O que é a central de estágio da faculdade e como ela pode ajudar?

estudante de central de estágio

Entre as muitas questões relacionadas ao ensino superior, aquelas ligadas ao estágio profissional são particularmente importantes. Para estudantes de graduação, a importância desse momento é inegável, mas muitas pessoas nem sabem por onde começar a procurar oportunidades.

De fato, a experiência é crucial para uma carreira. Excelentes programas de estágio enriquecem a formação de quem está em busca do primeiro diploma, de quem deseja acumular prática no mercado de trabalho ou de quem pretende iniciar uma nova carreira. E para auxiliar os inúmeros estudantes durante esse período, muitas faculdades contam com uma central de estágio.

Então, partiu estágio? Antes de embarcar nessa jornada, continue acompanhando este post para conhecer tudo sobre o assunto! Veja abaixo os tópicos que abordaremos:

  • O que é uma central de estágio?
  • Como ela pode ajudar o futuro do aluno?
  • Como o aluno pode aproveitá-la melhor?
  • Qual é a importância de as centrais terem parcerias com empresas?

O que é uma central de estágio?

Central de estágio é qualquer programa de estágio universitário que permite aos estudantes encontrar trabalho em seu campo profissional. O programa é uma solução que visa aproximar empregadores em busca de talentos de estudantes de ensino superior à procura de primeiras oportunidades.

Em outras palavras, estágios são o ponto de entrada para profissionais da sua região. Todo profissional de sucesso passou por pelo menos um estágio na vida. É a hora de experimentar, não apenas com o objetivo de aprofundar o conteúdo técnico, mas também para aprender habilidades únicas, como mostrar inteligência emocional e resistência ao estresse do mercado de trabalho.

Como ela pode ajudar o futuro do aluno?

Se você vive em Salvador, por exemplo, uma central de estágio ajudará a entrar no mercado de trabalho na Bahia. Para tornar-se um profissional capacitado, você deve não apenas entender a teoria do seu curso superior, mas também a prática. Portanto, um estágio é um laboratório que desenvolve habilidades essenciais, que terão impacto no seu desempenho profissional após a chegada do diploma.

Isso significa que, se você deseja encontrar um emprego em sua área de formação, precisa de experiência e, para ganhar experiência, precisa de uma oportunidade. Então, a central é o laço que estabelecerá essa ligação. Após a formatura, você ainda pode ser contratado pela organização na qual estagiou ou ser indicado para trabalhar em outras companhias.

Estágios em empresas renomadas e que se encaixam em seus objetivos profissionais gerarão ótimas oportunidades. Afinal, sua carreira não começa só quando você tiver seu diploma, mas bem antes disso.

Como o aluno pode aproveitá-la melhor?

Durante o estágio, você terá a oportunidade de provar que apresenta as condições necessárias para se tornar um profissional altamente qualificado, como ter comprometimento, ética, responsabilidade e habilidades organizacionais. Ou seja, a experiência enriquece seu treinamento e ajuda a alcançar seus objetivos de carreira.

A vantagem disso é que você pode aproveitar ao máximo essa oportunidade sem se preocupar com o supervisor de estágio. Também vale destacar: não encare o momento como algo sem valor e nem negligencie suas atividades por acreditar que profissionais contratados não as fariam.

Qualquer bom profissional precisa realizar atividades mais básicas antes de passar para o próximo nível. Sem uma base sólida, você não pode sustentar sua carreira. A participação e a atitude do estagiário determinarão seu desempenho na empresa.

Então, para você que está em busca de um estágio, aqui vão algumas dicas:

  • prepare e atualize seu currículo com cuidado para torná-lo adequado à área ou vaga necessária. Um currículo muito geral dará a impressão de que você não sabe o que deseja;
  • procure empresas cujos programas de estágio correspondam aos seus objetivos profissionais. Quanto mais você aprende, mais segura é a escolha;
  • contate sua instituição educacional e aproveite a central de estágio que ela oferece. Assim, você encontrará a vaga ideal com mais facilidade;
  • converse com professores do curso. Por serem também profissionais do mercado, entendem os requisitos das vagas e podem fazer boas sugestões;
  • não ignore seu perfil nas redes sociais. O departamento de Recursos Humanos também é responsável por recrutar e selecionar estagiários e usa cada vez mais a mídia online para avaliar candidatos;
  • tenha atenção ao seu comportamento enquanto aluno. O modo como você se comporta na faculdade pode abrir ou fechar portas. Se for comprovado que você tem compromisso, responsabilidade e atitude ética, as chances de ser indicado para vagas de estágio serão maiores.

Qual é a importância de as centrais terem parcerias com empresas?

Como dissemos inicialmente, as centrais de estágio associadas às faculdades são responsáveis por fazer a conexão entre estudantes e mercado de trabalho. Assim, os alunos conseguem vagas de estágio em empresas parceiras do programa e das instituições de ensino.

Um bom exemplo é o Canal Conecta, um portal de empregabilidade exclusivo dos alunos aqui da Unime, que oferece vagas de emprego e de estágio em todo o Brasil por meio da parceria com a faculdade. Entre os principais benefícios aos alunos, vale destacar os seguintes:

  • pesquisa comportamental gratuita para o autoconhecimento do aluno;
  • sistema com geolocalização para facilitar a busca por vagas locais;
  • cadastro simples e rápido no portal, onde o estudante pode inserir seu currículo facilmente e candidatar-se às vagas desejadas;
  • a cada 3 estudantes entrevistados, 1 é contratado;
  • chances de aumento de renda após a contratação;
  • mais de 4,5 mil empresas parceiras;
  • mais de 50 mil vagas publicadas.

Além disso, as empresas também se beneficiam na associação ao programa:

  • possibilita fazer a gestão das suas vagas em um só lugar;
  • oferece a utilização de todas as funcionalidades do portal gratuitamente;
  • indicação automática de alunos mais qualificados para as vagas divulgadas;
  • possibilidade de filtrar candidatos por localização.

Centrais como o Canal Conecta ajudam a instituição de ensino e os alunos a entenderem as necessidades das empresas no mercado, facilitando o desenvolvimento de um modelo acadêmico que prepare os estudantes para o meio profissional.

Essas são as principais informações sobre como a central de estágio é importante na carreira dos estudantes do ensino superior e de que forma contribui para o crescimento do mercado e da economia da Bahia.

Afinal, conseguir um estágio pela central não é importante apenas para a formação acadêmica. Trata-se de uma experiência transformadora no desenvolvimento de habilidades essenciais em sua atuação profissional: autonomia, gestão do tempo e capacidade de executar e estabelecer relacionamentos adequadamente no ambiente empresarial.

Agora que você já sabe como a central de estágio da faculdade ajuda na carreira do aluno, deixe um comentário abaixo. O que você acha desse tipo de iniciativa?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.