5 motivos para investir em uma faculdade no Nordeste do Brasil

alunos de faculdade no nordeste

Desconto nota do Enem

Quem pensa em investir numa faculdade sabe da necessidade de conhecer muito além da instituição em que fará o seu curso. Aspectos ligados à região, como custo de vida, qualidade de moradia e oportunidades de trabalho, pesam nessa escolha.

Se você sonha em cursar uma faculdade no Nordeste, saiba que o PIB (Produto Interno Bruto) da região cresce mais que a média nacional. Só para ter uma ideia, em 2017, foram movimentados mais de R$ 953 bilhões. Pensando nesse crescimento, trouxemos aqui no blog da Unime, motivos para investir em uma faculdade no local. Eles incluem:

Custo-benefício

O custo-benefício de moradia é um dos principais diferenciais para aqueles que desejam cursar faculdade no Nordeste. É possível encontrar bons locais para viver sem que seja preciso pagar uma fortuna.

Sem contar que alguns locais vivem um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, o que possibilita a esse local oferecer um custo de vida melhor à medida que os salários também aumentam.

Crescimento econômico da região

De acordo com uma matéria do portal Terra, o Nordeste foi uma das regiões brasileiras de maior desenvolvimento econômico nos últimos anos. De acordo com a reportagem, um estudo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) revelou que a região teve crescimento anual do PIB de cerca de 3,5%.

Isso se deve a uma série de fatores, como o desenvolvimento de um polo tecnológico, que proporcionou a expansão econômica para a região e atraiu dezenas de empresas.

Crescimento do mercado de trabalho

A qualidade de vida no Nordeste foi impulsionada nas últimas décadas, com maior inclusão social e mais oportunidades oferecidas à população. A região ainda se encontra em expansão econômica, o que demanda um crescimento do mercado e, portanto, novos postos de trabalho.

Tour pela prova do Enem

A ideia é que a região passe a ter um papel cada vez mais forte como polo comercial, impulsionando a economia e proporcionando um crescimento tal como acontece em outras regiões do país.

Excelentes faculdades particulares

O Nordeste tem avançado também no quesito educação. De acordo com informações do Instituto Unibanco, dos dez estados que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre 2005 e 2017, quatro deles pertencem à região Nordeste.

Consequentemente, isso tem aberto portas para maior investimento também no ensino superior. Hoje, a região conta com excelentes instituições particulares, com destaque às faculdades de Medicina no Nordeste, curso este que é um dos mais procurados no país.

Baixo custo de vida das cidades

O Nordeste ainda tem um baixo custo de vida das cidades quando comparado a regiões como Sudeste e Sul. O poder aquisitivo da população também aumentou, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDMH), que leva em consideração longevidade, renda e educação, estando diretamente relacionado a aspectos como padrão de vida e oportunidades.

Por exemplo, a cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana, além de ter um custo de vida bom, é um dos municípios mais industrializados da região. Em 2014, o município entrou na lista dos locais que mais criaram empregos no Brasil. O destaque fica por conta do seu crescimento estável ao longo dos anos e do desenvolvimento constante, o que impulsionou o mercado de trabalho na Bahia.

Cursar faculdade no Nordeste é bastante bem vantajoso, como você pôde perceber ao longo deste artigo. Os números apontam uma perspectiva bem otimista para a região. Ao escolher a Unime, que tem unidades em Lauro de Freitas, Itabuna e Salvador, você ainda tem um meio exclusivo de encontrar essas oportunidades, chamado Canal Conecta. É a nossa plataforma exclusiva com vagas de emprego e estágio sempre conectadas ao seu perfil profissional.

E se o seu sonho é fazer uma boa faculdade, entre em contato conosco para conhecer as opções oferecidas pela Unime!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados