Material odontológico: o que vou precisar na faculdade?

materiais odontológicos

O curso de Odontologia tem, em sua grade curricular, disciplinas teóricas e práticas. As primeiras são importantes para o entendimento do funcionamento do corpo humano, enquanto as outras são fundamentais para que o aluno pratique os procedimentos estudados e conheça o cotidiano da profissão.

Quando começa a fazer faculdade, é preciso comprar alguns materiais odontológicos fundamentais às atividades práticas ao longo do curso. Esses itens permitem que o dentista em formação realize um trabalho de qualidade e com segurança, além de ajudar a aprimorar as técnicas odontológicas.

Neste artigo, você vai conferir uma lista com os principais materiais de Odontologia usados ao longo do curso e saber o objetivo de cada um. Vamos lá?

Material odontológico para a faculdade

Para que as aulas práticas sejam bem aproveitadas, é imprescindível que o aluno tenha um kit odontológico básico, com alguns itens que vão proporcionar segurança e boa execução dos procedimentos. Confira a lista com os principais materiais e, em seguida, leia mais sobre cada um deles:

  • jaleco;
  • luvas;
  • sugador descartável;
  • seringa carpule;
  • curetas;
  • sonda periodontal;
  • espelho clínico.

Jaleco

Também chamado de avental, o jaleco é o uniforme do dentista e deve ser usado em todos os atendimentos. Na faculdade, ele é considerado um equipamento de segurança e evita o contato com fluidos do paciente e produtos utilizados, mantendo a higiene do profissional.

O traje deve preencher alguns requisitos, como ser branco ou de cor clara e ter mangas longas e comprimento acima do joelho. O jaleco deve garantir mobilidade ao dentista e permanecer fechado durante todo o atendimento.

Luvas

Assim como o jaleco, as luvas evitam o contato do profissional com fluidos corporais e produtos e mantêm a higiene durante o atendimento. O dentista trabalha com diferentes tipos de luvas, pois cada um é indicado para uma situação.

As luvas de borracha são indicadas para a limpeza dos materiais e superfícies do laboratório ou consultório. Além disso, também é necessário ter equipamentos próprios para manipulação de materiais, atendimentos e procedimentos cirúrgicos, que devem ser descartáveis a fim de evitar contaminação.

Sugador descartável

O sugador é o material odontológico que remove o excesso de saliva da boca do paciente durante o atendimento e permite que o profissional execute os procedimentos de maneira mais fácil. Esse equipamento é indispensável para o dentista e é utilizado desde os primeiros anos da graduação.

Seringa carpule

A seringa carpule é um material específico para uso odontológico e serve para aplicar anestesias e irrigar canais radiculares. Esse procedimento é realizado em casos de tratamentos que possam causar dor ao paciente.

Curetas

As curetas, assim como os raspadores periodontais, são utilizadas para retirar o tártaro dos dentes em procedimentos de limpeza. O tártaro é um problema bastante comum e precisa ser tratado para que não leve a algo mais grave. Por isso, as curetas são materiais odontológicos muito presentes na rotina do dentista.

Sonda periodontal

Também conhecida como explorador dental, a sonda periodontal é um material muito utilizado no dia a dia do profissional. Sua ponta se assemelha a um gancho, e ela é utilizada para verificar a presença de cavidades de cárie nos dentes dos pacientes e problemas periodontais. O instrumento também pode ser usado em tratamentos de canal e restaurações, para checar a fixação dos materiais.

Espelho clínico

Os espelhos clínicos estão disponíveis em diversos tamanhos, sempre pequenos, e servem para oferecer melhor visibilidade ao dentista durante o atendimento, por meio da visão indireta. Esse instrumento também auxilia o profissional na retração da língua e das bochechas dos pacientes, permitindo melhor visualização.

Importância dos materiais no curso de Odontologia

O investimento nesses materiais varia de R$ 1.500 a R$ 8.000. A princípio, os números podem assustar, mas é importante lembrar que alguns itens desse kit odontológico acompanham o dentista por muitos anos, desde a formação até a vida profissional.

Aqui na Unime, temos o melhor curso de Odontologia em Salvador, Itabuna e Lauro de Freitas e preparamos os alunos para acompanhar os constantes avanços do mercado na Bahia e nos demais estados do país. Temos várias formas de ingresso, além de uma grade curricular ampla que abrange disciplinas específicas e das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde. Por isso, todo investimento realizado na compra desses materiais odontológicos será bem empregado durante a realização do nosso curso.

Agora que você já sabe quais são os materiais odontológicos mais utilizados na faculdade, inscreva-se no vestibular e dê o primeiro passo para se tornar um dentista de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.