Arquitetura ou Engenharia Civil? Encontre o curso ideal

profissional de engenharia civil

Desconto nota do Enem

Se você está em dúvida sobre escolher uma graduação de Arquitetura ou Engenharia Civil, saiba que é normal; afinal, as duas áreas podem parecer bem semelhantes para quem não as conhece mais a fundo. Porém, é provável que você se surpreenda ao entrar na faculdade. Isso ocorre porque, apesar da proximidade, as duas profissões têm práticas bem diferentes.

Dessa forma, reunimos neste conteúdo as principais informações sobre cada profissão para acabar de vez com seus questionamentos. Continue acompanhando e confira!

Como é o mercado de trabalho para os profissionais de cada área?

Segundo um estudo feito pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), em 2016, havia aproximadamente 143.000 arquitetos e urbanistas em operação no Brasil e 20.000 empresas operando nessa área, e o mercado está em constante expansão.

Hoje, quem escolher fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo poderá trabalhar em instituições públicas, em empresas de construção e em empresas de arquitetura, além de abrir empresas próprias para obter mais vantagens, participar de licitações e aumentar a competitividade.

Por outro lado, o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) tem aproximadamente 273.000 engenheiros civis registrados. Devido ao amplo mercado, além de poder abrir empresas, os engenheiros também encontraram oportunidades para trabalhar não apenas em companhias de construção, mas em escritórios de engenharia, instituições industriais e públicas.

Quais são as áreas de atuação de cada profissional?

Aqui na Bahia, o mercado de trabalho oferece inúmeras oportunidades para o engenheiro civil ou arquiteto. Para atuar profissionalmente em qualquer uma das áreas, é necessário obter o diploma de formação superior aprovado pelo MEC (Ministério da Educação) e registrar-se em seus respectivos conselhos regionais. Aqui no estado, temos o CAU-BA (Conselho de Arquitetura e Urbano da Bahia) e o CREA-BA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia).

Os arquitetos projetam e coordenam edifícios e reformas. Por exemplo, o profissional determina qual material será usado no trabalho, como a iluminação será usada, qual cor aplicar e outros aspectos estéticos e funcionais do ambiente.

Os engenheiros podem lidar com edifícios civis, estruturas e fundações, engenharia geotécnica, hidráulica, infraestrutura e saneamento. Muitas vezes, os dois profissionais trabalham em conjunto: o arquiteto pode gerenciar a equipe e supervisionar o processo de construção nesses mesmos ambientes.

Tour pela prova do Enem

Qual é o salário médio dos profissionais no mercado?

De acordo com a Lei 4.950-A de 1966, o nível salarial de engenheiros civis, arquitetos e urbanistas deve ser:

  • 6 horas por dia: 6 salários mínimos;
  • 7 horas por dia: 7,25 salários mínimos;
  • 8 horas por dia: 8,5 salários mínimos.

Vale destacar que o valor do salário recebido varia de acordo com as habilidades e as experiências do profissional. Um arquiteto de edificações, por exemplo, recebe uma média de R$ 6.941,59* aqui em Salvador, enquanto um engenheiro civil tem como remuneração média R$ 7.878,22*.

Como escolher a melhor opção para mim?

Quem escolher se formar em Arquitetura ou Engenharia Civil na Bahia poderá trabalhar no mesmo local, mas executando tarefas diferentes. Enquanto os arquitetos consideram aspectos históricos e artísticos, os engenheiros concentram-se na execução e na análise de fatores físicos, químicos e matemáticos relacionados.

Além disso, cada formação segue uma área de especialização diferente. Apenas arquitetos podem trabalhar na restauração de prédios históricos, por exemplo. Por outro lado, somente os engenheiros podem projetar a obra de pontes, estradas e afins.

Em suma, se você tem um perfil mais planejador, a Arquitetura é uma ótima opção. Porém, se deseja trabalhar com processos práticos, o curso de Engenharia Civil seria a escolha mais indicada.

Essas são as principais informações que você precisa saber para escolher entre as melhores faculdades de Arquitetura ou Engenharia Civil. Aqui na Unime, independentemente da graduação escolhida, você terá todo o suporte necessário para finalizar o curso com excelência. Também poderá aproveitar com exclusividade o Canal Conecta, portal que faz a ponte entre empresas de todo o Brasil e alunos que buscam a primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Gostou das nossas dicas? Inscreva-se no processo seletivo da Unime e comece já a construir sua carreira de sucesso!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados