Como conseguir uma bolsa do Prouni para Medicina na Bahia?

Curso de medicina

Trabalhar na área da saúde, sobretudo cursar Medicina, é o sonho de muitos que querem uma carreira bem-remunerada no futuro. E essa decisão demanda também bastante determinação. Afinal, todo mundo sabe que é um dos cursos mais concorridos do país! E não há como negar um outro obstáculo: o custo da graduação é muito alto e inacessível para a maior parte da população.

Para não ter que enfrentar a alta concorrência dos vestibulares de Medicina das instituições federais da Bahia, uma boa saída é contar com bolsas de estudo patrocinadas pelo governo federal, como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

O Prouni é um programa governamental que possibilita a entrada de estudantes em faculdades privadas do país com descontos de 50% e 100% na mensalidade, por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Quer conhecer algumas estratégias para aumentar a sua chance de conseguir uma bolsa no Prouni para Medicina na Bahia? Continue a leitura e veja o post completo que a Unime preparou para você!

Tire uma nota alta no Enem

Ao fazer o vestibular de Medicina, o candidato deve tirar, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação para participar do Prouni.

No entanto, como o curso de Medicina na Bahia tem uma das maiores concorrências do país, só a nota mínima não é suficiente para garantir a vaga: é preciso tirar uma nota muito acima da média.

O Prouni coloca os estudantes com as mesmas pretensões de curso, de instituição e de turno para competirem pelas mesmas vagas. Somente aqueles que obtiverem as maiores notas no Enem serão selecionados para estudar nas melhores faculdades de Medicina.

Dessa forma, a dica é se dedicar desde o início do ano visando conseguir um bom rendimento. Para isso, não se contente apenas com as aulas da escola. Estude muito em casa, faça simulados, procure por provas anteriores e treine vários temas de redação.

Neste processo, o Stoodi pode ser o seu grande aliado. Além dos conteúdos gratuitos disponibilizados ao longo do ano, lá há cursos preparatórios específicos para os vestibulares de Medicina, Direito, Engenharia e Tecnologia, por exemplo. O Stoodi conta com milhares de videoaulas, exercícios e correções de redação para apoiar a sua preparação ao máximo. Não deixe de conferir!

Saiba as condições para participar

Outra etapa importante é entender as exigências para poder concorrer a uma bolsa de Medicina no Programa Universidade para Todos. Segundo o Ministério da Educação, algumas das regras são:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • ter cursado o ensino médio em escola particular, mas na condição de bolsista integral;
  • ser pessoa com deficiência.

Além disso, a renda familiar precisa ser baixa:

  • para as bolsas integrais, não pode exceder 1,5 salário mínimo;
  • já para bolsa parcial, não pode exceder 3 salários mínimos.

Se quiser informações mais específicas, não deixe de consultar o edital, está bem? E para se inscrever, é só acessar o site do Prouni. No próximo tópico, falaremos sobre essa importante etapa.

Siga com atenção o passo a passo para sua inscrição no Prouni

Certo, você conseguiu, depois de muito estudo e dedicação, tirar uma boa nota no Enem. Porém, agora, precisa realizar a inscrição no site do Prouni para concorrer à bolsa em Medicina. Não perca sua chance por bobeira. Acompanhe o passo a passo que separamos para você.

Acesse o site do Prouni

O primeiro passo para começar sua inscrição é acessar o site oficial do Prouni e fazer a sua inscrição.

A inscrição do Prouni tem uma data específica em cada ano, mas ela sempre se inicia algum tempo depois do término das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), voltado às instituições públicas.

Informe o número de inscrição e a senha do Enem do ano anterior

Depois de acessar o site do Prouni, você deve informar a senha e o número de inscrição do Enem do ano anterior e CPF.

Caso você não lembre dos dados do Exame, procure no site oficial do Enem. Eles são importantes para o programa ter acesso à sua nota.

Preencha todos os dados cadastrais solicitados

Agora, você deve preencher todas as informações solicitadas, como situação social, dados pessoais e dos familiares, entre outros.

Tome cuidado para não errar o cadastro durante a inscrição, pois isso pode afetar a sua participação no Prouni na Bahia.

Considere a bolsa de 50%

bolsa de estudos de Medicina mais procurada pelos estudantes é a integral. Ela é voltada a quem tem a renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Mas também é importante considerar a bolsa parcial, que oferece 50% de desconto nas mensalidades de Medicina para aqueles que recebem até três salários mínimos.

Em comparação à bolsa integral, a parcial tem uma concorrência bem menor, aumentando as chances de você conquistar uma vaga.

Selecione até duas opções entre as vagas disponíveis para o curso de Medicina na Bahia

Em seguida, você deve escolher, em ordem de prioridade, duas opções de vagas para Medicina.

Tenha em mente que faculdades nos centros de grandes cidades costumam ser mais solicitadas e, dessa forma, um pouco mais difíceis de conseguir a bolsa de estudos de Medicina.

Assim, uma boa dica é filtrar as vagas de acordo com a instituição de ensino ou município, sem esquecer que municípios do interior costumam ter menos concorrência.

Ah! Não deixe de selecionar se você vai concorrer para as cotas — voltadas para deficientes, pardos, negros e indígenas — ou ampla concorrência.

Siga as orientações do sistema para confirmar a inscrição

No último passo, basta você seguir as orientações do sistema e confirmar a inscrição. Não deixe de conferir todos os dados antes de enviar.

Entenda a nota de corte de Medicina no Prouni

Como comentamos, a nota mínima para concorrer a uma bolsa Prouni é de 450 pontos, porém consegui-la não significa garantia de bolsa. É preciso atingir a nota de corte, que, para Medicina, não é baixa, devido à concorrência.

Essa pontuação é definida pela nota mínima entre o número de vagas oferecidas. Em outras palavras, é a nota do último candidato aprovado.

Em 2021, por exemplo, a nota mais baixa em Medicina foi de 710 pontos, e a máxima de 815. Ou seja, o seu foco, na verdade, deve ser atingir uma pontuação acima da nota mínima, que pode aumentar neste ano.

E qual é a nota de corte para Medicina no Prouni para a Bahia?

Aqui na Unime, a nota mínima para cursar Medicina com bolsa do Prouni integral foi de 745 pontos na edição de 2019. Ou seja, o seu foco, na verdade, deve ser atingir uma pontuação desse nível.

Dê preferência a faculdades do interior

Outra boa dica é ampliar suas possibilidades. Muitas vezes, mudar de cidade ou de estado oferece mais oportunidades. Nesse sentido, como comentamos, cidades do interior costumam ter menor concorrência.

Isso porque a nota de corte também é calculada de acordo com os candidatos para uma localização e as vagas de Medicina no Prouni para cada faculdade.

Por exemplo, o Nordeste carece de mais profissionais da área da Saúde. Sendo assim, cursar Medicina em alguns dos estados da região é uma boa estratégia. Além de ser menos disputado, facilita a inserção no mercado de trabalho depois da formação. Aqui na Bahia, vale considerar a Unime, com nosso campus em Lauro de Freitas.

Conheça o campus de Medicina da Unime em Lauro de Freitas neste Tour Virtual 360° 🙂

O nosso curso de Medicina é referência em toda a região, por contar com professores pós-graduados e com experiência de mercado, além de ter uma infraestrutura bem desenvolvida para oferecer um ensino de qualidade.

Com 20 anos de tradição no ensino superior, a faculdade oferece laboratórios de simulação, como Laboratório Morfofuncional, Laboratório Multidisciplinar e Laboratório de Microscopia, bem como estágios para os alunos, de modo que consigam realizar a residência médica com mais aptidão.

Isso sem falar no nosso convênio com hospitais da região, como São Rafael, Hiperba, Martagão Gesteira e Hospital Aeroporto.

E os números também não mentem: 45% dos alunos formados em 2019 foram aprovados em residência em hospitais locais.

Pense em outras formas de entrada

Caso não consiga o Prouni em Medicina, não se esqueça de que existem outras formas de fazer a tão sonhada graduação.

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) de Medicina é uma alternativa de financiamento, pois facilita os estudos, sem deixar que os custos pesem no bolso. Durante o curso, o aluno paga parcelas mínimas, que continuam após o término da graduação, até que toda a dívida seja quitada.

Além disso, aqui na Unime, você ainda conta com o Creditas, um financiamento com um dos juros mais baixos do mercado e 20 anos para quitação do pagamento. É outra forma de realizar o seu sonho de ser médico!

Mas, claro, você também pode tentar o Prouni quantas vezes quiser, desde que tenha feito o Enem mais recente e não tenha conseguido a bolsa do governo para outro curso. Independentemente da sua decisão, o importante é lutar pelos seus sonhos, de modo que você construa o futuro que sempre desejou!

Mãos à obra: hora de conquistar a sua bolsa do Prouni em Medicina na Bahia!

Enfim, como você viu, conseguir a bolsa do Prouni em Medicina é completamente possível. No entanto, é preciso dedicação aos estudos para obter uma nota de corte favorável e colocar em prática algumas estratégias. Por isso, busque cidades no interior com menor concorrência, mas que ofereçam um ensino de excelente qualidade.

Aprendeu como concorrer a uma bolsa no Prouni para Medicina na Bahia? Aproveite para ver os editais abertos e se inscrever no vestibular em Medicina da Unime!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados