Qualidade de vida no Nordeste: os benefícios de morar na região

qualidade de vida no nordeste

Desconto nota do Enem

Por muito tempo, o movimento comum no Brasil foi o de nordestinos mudando-se para capitais das regiões Sudeste ou Sul em busca de maiores oportunidades de emprego. Entretanto, a economia do país mudou bastante e, atualmente, a qualidade de vida no Nordeste chama a atenção de muitos brasileiros de outros estados.

Não é por acaso que diversos brasileiros — e até mesmo pessoas de outros países — tenham escolhido cidades nordestinas como destino. Um dos motivos é a busca pela tranquilidade de morar perto da praia ou em uma cidade do interior. Mas será que viver no Nordeste significa apenas isso? Saiba mais!

Viver no Nordeste representa apenas tranquilidade?

Quando se fala que a tranquilidade faz parte da qualidade de vida no Nordeste, algumas pessoas podem ter uma visão um pouco equivocada. Entendendo, por exemplo, que os municípios da região apresentam poucas oportunidades de crescimento profissional.

Isso não é verdade. Embora a rotina de trabalho possa ser diferente entre as cidades do Nordeste e de outras partes do país, não significa que há falta de oportunidades de estudo e de carreira. Pelo contrário, o mercado de trabalho vem se ampliando muito nos últimos anos.

O aumento do número de indústrias e o avanço do comércio, além da importância das atividades econômicas ligadas ao turismo são alguns elementos que aquecem o mercado para nordestinos e outros brasileiros que desejem morar na região.

Então, quem se pergunta como é a qualidade de vida no Nordeste pode esperar uma boa combinação entre tranquilidade e oportunidades. É possível estudar e trabalhar muito, mantendo um custo de vida sustentável e encontrando mais calmaria do que em outros estados do país.

Embora seja retratado algumas vezes como um local de seca e de pobreza, o Nordeste já se distanciou muito desses estereótipos nas últimas décadas. Quem deseja morar na Bahia tem na faculdade Unime uma ótima opção para investir na formação e conquistar sucesso profissional.

Quais os benefícios de morar no Nordeste?

Depois de saber que os municípios nordestinos estão cheios de possibilidades atrativas, que tal conhecer alguns benefícios de morar neles? Certamente, depois deste post, você vai desejar descobrir quais são as melhores cidades para morar no Nordeste.

Clima

Sem dúvida, o clima agradável é uma das principais razões que fazem brasileiros de diversos locais do país se mudarem para o Nordeste. As temperaturas mais quentes e a alta umidade do ar em cidades próximas do litoral fazem a alegria de quem sonha em fugir do frio.

A vantagem em relação ao clima justifica o porquê do turismo acontecer durante todo o ano nas praias nordestinas. Em geral, as cidades da região são convidativas para atividades ao ar livre. Quem gosta de programas assim vai adorar morar no local.

Pessoas acolhedoras

Apesar de vivermos todos no mesmo país, a extensão geográfica do Brasil faz com que as regiões e estados tenham culturas diferentes. E uma das marcas da cultura nordestina é o acolhimento. Muitas pessoas que viajam para o Nordeste ficam encantadas com a simpatia que encontram.

Normalmente, os nordestinos são bem amigáveis e solícitos, promovendo um bom acolhimento para quem conhece ou passa a morar na região. Você provavelmente vai fazer ótimos amigos na faculdade e no local de trabalho.

Tour pela prova do Enem

Custo de vida

Muitos estudantes têm escolhido faculdades nordestinas para realizar seu curso superior também pela oportunidade de encontrar um menor custo de vida. De fato, é possível pagar menos para viver em diversas cidades do Nordeste, quando comparado com outros municípios brasileiros.

Estudantes e profissionais costumam encontrar, por exemplo, aluguéis mais baratos. Além de ter menos gastos com alimentação, transporte e até mesmo lazer — já que a qualidade de vida no nordeste brasileiro inclui muitas opções de entretenimento gratuito ou mais barato.

Cultura

As cidades nordestinas são importantes berços da cultura, especialmente relacionadas ao artesanato e às músicas regionais, como o forró e o frevo. As pessoas que gostam de acompanhar arte e cultura podem esperar boas alternativas na região.

O próprio calendário das cidades costuma incluir diversas festas e manifestações culturais. Além disso, quem gosta de se divertir em shows de humor já deve saber que muitos dos grandes humoristas do Brasil são nordestinos. Essa é mais uma forte marca da cultura local.

Oportunidades de emprego

Antes de decidir mudar-se para outro estado do país, é normal pesquisar sobre as condições de estudo e de trabalho, certo? Claro que ninguém deseja enfrentar dificuldades em uma cidade diferente. Se essa é uma preocupação sua, pode se tranquilizar.

A economia no Nordeste apresenta ampliação do número de empresas. Na última década, ele esteve entre as regiões que mais cresceram no país. A tendência atual é de novo crescimento, em recuperação à crise que o país viveu recentemente.

O mercado de trabalho na Bahia mostrou crescimento em 2019. A criação de novos postos de trabalho fez o estado figurar na posição de 6º maior gerador de empregos no país — e primeiro lugar no Nordeste.

Os estudantes da Unime contam com uma facilidade a mais para encontrar oportunidades de estágio e de emprego. Estamos falando do Canal Conecta — uma plataforma que media o seu contato com as principais empresas nordestinas.

É melhor morar em capitais ou no interior no Nordeste?

Será que a qualidade de vida no Nordeste é maior nas capitais ou no interior? Na verdade, a escolha sobre onde morar depende mais dos seus gostos pessoais. Ambas as opções têm vantagens interessantes para quem deseja viver no Nordeste.

Em geral, as capitais apresentam uma rotina mais rápida e dinâmica, embora mantenham um ritmo mais tranquilo do que o dos grandes centros urbanos de outras regiões. Logo, morar na capital é uma boa opção para quem busca boa diversidade de lazer, de shopping, de empresas etc.

Entretanto, as cidades do interior também não ficam atrás. O fato de algumas serem regiões litorâneas as deixam bastante movimentadas pelo turismo durante todo o ano. Além disso, morar no interior pode ser o ideal para quem valoriza a tranquilidade.

Você acabou de conhecer as principais informações sobre a qualidade de vida no Nordeste brasileiro. E então, acha que vale a pena se mudar para essa região? Com certeza, é possível encontrar muitos motivos para fazer tomar uma decisão assim.

Ficou com alguma dúvida? Ou quer compartilhar sua opinião? Deixe um comentário neste post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 147

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados