Como funciona uma clínica de veterinária popular?

veterinária

Desconto nota do Enem

Assim como acontece com as pessoas, os animais também adoecem e precisam de cuidados. Além disso, eles devem visitar o veterinário regularmente para fazer exames de rotina e tomar as vacinas necessárias para que estejam imunes contra as principais doenças.

Porém, consultas ou procedimentos em clínicas especializadas podem custar muito caro. É nesse contexto que surgem as clínicas veterinárias populares, que garantem acesso a tais serviços para as populações de renda mais baixa e podem ser uma ótima oportunidade para os profissionais da área.

Neste post, você vai entender:

  • o que é uma clínica veterinária popular;
  • como ela funciona na prática;
  • quais são as vantagens que esse modelo de negócio traz para profissionais e tutores de animais.

Boa leitura!

O que é uma clínica veterinária popular?

A clínica veterinária popular é um modelo de empresa que vem se popularizando no mercado, principalmente em regiões onde a população pode encontrar obstáculos financeiros para oferecer os cuidados necessários aos seus animais de estimação.

Para facilitar o acesso das pessoas aos serviços veterinários, essas clínicas cobram valores abaixo dos encontrados no mercado. Em alguns casos, podem oferecer consultas e procedimentos gratuitos ou a preços de custo.

As clínicas veterinárias populares também costumam promover mutirões de castração, procedimento que evita o aumento do número de animais nas ruas e evita doenças como o câncer de testículo. Aqui em Salvador, por exemplo, não é raro que a prefeitura organize, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses e clínicas conveniadas, castrações de cães e gatos de forma gratuita.

A castração tem grande importância para a sociedade e para a saúde do animal, mas nem todos os tutores têm condições de pagar o valor total da cirurgia; por isso, procuram clínicas populares.

Como ela funciona na prática?

As clínicas veterinárias populares costumam ter o mesmo modelo de funcionamento de qualquer outra. Os profissionais atendem os animais que chegam para consultas, vacinas e procedimentos agendados, além de urgências e emergências.

Em geral, os agendamentos são feitos de duas formas: por telefone ou presencialmente. No segundo caso, as clínicas e os hospitais costumam distribuir senhas por ordem de chegada. O mesmo acontece com os atendimentos emergenciais — quem chega primeiro será atendido mais rapidamente.

Quando há mutirões de cirurgias, é comum que as instituições promovam o evento com antecedência. Assim, todos os interessados cadastram-se antecipadamente e realizam os exames pré-operatórios necessários.

Por que é uma boa oportunidade para profissionais de veterinária?

Os profissionais que desejam construir uma carreira em Medicina Veterinária encontram na clínica veterinária popular uma grande oportunidade de ganhar experiência e ajudar quem mais precisa. Esse tipo de trabalho traz muitos benefícios para o veterinário. Confira alguns e saiba mais sobre eles:

  • ganho de experiência;
  • networking;
  • vivência em um ambiente hospitalar;
  • oportunidade de aprendizado;
  • possibilidade de ajudar quem precisa.

Ganho de experiência

O dia a dia em uma clínica veterinária popular é uma experiência enriquecedora para o médico veterinário em qualquer fase da sua carreira. O grande fluxo de pacientes faz com que o profissional tenha contato com os mais variados sintomas e enfermidades.

Tour pela prova do Enem

Assim, ele ganha experiência no atendimento ao público, exames, diagnósticos e também no tratamento de doenças. Essa vivência é muito importante para quem está no início da carreira e uma oportunidade de crescimento para quem já atende há mais tempo.

Networking

Um veterinário que está no início de sua carreira e abre um consultório pode ter dificuldades para conseguir uma clientela. Na clínica veterinária popular, isso não acontece, porque os preços mais acessíveis atraem um grande número de pessoas. Para o profissional, essa é uma grande chance de tornar-se conhecido entre o público e começar a construir a sua própria clientela.

O ambiente também favorece o networking com outros veterinários, o que pode abrir portas para quem deseja evoluir e consolidar-se no mercado de trabalho.

Vivência em um ambiente hospitalar

Esse tipo de vivência é muito importante para a carreira de um médico veterinário. Ao trabalhar em um ambiente hospitalar e conviver com diversas situações, o profissional aprende a lidar melhor com cada uma delas, desde as mais tranquilas até as mais graves.

O relacionamento com os tutores dos animais também é um aprendizado fundamental para os veterinários. Afinal, os pacientes são os pets, mas as preocupações, decisões e orientações devem ser divididas com seus tutores, que muitas vezes estão fragilizados com a situação dos seus animais.

Oportunidade de aprendizado

É comum que, na clínica veterinária popular, trabalhem tanto médicos veterinários já formados quanto alunos da graduação que estão fazendo estágios ou cursando disciplinas práticas.

Esse modelo é vantajoso para todos — os alunos começam a ter os seus primeiros contatos com paciente e a adquirir experiência antes mesmo da formatura, enquanto os profissionais têm a oportunidade passar conhecimentos e contribuir com a evolução da área.

Aqui na Unime, os alunos do curso de Medicina Veterinária têm acesso ao nosso Hospital Veterinário, onde se preparam para o mercado de trabalho em Salvador e ganham experiência para buscar também outras oportunidades de emprego no Nordeste e demais regiões do Brasil.

Possibilidade de ajudar quem precisa

Outra grande vantagem que o nosso Hospital Veterinário proporciona aos alunos profissionais da área é a possibilidade de ajudar animais de famílias menos favorecidas, que não teriam acesso a veterinários em outros modelos de clínica.

Quais são as vantagens para o cliente?

Além de ser muito benéfico para o profissional, esse modelo de clínica também traz muitas vantagens para os clientes. A principal delas, como já falamos, é a possibilidade de encontrar atendimento de qualidade para o seu animal a valores acessíveis, já que os preços em clínicas tradicionais podem ser muito altos para uma grande parcela da população.

Outra vantagem é o cuidado no atendimento, que, muitas vezes, é feito pelo profissional e por um aluno. Por isso, o animal recebe atenção em dobro, além de ser examinado meticulosamente pela dupla. A possibilidade de fazer consultas, exames e procedimentos em um só lugar também é uma grande vantagem para os animais que precisam de mais cuidados.

Com tantas vantagens, fica claro por que a clínica veterinária popular é um modelo de negócio que está em plena expansão. Tanto os profissionais quanto clientes podem usufruir de diversos benefícios e trabalhar juntos em um só objetivo, que é garantir a saúde dos animais.

Aqui na Unime, os nossos alunos de Medicina Veterinária aprendem, desde o início do curso, a cuidar de animais de diferentes espécies e em ambientes variados, tanto na assistência clínica quanto cirúrgica. Os que desejam entrar no mercado de trabalho contam ainda com o Canal Conecta, uma plataforma exclusiva de nossos alunos que faz conexões entre eles e as vagas disponíveis.

Para saber quais são as áreas de atuação e as características de um bom médico veterinário, confira o nosso post sobre a carreira nessa área!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 100

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados