Sem aperto no fim do semestre: 5 dicas de organização na faculdade

organização na faculdade

Você passou no vestibular de uma faculdade em Salvador, mas sente que ainda não sabe como lidar com a rotina recheada de atividades? Na verdade, isso é bem normal, principalmente entre os estudantes que ainda conciliam a graduação com um emprego ou estágio.

A organização na faculdade é sua aliada para conseguir concluir todos esses afazeres com dedicação. Para ajudar você a ter o melhor resultado tanto na vida universitária quanto pessoal e profissional, preparamos este post com 5 dicas para não ter aperto no fim do semestre ou qualquer época do ano!

1. Faça um planejamento semanal

Quando você mentaliza todos seus compromissos e afazeres, nem sempre consegue visualizá-los da melhor forma. É por isso que colocá-los no papel (ou na tela do smartphone, computador, tablet etc.) torna-se essencial para uma boa organização na faculdade.

Separe todos os seus tempos livres, as matérias a serem estudadas, as atividades extracurriculares, o trabalho ou estágio e o que mais for preencher sua rotina. Com essa lista em mãos, faça o exercício de encaixar as tarefas nos horários disponíveis — sem deixar de lado os momentos de descanso e lazer.

2. Evite o acúmulo de matéria

Adote a seguinte máxima: matéria dada deve ser estudada no dia. Essa prática de revisar os conteúdos horas após a explicação dos professores ajuda a fixá-los melhor — se possível, o ideal é combiná-la aos resumos. Dessa forma, você evita que eles se acumulem e ainda tem um material de qualidade para consultar sempre que preciso.

3. Descubra seu método de estudo

Cada pessoa aprende de uma maneira: enquanto uns preferem ler toda a matéria e fazer resumos, outros se adaptam melhor aos conteúdos consumidos em formato de vídeos ou podcasts. Além disso, encontrar o seu método de estudo preferido contribui tanto para dar um ânimo a mais na jornada quanto para render melhor no seu planejamento.

São algumas opções bastante úteis:

  • mapas mentais;
  • autoexplicação gravada;
  • resumos e fichamentos;
  • técnicas mnemônicas.

4. Conte com a ajuda da tecnologia

Para fazer pesquisas e encontrar conteúdos complementares para estudo, o Google ajuda bastante. Essa tecnologia representou uma otimização de tempo para os estudantes, que não precisam mais gastar horas somente para encontrar um livro ideal entre as diversas possibilidades existentes na biblioteca. Hoje, com poucos cliques, a informação está na palma de nossas mãos.

Mas não é somente dessa forma que a tecnologia pode ser benéfica na rotina de um estudante. Existem aplicativos que ajudam na organização na faculdade e na obtenção de foco, como:

  • Evernote, para organizar os compromissos e anotações de maneira simples e acessível;
  • Google Drive, para salvar seus documentos importantes e materiais de estudo;
  • Tomato Timer, para colocar em prática a técnica Pomodoro, que intercala períodos de foco e descanso;
  • TED, para assistir a palestras que vão enriquecer seu aprendizado enquanto você está no transporte, por exemplo;
  • Forest, que deixa o estudante longe do celular para que notificações não o distraiam.

5. Fuja da procrastinação

Se a preguiça já é um grande desafio no dia a dia, a procrastinação representa um perigo dobrado. Sabe aqueles dias em que você só vai postergando as tarefas sem que o momento de concluí-las chegue? É preciso ter muito cuidado com esse tipo de atitude, pois resulta em um acúmulo de atividades em um curto período de tempo. Não dá para simplesmente se virar nos 30 depois, não é mesmo?

Para evitar a procrastinação, tenha sempre em mente o seu planejamento semanal — aquele mesmo que você fez no início do post. Siga essa rotina ao máximo e logo virá a recompensa: desde os períodos de lazer até os bons resultados nas provas e trabalhos da faculdade.

Essas dicas de organização na faculdade são apenas alguns hábitos que você deve adquirir para conquistar um bom desempenho acadêmico. Tendo isso como prioridade, é possível aproveitar o que a graduação tem de melhor e construir a sua base profissional. Logo, estará mais próximo do sucesso — seja no mercado de trabalho na Bahia ou em qualquer lugar do mundo!

E se você já está de olho em um emprego com excelentes oportunidades de crescimento, aproveite para conhecer as melhores empresas da Bahia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.