Como encontrar as melhores faculdades de Direito do Brasil?

balança símbolo do direito

O Direito está entre os cursos mais populares no país atualmente: temos mais de 1 milhão de advogados. Seja para ser advogado, seja para seguir a carreira jurídica, cada vez mais pessoas se interessaram pela área, o que torna o mercado de trabalho bastante promissor.

Como o curso é oferecido em diversos lugares, é importante avaliar bastante antes de escolher uma instituição. Pensando nisso, nós da Unime listamos os principais fatores para você encontrar as melhores faculdades de Direito no Brasil. Vamos conferir?

Verifique a nota do curso no Enade

Essa dica não serve somente para avaliar o curso de Direito, mas sim para qualquer faculdade que você queira fazer.

O conceito do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um índice que serve para avaliar o desempenho dos estudantes em cada instituição de ensino. O resultado varia de 1 a 5, sendo 1 uma nota insuficiente e 5 a nota mais satisfatória.

Analisar a nota do Enade da faculdade é uma forma de descobrir se os conteúdos do curso são bem ministrados e se ela é uma boa opção na qual estudar.

Avalie como o curso prepara para o exame da OAB

Não há como negar a importância do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para se tornar um profissional renomado no mercado. A partir dele, é possível comprovar que a pessoa tem a capacidade e os conhecimentos necessários para o exercício da advocacia.

É por isso que, se você está interessado em cursar Bacharelado em Direito, um dos principais fatores que deve avaliar é como o curso prepara os estudantes para o exame. Vale ressaltar que, a cada três anos, a OAB concede o selo de qualidade às instituições que se destacaram na formação de bacharéis; então, é valido verificar se sua faculdade tem ou não o selo.

Conheça quem faz parte do corpo docente

Descobrir quais profissionais fazem parte do corpo docente do seu curso também é um fator importante antes de tomar sua decisão. Apesar de a formação depender da sua dedicação, os professores impactam totalmente a sua experiência ao longo do curso.

Sendo assim, não deixa de procurar dados sobre os docentes que ministram cada matéria. Caso não tenha todas as informações no site da instituição, basta pesquisar os nomes na plataforma Lattes para conferir as qualificações dos professores.

Analise a grade curricular

O Direito é uma área extensa e com várias especializações. Portanto, uma das formas de escolher uma boa faculdade é verificar a grade curricular do curso para conferir se ele oferece as disciplinas que você deseja.

Essa análise também vai ajudar a avaliar se a instituição oferece conteúdos e competências que estão mais em alta no mercado de trabalho atualmente, aumentando suas chances de conquistar uma boa vaga de emprego no futuro.

Verifique como são as atividades práticas

Uma maneira simples de descobrir se o curso oferecido por uma instituição é mesmo de alta qualidade é verificando se há atividades práticas na grade curricular.

A experiência prática ao longo da graduação é fundamental na preparação para o mercado de trabalho. Seja por meio de projetos de extensão, seja por meio de simulações, seja por meio de estágios obrigatórios, o aluno precisa ter o primeiro contato real com a área antes da sua formação.

Conheça os benefícios extras que a faculdade traz

Além da qualidade de ensino, verifique se a instituição tem boa infraestrutura e formas de ingresso facilitadas — como vestibular online.

Aqui na Unime, temos parceria junto à Saraiva Jur e ainda oferecemos algumas vantagens extras para os alunos de Direito em Salvador, Itabuna e Lauro de Freitas, cidades onde temos unidades. Entre elas, estão:

• acesso gratuito ao curso Saraiva Aprova ao final do curso, focado na aprovação do Exame da OAB;
  • aulas com autores e professores do Saraiva Aprova, as Aulas Destaques;
  • versão atualizada do Vade Mecum digital, ideal para se organizar na faculdade e cumprir as exigências da grade curricular das principais disciplinas de Direito.

Agora que você já sabe os critérios para identificar as melhores faculdades de Direito do Brasil, não deixe de avaliar com cuidado antes de tomar sua decisão. Esteja sempre atento aos benefícios que cada instituição pode oferecer para você.

Gostou de aprender como escolher a faculdade de Direito ideal? Aproveite para inscrever-se no vestibular e iniciar a sua vida acadêmica!