Encontre as melhores faculdades de Arquitetura em 6 passos

materiais de arquitetura e urbanismo

Ser arquiteto é um desejo compartilhado por muitas pessoas. Afinal, essa é uma profissão tradicional e muito valorizada, que permite aos profissionais do ramo a criação de projetos belíssimos. Porém, para ter sucesso nessa área, é preciso encontrar uma boa faculdade. Quais são os atributos comuns das melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo?

Neste artigo, além de mostrar quais são as atribuições de um arquiteto, vamos nos aprofundar nos seguintes requisitos:

Como é a atuação de um arquiteto?

Em resumo, o arquiteto é o responsável pela elaboração do desenho que direcionará todas as etapas de um projeto. Nessa planta, encontram-se, por exemplo, o planejamento, os aspectos estéticos, a metragem, a divisão das áreas internas (no caso de edificações), entre outros detalhes.

Diferentemente do que muitos imaginam, esse profissional tem um campo de atuação que vai além da construção civil. Entre os seguimentos em que pode atuar, estão:

  • urbanismo;
  • luminotécnica;
  • restauração de prédios históricos;
  • visualização arquitetônica;
  • desenho de mobiliários.

Diante de tantas possíveis atribuições, fica clara a necessidade de cursar uma excelente faculdade de Arquitetura e Urbanismo para ter sucesso na carreira.

Como encontrar as melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo?

Para cursar uma boa faculdade de Arquitetura e Urbanismo, é preciso encontrar aquela que ofereça qualidade e facilidades para o aluno, como diversas formas de ingresso e modalidades de ensino. Para isso, realize uma pesquisa minuciosa. Acompanhe a seguir alguns critérios essenciais!

1.Confira se o curso é reconhecido pelo MEC

O reconhecimento do curso perante o MEC (Ministério da Educação) é o primeiro passo para encontrar uma boa graduação superior. Afinal, sem a autorização desse órgão, o diploma não terá validade. Além disso, o MEC avalia com frequência a qualidade de ensino de todas as instituições regularizadas. Dessa forma, o interessado pode escolher aquela com excelente nota. Para consultá-la, basta acessar o site do e-MEC.

2.Avalie como é o ensino das disciplinas técnicas

As disciplinas técnicas são essenciais para a boa formação do arquiteto. Por isso, a avaliação dessas matérias é um dos requisitos na escolha da melhor faculdade. Novamente, um bom indicador são as notas do MEC. Outra maneira é por meio de pesquisas feitas por entidades que mostram as instituições mais conceituadas do país.

3.Descubra a qualificação dos professores

Sem dúvida, o sucesso da faculdade em formar bons profissionais está nas mãos do corpo docente. Por isso, a pesquisa do interessado em cursar Arquitetura e Urbanismo deve incluir formação, experiência e capacitação dos professores. Atualmente, uma busca na Plataforma Lattes e no LinkedIn (rede social profissional) ajuda a encontrar os docentes e descobrir o seu perfil acadêmico.

4.Converse com alunos e ex-alunos

Outra sugestão importante é dialogar com alunos ou ex-alunos da faculdade. Novamente, as redes sociais podem ajudar muito nessa interação. É importante procurar também comentários sobre a instituição em outros canais da internet. Fique atento a citações negativas que indicam uma má qualidade no ensino.

5.Pesquise sobre parcerias

Normalmente, boas faculdades detêm parcerias com instituições que oferecem suporte para o ambiente acadêmico, como livrarias, institutos de pesquisa, cursos preparatórios para o vestibular e consultoria empresarial (voltada à conquista de um emprego na área).

Aqui na Unime, esse último tipo de parceria é feito junto ao Canal Conecta, plataforma com vagas de emprego e de estágio. Sendo assim, nossos alunos têm o suporte para encontrar excelentes vagas de emprego, por exemplo, nas indústrias em Salvador e região.

6.Verifique se a faculdade oferece bolsas e descontos

Um diferencial da faculdade é a oferta de bolsas de estudo e descontos nas mensalidades. Pode-se incluir também a possibilidade de os estudantes ingressarem em um financiamento, como o Parcelamento Estudantil Privado (PEP). Desse modo, as parcelas cabem no bolso dos que desejam ser arquitetos profissionais.

Devido às excelentes oportunidades da área de Arquitetura e Urbanismo e à qualidade do ensino da faculdade Unime, muitos optam por fazer vestibular em Salvador. Essa é uma ótima escolha, pois a Unime preenche todos os requisitos mostrados e está entre as melhores faculdades da região, com unidades também em Lauro de Freitas e em Itabuna.

Você pode conferir como é estudar na Unime neste post 😉

O que achou do artigo? Entendeu como encontrar as melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo? Então, aproveite para conhecer o curso da Unime! Entre em contato com o nosso time.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.