Por que fazer faculdade de Enfermagem em Salvador?

enfermagem em salvador

Empatia, cuidado com o próximo, dedicação… Para atuar na área da Saúde, como em Enfermagem, é imprescindível que a pessoa trabalhe tais características, afinal, o serviço trata de outro ser humano, que muitas vezes está em situação de vulnerabilidade.

Mas, afinal, como atua o enfermeiro? Neste artigo, você conhecerá mais detalhes sobre a profissão, mas também as vantagens de fazer um curso de graduação na área, bem como os as principais razões para optar pela faculdade de Enfermagem em Salvador. Quer conhecer melhor sobre o assunto? Continue a leitura!

A atuação do enfermeiro

Quem decide seguir uma carreira em Enfermagem deve saber que a principal função de um profissional dessa área da Saúde é cuidar das pessoas. Ele é o responsável por prestar toda a assistência ao paciente, fazendo desde a aplicação de injeções até realização de intervenções, a fim de garantir o bem-estar e o conforto no tratamento de doenças de diferentes tipos e no trato da internação hospitalar.

No entanto, cabe dizer que a Enfermagem pode ser exercida por auxiliares, técnicos e enfermeiros. Sim, existem algumas diferenças nessa atuação, e é interessante estar atento ao que cada um pode executar.

Diferença entre auxiliar de enfermagem, técnico em enfermagem e enfermeiro

O auxiliar precisa ter um curso de Enfermagem de curta duração (cerca de um ano). Ele aprenderá sobre cuidados básicos de higiene, mas também sobre a alimentação de pacientes, bem como sobre os procedimentos básicos. Entre esses procedimentos, encontram-se tarefas como dar vacinas, administrar medicamentos e até executar curativos simples. No entanto, o trabalho deve ser supervisionado por técnicos ou mesmo por enfermeiros.

Por sua vez, o técnico tem uma formação de nível médio, durante a qual ele se prepara por cerca de dois anos. Por estar um nível acima do auxiliar, ele presta uma assistência mais complexa, estando sob ordens do enfermeiro. Com isso, pode preparar medicação, coletar material de exame e também fazer a preparação de um paciente que se submeterá a exames ou mesmo a cirurgias.

Então, temos o enfermeiro, que é o responsável por coordenar e supervisionar todas as tarefas executadas tanto por auxiliares quanto por técnicos. Para que possa exercer tal função, é necessário ter uma graduação em Enfermagem. Aqui na Unime, ela tem a duração mínima de quatro anos. Além de poder exercer todas as atividades de assistência, da mais simples à mais complexa, o profissional pode atuar em cargos administrativos dentro de unidades de saúde tanto públicas quanto particulares.

Os benefícios de fazer a faculdade de Enfermagem em Salvador

Fazer faculdade de Enfermagem traz uma série de benefícios para a carreira daqueles que querem se especializar na área da Saúde. Confira a seguir alguns desses motivos e o porquê de escolher Salvador!

Possibilidade de escolher entre várias áreas de atuação

Para quem cursa enfermagem, o leque de opções é bastante variado quanto à atuação. O profissional poderá focar seus esforços na área da Saúde na qual mais tiver interesse. Desde o home care (os cuidados em casa e em serviços particulares) até oncologia (auxiliando pacientes que estão em tratamento contra o câncer).

Com tantas possibilidades, o enfermeiro pode ainda optar por atuar na iniciativa privada ou pública. Mais à frente, explicaremos as vantagens para quem cursa faculdade de Enfermagem em Salvador, dadas as novas demandas do mercado de trabalho na região.

Alta demanda do mercado de trabalho

As possibilidades de atuação variadas estão ligadas a uma alta na demanda do mercado de trabalho. No Brasil, muitos dos profissionais que atuam na área ainda não contam com uma graduação; a maioria é composta por técnicos, abrindo espaço para a necessidade de maior profissionalização e aperfeiçoamento desse grupo.

Além disso, o aumento, bem como o envelhecimento da população, fazem com que a procura por serviços de saúde seja cada vez maior. Consequentemente, é necessário que mais profissionais atuem na área para atender ao público. Sem contar que há uma crescente em relação aos Programas de Saúde da Família (PSF). Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde, só nas Américas, há um deficit de cerca de 800 mil profissionais da Enfermagem.

Boas oportunidades na Bahia

Salvador destaca-se pelas faculdades particulares altamente qualificadas na área da Saúde, o que permite àqueles que cursam Enfermagem terem uma boa base para o exercício da profissão. Além disso, há uma menor concorrência para bolsas e financiamentos, como o FIES, permitindo ao aluno optar pelo curso em uma instituição de renome sem comprometer o orçamento.

Outro dado interessante: na Bahia, há mais de 33 mil profissionais de Enfermagem, segundo o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, com espaço para expansão.

Valorização salarial

O salário médio do enfermeiro na Bahia é de R$ 2.677,43, mas esse valor pode subir consideravelmente dependendo da posição e do tempo de experiência do profissional. Em cargos públicos, os salários podem ser bem maiores.

Grande parte das vagas são voltadas para a atuação em hospitais, em institutos e em postos de saúde. Mas também há vagas nas Forças Armadas, Polícia Militar, Exército, Marinha, entre outros. A possibilidade de atuação de maneira autônoma também tem reflexo nos ganhos, aumentando o salário, bem como permitindo ao trabalhador flexionar os seus horários.

Papel importante na vida do paciente

A Enfermagem é uma área com um papel muito importante no cotidiano da nossa sociedade. Cabe ao profissional prestar toda a assistência ao indivíduo em situação de vulnerabilidade.

Em muitos casos, ele será elemento crucial no salvamento de outra vida. Sem contar que cabe ao enfermeiro prestar todo o suporte para que o tratamento ocorra da maneira mais eficiente possível.

A Enfermagem não é uma profissão simples e exige alto grau de comprometimento do enfermeiro. Mas, sobretudo, é uma área muito gratificante de atuação, pois trabalha diretamente com o outro e a sua vida. Como vimos também, o segmento tem demandado cada vez mais profissionais especializados na Bahia, ofertando oportunidades com bons salários.

E então, pensando em fazer a faculdade de enfermagem em Salvador ou perguntando-se por que fazer Enfermagem? Entre em contato conosco, conheça o curso oferecido pela Unime e agende o seu vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.