Conheça 6 áreas da Logística nas quais atuar

produção nas áreas da logística

Em tempos de crise, conhecer o mercado de trabalho da profissão em que deseja atuar é essencial para quem quer fugir do desemprego, ainda que você tenha escolhido uma carreira promissora. No entanto, nem sempre é fácil identificar quais são os setores em ascensão, concorda? Foi pensando nisso que nós analisamos as áreas da Logística ideais para quem busca uma carreira profissional de sucesso!

Então, se você pensa em trabalhar com Logística, mas não faz ideia de como está o campo de atuação, não precisa mais se preocupar. Continue lendo e descubra qual dessas opções é a área ideal para o seu perfil:

  • planejamento;
  • gestão de compras e de estoque;
  • processamento de pedidos;
  • transporte e frotas;
  • supply chain;
  • indústria 4.0.

Quem sabe você não fará parte da próxima turma do curso de Logística aqui da Unime? Boa leitura!

1. Planejamento

Esse segmento é primordial para que uma empresa, independentemente de seu porte, torne-se referência em sua área. Afinal, o planejamento logístico é o responsável por fazer com que as atividades de todos os setores funcionem corretamente.

Por isso, os profissionais que atuam nesse ramo devem estabelecer os principais objetivos da empresa a curto, médio e longo prazos, estipular as ações que devem ser realizadas para alcançar cada um deles e avaliar os resultados frequentemente.

2. Gestão de compras e de estoque

Sem compras, as empresas não sobrevivem, já que é preciso ter recursos para que todas as atividades corporativas sejam realizadas. Além disso, vale ressaltar que as organizações que atuam de forma direta com vendas de produtos precisam constantemente adquirir matéria-prima e estocá-la de forma adequada.

Para suprir essas necessidades, é comum que as empresas contratem profissionais de Logística. Eles vão entender suas demandas e realizar um controle de estoque eficiente, evitando despesas desnecessárias ou falta de suprimentos em determinado período.

3. Processamento de pedidos

Agilidade: eis a palavra de ordem dos dias atuais. Não é por acaso que o ramo de processamento de pedidos está em expansão para os profissionais de Logística! Por reunir atividades que permitem que um pedido chegue corretamente ao cliente de forma mais rápida, por meio do uso de sistemas altamente tecnológicos, esse setor permite uma redução de tempo e de recursos para a empresa.

4. Transporte e frotas

Garantir o transporte seguro e eficaz de entregas para clientes é uma das responsabilidades de quem se forma em Logística. Aliás, pelo fato de as ferramentas de gestão de transporte ainda serem tecnologias muito recentes no Brasil, esse é um espaço do mercado de trabalho que tem grande oferta de vagas.

Portanto, considerando que essa é uma das maiores áreas em crescimento na Logística, aqui vai a dica: faça estágios nesse setor para já adquirir experiência durante a graduação e especializar-se nesse segmento. Assim, você vai se destacar da concorrência no mercado de trabalho.

5. Supply chain

Negociar e acompanhar os processos que envolvem transportadoras parceiras, fornecedores e distribuidores são funções que permitem uma integração maior na empresa. Com isso, é possível alcançar resultados melhores, como economia de custos, redução de riscos e maior satisfação dos clientes.

Essas tarefas fazem parte do trabalho do profissional de supply chain, ou seja, aquele que gerencia toda a cadeia de suprimentos da empresa. Por ser um trabalho tão importante, é uma das áreas mais atraentes para quem é formado em Logística. A título de informação, a média salarial aqui na Bahia de um analista (profissional, geralmente, em início de carreira) de supply chain, é de R$ 3.087,05.

6. Indústria 4.0

O uso de novas tecnologias na indústria é algo que vem sendo implementado nos últimos anos e, como resultado, traz maior automação de atividades e melhor controle de informações que circulam — tanto entre os colaboradores da empresa quanto com o meio externo.

Apesar de ser um segmento novo, grandes corporações instaladas no Brasil já fazem uso de avanços englobados pela Indústria 4.0 e, com isso, surge a oportunidade para profissionais de Logística atuarem nesse setor, que é altamente rentável.

Como você viu, essa profissão oferta um leque de oportunidades para quem busca uma carreira promissora. Sabendo disso, vale a pena analisar as opções disponíveis e identificar qual delas é a mais adequada para o tipo de trabalho que pretende realizar. Então, analise o seu perfil profissional e entenda qual desses tipos de atuação nas áreas da Logística tem mais a ver com você.

Aproveite a sua visita no blog e confira a nossa lista com melhores empresas da Bahia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.