Conheça as 8 principais matérias da faculdade de Logística

faculdade de logística

Na hora de escolher uma profissão, é normal buscar as que oferecem boas oportunidades no mercado de trabalho. Uma opção é o curso Tecnólogo de Logística aqui da Unime, no qual o aluno aprende a gerenciar e a controlar os recursos e os produtos da empresa, desde o estoque até a distribuição no varejo. Dessa forma, as matérias de Logística são muito amplas, proporcionando aos alunos uma base sólida para trabalhar em diferentes campos profissionais.

Tudo o que é estudado no curso é consistente com as necessidades atuais do mercado. Quer conhecer mais sobre as disciplinas estudadas? Continue acompanhando este post e saiba detalhes referentes às seguintes disciplinas da faculdade de Logística:

  • armazenagem e movimentação de materiais;
  • processos logísticos;
  • gestão de projetos;
  • operações logísticas;
  • sistemas de gestão;
  • matemática financeira;
  • otimização de sistemas de transporte;
  • cadeia de suprimentos.

1. Armazenagem e movimentação de materiais

Uma das principais matérias do curso é a de armazenagem e movimentação de materiais. Afinal, uma das funções do profissional de Logística é otimizar os espaços físicos. Por isso, essa disciplina ensina os alunos a avaliar as condições de armazenamento do ambiente e determinar quais alterações precisam ser feitas.

Por exemplo: em uma indústria de produção de produtos de limpeza, se eles querem que o produto mantenha a qualidade e o formato em todas as regiões do país, alguém precisa estudar a melhor embalagem.

O profissional deve considerar os detalhes de embalagens primárias, caixas e até a melhor maneira de transportar um produto até seu destino final. Assim, trata-se de algo que qualquer pessoa em um curso de Logística deve aprender.

2. Processos logísticos

Essa é outra matéria estudada no curso de Logística. Aqui, você aprenderá a acompanhar o processamento de pedidos e verificar se o item certo chegará no local planejado dentro do prazo. Também aprenderá a buscar sistemas eficientes para monitorar as operações e organizar todos os dados de maneira sistemática.

Imagine a seguinte situação: em uma indústria que trabalha com a fabricação de algum produto, é necessário identificar as matérias-primas armazenadas no estoque e manter esses itens em um local seguro. O objetivo é garantir que possam ser encontrados facilmente durante a produção.

Também se faz essencial administrar bem esses produtos a fim de garantir que eles não faltam no estoque, e o processo de fabricação não seja interrompido. Sendo assim, quem inicia a faculdade de Logística pode coordenar estoques, pedidos e entregas, além de criar e analisar relatórios para monitorar processos.

3. Gestão de projetos

Essa disciplina é dedicada à criação, planejamento, execução e monitoramento de qualquer prática projetada para atingir as metas de forma efetiva. Na Logística, deve haver agilidade e dinâmica para tornar o departamento uma vantagem competitiva para a organização. Como resultado, os alunos desenvolvem um plano de projeto a fim de entender como eles têm um impacto positivo na empresa e os riscos que devem evitar.

4. Operações logísticas

Mais uma das matérias de Logística na qual os alunos entendem a necessidade de gerir as operações logísticas. Nesse departamento, a função do operador logístico é atender às necessidades das companhias que precisam terceirizar uma equipe de Logística, porque, muitas vezes, nem todas as organizações têm um setor logístico ativo.

Ter um operador permite que a organização se concentre em realizar suas próprias atividades sem ter que se preocupar com a Logística do processo. Por esse motivo, a disciplina é extensa e ajuda os alunos a realizar aconselhamento inclusive de forma autônoma.

5. Sistemas de gestão

O setor de Logística está entre as áreas em crescimento do mercado. Então, as empresas que lidam com produtos e matérias-primas devem se concentrar em garantir a eficiência de toda a cadeia produtiva, da produção aos clientes finais. Portanto, é importante garantir a qualidade do sistema de gerenciamento.

Ter um bom sistema de gerenciamento pode reduzir o ruído a cada etapa, e todo o processo pode ser otimizado por meio de boas práticas. Em Logística, os alunos compreendem os principais sistemas de gerenciamento (armazenamento, transporte, roteamento etc.) e são capazes de:

  • garantir que as frotas de transporte aumentem a produtividade;
  • melhorar a gestão de veículos disponíveis para frete;
  • controlar pedidos de forma mais inteligente para verificar possíveis discrepâncias.

6. Matemática financeira

Essa também é uma das disciplinas de Logística comuns a alguns cursos de Exatas — Engenharia, Matemática etc. Portanto, ela permite que você estude, na prática, a equivalência de capital ao longo de um período. Você poderá acompanhar o valor do dinheiro ao longo dos anos.

Também lida com operações diárias, como empréstimos e investimentos financeiros, renegociações de dívidas ou cálculos de descontos para um determinado produto. Portanto, o entendimento de diferentes taxas de juros, juros, valores e capital é o assunto da disciplina.

7. Otimização de sistemas de transporte

Apesar de o uso de ferramentas de gestão de transporte e armazenagem ainda estar em desenvolvimento no Brasil, é importante saber manuseá-las para otimizar os processos de transporte do setor.

Podemos dizer que o sistema de armazenamento visa automatizar o processo de recebimento, armazenamento e transporte. Por outro lado, o sistema de transporte garante o máximo controle das operações de transporte, desde o embarque até a entrega aos clientes. Eles são controles poderosos sobre os diferentes estágios da cadeia logística.

Além de aprender a manusear essas ferramentas, o estudante também aprenderá a coordenar as rotas dos meios de transporte das mercadorias. Tudo isso serve para garantir que os materiais sejam entregues com eficiência, custo adequado e no menor tempo.

8. Cadeia de suprimentos

Você pode ter visto o papel de gerente ou diretor de supply chain, certo? Isso é o equivalente em inglês do termo “cadeia de suprimentos”. A disciplina ajuda a criar um sistema de organizações, pessoas, atividades e recursos para enviar produtos ou serviços aos clientes. Essa é uma área que conta com ótimas remunerações. Um gerente de supply chain recebe, em média, R$ 15.860.

Para destacar-se profissionalmente, além de trabalhar duro para aprender todas essas matérias de Logística, você também deve procurar uma faculdade que tenha uma boa base e entenda as necessidades do mercado de trabalho na área.

A Unime é uma excelente faculdade em Salvador que oferece o curso Tecnólogo em Logística. Durante a graduação, você receberá apoio personalizado, por meio de avaliação continuada, aproveitará um sistema de ensino que prepara o estudante para o mercado e ainda contará com o acesso integral ao Canal Conecta — portal de vagas de emprego e de estágio que faz a ligação entre a faculdade e empresas de todo o país.

Agora que você já conhece um pouco sobre o curso de Logística, inscreva-se no vestibular da Unime e comece já a trilhar sua vida profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.