8 motivos para fazer concurso em Salvador

estudante conferindo concurso público em salvador

Desconto nota do Enem

Em nosso ambiente volátil, empresas privadas em crise podem demitir um grande número de funcionários de um momento para o outro. Nesse contexto, os concursos públicos tornaram mais realista o sonho de atingir a estabilidade financeira e a tranquilidade na carreira.

Contudo, ainda existem muitas dúvidas em relação às vantagens de participar dessa seleção. Se você mora e está inserido no mercado de trabalho na Bahia e pensa em fazer um concurso em Salvador, este conteúdo é para você.

Separamos, aqui no blog da Unime, as principais vantagens de investir no setor público da capital baiana:

  • estabilidade financeira;
  • melhor remuneração;
  • chances iguais de contratação;
  • sem experiência prévia;
  • facilidades financeiras;
  • melhores condições de aposentadoria;
  • ascensão profissional;
  • maior qualidade de vida.

Continua a leitura deste artigo e veja mais detalhes!

1. Estabilidade financeira

Um dos maiores benefícios de entrar no setor público é que você não será demitido a qualquer momento, como pode ocorrer numa ocupação privada.

Para que o servidor seja demitido, é necessário violar seriamente quaisquer regras estabelecidas pelo Estatuto Funcional ou pelo Regulamento. Assim, estão incluídas justificativas como falta de dedicação à função ou desobediência grave.

No entanto, tudo é feito por meio de um processo de gerenciamento, no qual o servidor ainda pode se defender e enviar a versão dos fatos para a comissão.

A Constituição Brasileira garante a estabilidade ao funcionário público após a conclusão de 3 anos do período de avaliação — momento em que o empregado é avaliado com mais frequência por seu supervisor direto. Após esse período, ele já entra na classe dos funcionários estatutários.

2. Melhor remuneração

Mesmo que o requisito seja apenas o ensino médio, para diversas áreas, o salário no setor público é mais atraente do que no setor privado. Além disso, os salários para quem tem um diploma de ensino superior costumam ser ainda mais altos. Geralmente, você ganha bônus de pontuação ou de salário por ter um diploma.

Outra vantagem é que os salários, no geral, são pagos no prazo e podem ser depositados antecipadamente quando a data do pagamento for num feriado ou num fim de semana. Isso significa que você poderá desfrutar da folga sem se preocupar com a remuneração.

3. Chances iguais de contratação

A maioria dos concursos públicos não exige que os candidatos tenham experiência profissional anterior para atuar no cargo, o que favorece muitos jovens que planejam obter o primeiro emprego desejado. No entanto, vale ressaltar a importância de estar bem preparado por meio muito estudo, para que você tenha mais chances ao participar da competição e consiga obter boas notas.

Como se trata de uma oferta de emprego baseada no conhecimento, pessoas mais experientes também podem se candidatar a algum cargo público. Dessa forma, todos têm a oportunidade de serem aprovados: sejam jovens, sejam pessoas mais velhas.

Tour pela prova do Enem

Com exceção de certas áreas, como a profissão policial e as forças armadas, homens e mulheres podem competir pelos mesmos cargos e receber o mesmo salário, assim como outros bônus, com base nas funções que desempenham.

Da mesma forma, pessoas com deficiência têm a oportunidade de participar de concursos públicos. A constituição federal fornece uma porcentagem de vagas para pessoas com deficiência que tenham as mesmas qualificações de outros candidatos para cumprir as funções do cargo em questão.

4. Sem experiência prévia

Para alguém que acabou de sair da faculdade ou do ensino médio, encontrar um emprego no Nordeste com um salário alto e nenhuma experiência é bem difícil. No entanto, como comentamos, isso é inteiramente possível ao ser aprovado em um concurso em Salvador. Afinal, não é necessário ter experiência anterior em nenhuma profissão.

5. Facilidades financeiras

Como funcionário público, quando você precisa comprar sua própria casa ou um carro dos seus sonhos, a oportunidade de obter um bom financiamento é ainda maior. Afinal, as instituições financeiras oferecem vantagens aos licitantes, porque eles apresentam renda fixa e estabilidade funcional. Então, as facilidades incluem:

  • redução da burocracia na contratação, pois é um crédito dedutível (as parcelas são deduzidas diretamente dos salários);
  • menores taxas de juros (abaixo de descobertos e de cartões de crédito);
  • maior reembolso de empréstimos (variando de 12 meses a 96 meses);
  • pagamento parcelado fixo (o pagamento é automático, o servidor pode pagar antecipadamente o período).

6. Melhores condições de aposentadoria

No setor público, os funcionários aposentam-se com salário integral desde o início da aposentadoria. No entanto, para obter esse benefício, os aposentados devem ser adicionados sob certas condições, de acordo com as leis que regem esses funcionários.

Outra questão importante é que, após a aposentadoria, você pode tentar novamente a obtenção de uma vaga por meio de novos concursos públicos, o que aumenta sua renda mensal. Porém, isso só vale até atingir a idade máxima, pois, em seguida, o profissional é forçado a se aposentar.

7. Ascensão profissional

Os funcionários públicos recebem benefícios com relação aos anos de serviço e de experiência em suas carreiras. Em muitos setores, fundações e instituições públicas, há um processo de avaliação de competências.

É preciso enfatizar que, mesmo depois de trabalhar no setor público, vale a pena continuar aprendendo, melhorar o nível de conhecimento, cumprir melhor suas funções e garantir o progresso de cada posição específica.

8. Maior qualidade de vida

Prezar pelo bem-estar do funcionário também é uma questão de saúde pública no Nordeste. Por isso, em muitos escritórios públicos, há feriados de fim de ano, além dos feriados anuais, o que permite aos funcionários mais tempo livre para passar tempo com a família e organizar viagens com amigos.

Imagine saber que você não será pressionado por possíveis cortes de despesas na empresa no final do ano. No mundo do serviço público, não é preciso se preocupar com isso. Você pode realmente concentrar-se na coisa mais importante: fazer bem seu trabalho.

Essas são as principais vantagens de prestar concurso público, especialmente um concurso em Salvador. É claro que passar em uma seleção dessas não é tarefa fácil; a concorrência costuma ser alta, e é necessário dedicar-se aos estudos com bastante disciplina. Além disso, para conseguir melhores salários e benefícios, o investimento na realização de uma faculdade é fundamental.

Entretanto, os esforços valem a pena se considerarmos todos esses benefícios, principalmente se você for um profissional dedicado. Por isso, fique de olho nas notícias no site da Prefeitura de Salvador para não perder oportunidades de concursos nos próximos meses.

Gostou deste artigo? Após saber o panorama sobre a carreira pública no estado baiano, que tal refletir sobre a relação entre mulher e mercado de trabalho? Confira nosso artigo sobre qual é a importância da valorização da mulher no mercado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados