação, incluindo acesso ao curso preparatório da Saraiva Aprova e versão mais atualizada do Vade Mecum Saraiva Jur digital.
Para ingressar na carreira, no entanto, não basta passar por essa fase e fazer uma entrevista, como acontece com a maioria das vagas de emprego — é preciso fazer concurso público.
O concurso para a Defensoria Pública é um dos mais desejados e concorridos do país. Por isso, é muito importante ter uma boa formação e estar preparado para passar pelo processo seletivo. Geralmente, o concurso é composto de três provas: objetiva, subjetiva e oral.
Alguns editais também contam com a prova de títulos. Nessa etapa, o candidato pontua de acordo com os títulos que obteve durante sua carreira. Esses títulos podem ser uma pós-graduação, cursos online, participação em projetos de pesquisa e até a publicação de artigos.
Quais são as possibilidades de ingresso nessa carreira?
Os concursos para se tornar defensor público podem ser estaduais ou federais. Em ambos os casos, a concorrência é grande. O último edital para a carreira federal, por exemplo, teve mais de 500 candidatos por vaga.
Um dos principais motivos para a grande procura por essas vagas é a remuneração. Aqui na Bahia, ao olhar o site do Portal da Transparência do Estado, é possível ver que os concursados têm salários de até R$ 28.008,13.
Para aumentar as suas chances de aprovação no concurso da Defensoria Pública de Salvador, é muito importante dedicar-se desde a graduação, participando de atividades acadêmicas e mantendo uma rotina de estudos. Outra parceria importante com a qual os alunos da Unime contam é a da LFG, especialista na preparação de concursos públicos. Trata-se de uma alternativa interessante para complementar os estudos!
Agora que você já conhece o trabalho da Defensoria Pública em Salvador, deve estar curioso para saber mais informações sobre os concursos. Aproveite e confira o nosso post com 8 motivos para fazer concurso público em Salvador!