Como escolher a melhor faculdade baiana de Direito?

estudante de faculdade baiana de direito

O curso de Direito tem como principal foco ensinar a aplicação e o cumprimento das normas jurídicas e desenvolver profissionais de alto nível para atuarem como advogados, defensores públicos, juízes, entre outros. O objetivo da área é manter a boa convivência entre indivíduos da sociedade.

A graduação dura cerca de 5 anos e é ofertada pela maioria das faculdades do país. Ao contrário do que muitos pensam, o Direito apresenta um extenso campo de trabalho, dando oportunidade para o profissional atuar em várias especialidades. A área é bastante procurada pelos estudantes atualmente, graças à oferta de empregos e à expectativa da criação de uma carreira de sucesso.

Quer fazer graduação em Direito aqui na Bahia, mas não sabe onde cursar? Não se preocupe! Nós da Unime listamos várias dicas para ajudar você a escolher a melhor faculdade baiana de Direito. Separamos os principais aspectos aos quais você deve ficar atento:

Veja as avaliações da faculdade no MEC

Uma maneira prática de verificar a qualidade das faculdades é conferindo suas avaliações no Ministério da Educação (MEC). O MEC dá notas de desempenho para as instituições registradas, e isso pode servir como parâmetro para escolher a melhor faculdade da Bahia.

Para avaliar as instituições, o MEC leva em consideração três índices: o IGC, o CPC e o Enade. As notas dos critérios podem variar entre 1 a 5 — sendo que, quanto maior o conceito da faculdade, maior é a sua qualidade de modo geral.

Confira o que significa cada um dos índices e o que é avaliado:

  • IGC — Índice Geral de Cursos: mede a qualidade geral da graduação;
  • CPC — Conceito Preliminar de Curso: mede a qualidade do curso;
  • Enade — Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: mede o desempenho dos alunos ao longo da graduação.

Escolha uma modalidade de ensino

Já sabe em qual modalidade de ensino pretende ou pode estudar? Essa é uma questão importante se você quer cursar Bacharelado em Direito. Isso porque não há graduações em Direito autorizadas pelo MEC na modalidade EAD, apenas presenciais.

Invista em cursos com infraestrutura adequada

Apesar de a faculdade ser um investimento necessário para se tornar um profissional da área de Direito, temos que admitir: cursos de graduação não são baratos. Sendo assim, para compensar os custos, não deixe de escolher uma instituição com infraestrutura especializada.

Verifique se as opções que você está analisando têm prédios próprios e salas de alta tecnologia. Áreas abertas e salões também são bem-vindos para realizar eventos e simulações jurídicas; então, é importante checar se a faculdade oferece o espaço necessário para tal. Se possível, visite o campus em questão para poder conferir as instalações pessoalmente.

Além das características físicas, outros critérios podem ser avaliados para conferir a infraestrutura da instituição, como: selos de certificação e de qualidade, oferta de opções de pós-graduação, corpo docente qualificado e programas de bolsas, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), ou de financiamento estudantil, como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Verifique se há profissionais capacitados e experientes

Não deixe de verificar quais profissionais fazem parte do corpo docente. Aprender com professores capacitados é algo fundamental para ter um aprendizado de qualidade. Para o seu investimento valer a pena, eles precisam ser capazes de ministrar as aulas e de ensinar o conteúdo de forma didática.

A experiência como profissional na área também é essencial. Os alunos sempre querem exemplos práticos sobre a vivência no mercado de trabalho. Isso enriquece o conteúdo das aulas e deixa a profissão mais palpável. Portanto, quando verificar a lista de professores de uma graduação específica, aproveite para conferir o currículo Lattes de cada um deles.

Converse com profissionais da área

Uma das melhores formas de verificar quais são as instituições com melhores cursos é conversando com profissionais formados e atuantes na área.

Normalmente, juristas, advogados e servidores públicos da área do Direito já têm uma ampla experiência sobre faculdades qualificadas e podem fazer recomendações mais seguras.

Além disso, também é válido perguntar sobre as profissões e o perfil necessário para conquistar uma carreira bem-sucedida. Quando estamos no vestibular, dificilmente acertamos como é a vida na graduação, e isso é ainda pior quando tentamos imaginar como será o mercado de trabalho. Só profissionais que já trabalham na área conseguem dar um panorama sobre o cenário.

Verifique se a instituição tem convênios e parcerias com empresas

Empresas parceiras ou participantes de programas de convênio conseguem desconto na mensalidade dos seus funcionários. Esse plano tem como objetivo capacitar e desenvolver colaboradores de várias organizações que querem cursar a graduação ou pós-graduação. Além disso, os estudantes também recebem vantagens das empresas e dos parceiros vinculados à instituição.

Aqui na Unime, a faculdade de Direito tem parceria com a Saraiva Educação. Assim, todos os alunos que optam pelo curso ganham os seguintes benefícios: o livro digital Vade Mecum, um dos mais importantes da área, aulas com professores renomados da Saraiva e, ao final da graduação, acesso ao curso Saraiva Aprova, a fim de garantir a preparação para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

É fundamental buscar instituições que realizam convênios e parcerias com outras empresas para aproveitar todas as vantagens e reduzir os custos durante o curso.

Fique atento aos programas de estágios e à empregabilidade

O objetivo principal da faculdade é desenvolver o conhecimento técnico das pessoas a fim de prepará-las para o mercado de trabalho. Essa preparação também envolve a prática da profissão por meio de estágios, já que os estudantes conseguem ter o primeiro contato com a carreira e a oportunidade de descobrir se a profissão cumpre suas expectativas.

Nesse sentido, é fundamental que as faculdades tenham programas de estágios para oferecer oportunidades aos alunos da graduação. Nesse quesito, novamente a Unime tem destaque. Nossos alunos contam com acesso ao Canal Conecta, portal exclusivo que disponibiliza vagas de estágio e de emprego em diversas empresas.

Portanto, pense em longo prazo e escolha uma faculdade que disponibilize um bom canal com oportunidades de emprego.

Dentro do que falamos ao longo do conteúdo, a Unime é uma excelente opção para realizar o curso. Além de ser uma faculdade baiana de Direito com altas avaliações pelo MEC, a instituição oferece ótimas vantagens, como infraestrutura especializada, programa de estágio, docentes capacitados e portal de empregabilidade.

Gostou das nossas dicas sobre como escolher a melhor faculdade de Direito? Então, não perca tempo! Realize a inscrição na Faculdade Unime para garantir um aprendizado de qualidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content