Como está o mercado de Engenharia Civil na Bahia?

profissionais de engenharia civil

Desconto nota do Enem

A Engenharia Civil é uma das profissões mais requisitadas e bem remuneradas do mercado. Depois de se graduar e realizar o registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (CREA-BA), o profissional torna-se habilitado para trabalhar projetando, gerenciando e executando obras, como prédios, casas e viadutos, sempre com o objetivo de manter a segurança do projeto e da equipe envolvida.

Aqui na Unime, o curso superior dura cerca de 5 anos e tem habilitação do tipo Bacharelado. A estrutura curricular inicial conta apenas com matérias generalistas do ciclo básico da Engenharia — Física, Química e Matemática —, para só depois encarar disciplinas mais específicas da área.

O campo de atuação é bastante amplo, fazendo com que os engenheiros civis tenham diversas oportunidades no mercado. É possível especializar-se em:

  • Construção Civil;
  • Saneamento;
  • Geotecnia;
  • Materiais de Construção;
  • Estradas e Transportes;
  • entre outros.

A seguir, vamos mostrar como está o mercado de Engenharia Civil na Bahia e quais são as suas principais oportunidades. Continue a leitura!

O mercado de Engenharia Civil na Bahia

Desde 2016, a Construção Civil tem enfrentado um cenário de retração econômica e paralisação de várias obras governamentais, o que dificultou o crescimento da área durante anos. No entanto, por causa do seu rápido desenvolvimento, a área está em alta novamente.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o segmento foi responsável pela formação de 10.745 novos postos de trabalho na Bahia, sendo o setor que mais contribuiu com a geração de empregos no primeiro período de 2019.

O profissional Engenheiro Civil tem uma média salarial de R$ 7.858,30 em Salvador, trabalhando 42 horas semanais. Assim como em qualquer outra área, a remuneração varia de acordo com a especialização e o cargo. No entanto, vale destacar que os salários mais altos só são conquistados por profissionais que se capacitam formalmente em uma faculdade de qualidade.

Tour pela prova do Enem

Quem escolhe fazer o curso de Engenharia Civil na Bahia tem a oportunidade de aproveitar um mercado de trabalho em ascensão e com diversas empresas renomadas do setor. Veja algumas a seguir:

  • Rfl Construções e Reformas;
  • Tessera Construções e Metalurgia;
  • RCR Construções e Reformas;
  • Isac Reformas e Construções;
  • MYX Reformas e Construções Ltda;
  • Rconstruções & Reformas.

As oportunidades do mercado

Como falamos, o campo de atuação do Engenheiro Civil é bastante amplo, oferecendo diversas oportunidades para quem presta vestibular na Bahia, ingressa na faculdade e conquista um diploma como engenheiro. Se o custo da mensalidade ficar pesado, você pode contar com programas de bolsas e descontos da própria da Unime, além de oportunidades governamentais, como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Os profissionais do setor podem trabalhar em indústrias, escritórios, empresas públicas, bancos, entre outros. Há oportunidade para todos os níveis. Ao pesquisar sobre as vagas na área de Construção Civil na Bahia, as opções mais encontradas são:

  • chefe de setor de obras de edificações;
  • chefe do setor de obras de saneamento;
  • coordenador de obras;
  • gerente de projeto;
  • gerente de obras;
  • fiscal de conservação civil;
  • coordenador de projetos imobiliários;
  • coordenador de manutenção civil.

Vale destacar que as oportunidades para engenheiro não se limitam ao território brasileiro. Muito pelo contrário: ao trabalhar em empresas multinacionais, o profissional tem a chance de ser deslocado para outros países, para formar uma carreira no exterior. Nesse caso, o domínio de um idioma estrangeiro é essencial.

Como pode ver, a Engenharia Civil tem um mercado bastante promissor na Bahia, além de várias oportunidades de trabalho. O primeiro passo para se tornar um engenheiro civil e construir uma carreira sólida é garantindo um diploma em um curso de qualidade.

A Unime é uma faculdade extremamente renomada de Salvador. Oferecemos o ensino e as oportunidades necessárias para o estudante alcançar uma carreira de sucesso na área. Por aqui, você ainda conta com acesso ao Canal Conecta, plataforma exclusiva de nossos alunos, que reúne inúmeras vagas de emprego e estágio em diversas empresas.

Gostou de conferir como está o mercado de Engenharia Civil na Bahia? Agora, aproveite para se inscrever no vestibular da Unime e garantir um aprendizado de qualidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados