Como é a oferta de vagas no Prouni Bahia? Veja e conquiste a sua!

vagas prouni bahia

Desconto nota do Enem

Você fez o Enem em Salvador ou outra cidade baiana? Está pensando em estudar nesse estado? Então, vai gostar de saber que o Prouni Bahia está oferecendo mais de 10.000 vagas em 2020, sendo opções integrais e parciais.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa que oferece a oportunidade de estudar nas melhores faculdades particulares sem pagar pelo curso ou obtendo um desconto na mensalidade. Por isso, é uma boa alternativa para quem deseja alcançar o diploma de ensino superior.

Achou interessante? Continue lendo este artigo porque nele explicaremos tudo que você precisa saber sobre a oferta de vagas no Prouni da Bahia. Veja quantas são oferecidas, quais são os cursos mais concorridos e como se preparar para conquistar sua vaga!

Quantas vagas para o Prouni são oferecidas na Bahia?

Todos os anos, o Prouni faz a concessão de diversas bolsas de estudo em faculdades privadas de todo o país. Aqui para a Unime, são disponibilizadas opções de bolsas integrais e parciais para uma variedade de cursos de graduação. Para muitos, essa é uma excelente oportunidade de ter o diploma na área do seu interesse com um valor mais acessível, ou sem precisar pagar o curso.

Em 2020, está sendo ofertado um total de 10.820 bolsas, sendo 9.904 parciais e 916 integrais. Elas estão distribuídas entre diversas instituições de ensino baianas e são disputadas por meio da nota do Enem. Podem concorrer a essas vagas:

  • estudantes do ensino médio matriculados na rede pública;
  • estudantes do ensino médio bolsistas integrais da rede particular;
  • estudantes com deficiência;
  • professores da educação básica da rede pública;
  • participantes do Enem 2019 com média acima de 450 pontos;
  • participantes do Enem 2019 que não zeraram a redação;
  • aqueles que não têm um diploma de ensino superior.

Outro critério para ter direito às bolsas do Prouni Bahia é a renda per capita da família, que deve ser de:

  • até um salário mínimo e meio por pessoa para bolsas integrais;
  • até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais.

Lembrando que, no ato da matrícula, o candidato precisa comprovar essa renda, para que seja verificado se ele atende às exigências do Prouni.

Quais são os cursos mais concorridos no estado?

Quem deseja concorrer a uma vaga no Prouni Bahia se preocupa com a disponibilidade delas e a quantidade de concorrentes. O que podemos dizer é que, assim como todos os anos, existem cursos com maior demanda e menos vagas, sendo, portanto, mais concorridos.

No primeiro semestre de 2020, o número de inscritos no Prouni Bahia foi de 63.202 candidatos. O curso de Medicina costuma ser um dos mais concorridos. Em 2019, por exemplo, foram disponibilizadas apenas 19 vagas para esse curso. A concorrência também foi alta para o curso de Arquitetura e Urbanismo, com apenas 82 vagas.

Considerando todos os estados, entre os cursos mais procurados do Prouni, estão:

Entretanto, nem sempre é difícil conseguir uma vaga, porque, no caso do curso de Administração, em 2019, foram ofertadas 451 vagas em 22 faculdades de Salvador.

Por isso, o ideal é que você analise quais são as faculdades da Bahia com Prouni, verifique a disponibilidade de vagas para o curso desejado e esteja atento às notas de corte. Dessa forma, poderá escolher uma opção que ofereça maiores chances de classificação.

Como se preparar para conquistar uma vaga?

Conquistar um diploma de ensino superior é o sonho de muitos estudantes e de pessoas que já concluíram seus estudos, mas desejam se profissionalizar para se colocarem melhor no mercado de trabalho. Ocupar uma das vagas do Prouni na Bahia é um objetivo para elas, mas, para isso, é preciso se preparar.

Como você viu, a concorrência pode ser bastante acirrada. Então, sua primeira preocupação deve ser obter uma boa nota no Enem. Afinal, conforme explicamos, é preciso alcançar no mínimo 450 pontos, e ainda existem as notas de corte de alguns cursos.

Tour pela prova do Enem

Mas você também precisa ter atenção com outros aspectos para não perder nenhum prazo e aumentar suas chances. Veja, a seguir, as nossas dicas para se preparar bem e conquistar a sua tão sonhada vaga nas faculdades da Bahia com o Prouni.

Escolha o seu curso e a faculdade

Essa deve ser uma das suas primeiras preocupações para conquistar uma das vagas do Prouni Bahia. Escolha qual é o curso que você deseja e faça uma pesquisa para verificar se ele também é oferecido nas faculdades do estado.

Alguns são ofertados em diferentes instituições. Então, reflita, também, sobre em qual delas você deseja estudar, considerando aspectos como a compatibilidade de horário, se a vaga é integral ou parcial, a reputação da instituição, entre outros.

Atente-se aos prazos

Deixar tudo para a última hora não é a melhor escolha, porque você corre o risco de não conseguir fazer a sua inscrição. Por isso, informe-se antecipadamente sobre os prazos para se inscrever e não deixe para o último dia.

Como não há limites de inscrição, você não precisa se preocupar em fazer logo no primeiro dia, pois há o risco de encontrar o sistema congestionado. O mesmo acontece quando o prazo já está terminando. Então, procure se inscrever dentro do período determinado e evite esses horários de pico do sistema.

Prepare os documentos com antecedência

Para fazer a sua matrícula nas faculdades da Bahia com Prouni, você precisará apresentar uma lista de documentos, e nenhum deles pode faltar. Sendo assim, o ideal é já se preparar com antecedência para ter tudo em mãos na hora de se matricular.

Não se esqueça de que existe um prazo não só para a inscrição no Prouni, como também para se apresentar na instituição e fazer a sua matrícula. Portanto, verifique o que você precisará levar para não perder esse prazo nem a sua vaga.

Escolha uma faculdade com menor concorrência

Algumas faculdades têm uma concorrência muito alta, enquanto, em outras, a procura é menor. Mas isso não significa que o seu ensino tenha uma qualidade inferior. Entretanto, sua chance de conseguir uma vaga ali é maior.

Então, se for possível, procure escolher uma instituição cujo curso que você deseja não tenha uma quantidade muito grande de candidatos. Assim, com menos pessoas disputando uma vaga, e se você obtiver uma nota alta em seu Enem, terá a sua vaga garantida.

Como funciona a lista de espera para o Prouni?

Caso você faça sua inscrição no Prouni Bahia, mas não seja selecionado nas primeiras chamadas, não se preocupe. Ainda pode manifestar o desejo de ficar na lista de espera e ocupar uma das vagas remanescentes. Nesse caso, será preciso entrar no site do Prouni e clicar na opção para participar da lista.

Mas fique atento, porque o período para manifestar o seu interesse por uma vaga remanescente é curto, com cerca de dois dias apenas para solicitar a inclusão do seu nome. Isso geralmente acontece no início do mês de março.

A lista de espera é aberta ao final das duas chamadas, sendo utilizada pelas instituições de ensino para preencher as vagas das bolsas que, por algum motivo, não foram ocupadas. Isso pode ser porque o candidato desistiu ou por falta de documentação, por exemplo.

Você pode ficar na lista de espera da sua primeira opção de curso ou da segunda, dependendo de alguns critérios que estão estabelecidos no site do Prouni, como não formação de turmas ou não disponibilização da bolsa.

As vagas do Prouni Bahia oferecem uma excelente oportunidade para que você escolha uma universidade de qualidade. Por isso, é muito importante aproveitá-la para garantir um diploma de ensino superior que será reconhecido no mercado de trabalho. Assim, você consegue construir uma carreira de sucesso.

Quer ainda mais chances de se tornar um profissional bem-sucedido? Confira neste outro artigo como está o mercado de trabalho na Bahia atualmente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados