Conheça os principais projetos de inovação da SECTI

inovação na bahia secti

Desconto nota do Enem

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) conta com uma série de projetos para desenvolver as atividades econômicas e reduzir a desigualdade social. O foco da entidade pública é a gestão do conhecimento, coordenando atividades nas áreas de Saúde, Biotecnologia, Engenharia, Energia e TI, em todo o estado.

Então, se você quer conhecer uma fonte de oportunidades relacionadas ao futuro do mercado de trabalho, não deixe de conferir este conteúdo!

O que é SECTI?

A SECTI é uma unidade funcional dentro da estrutura do estado, sendo responsável por atividades de fomento e serviços públicos voltados para Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é desenvolver o conhecimento local e gerar soluções concretas para os desafios de empresas, órgãos públicos e pessoas.

Além disso, a secretaria coordena as atividades no estado, unindo esforços com as iniciativas municipais e privadas. A ideia é criar um sistema que melhore as condições para o crescimento, estando à frente em pontos-chave, como Energia, Engenharia e Tecnologia da Informação.

Quais são os projetos da SECTI?

A secretaria da Bahia conta com inúmeros projetos em andamento. A partir deles, podemos entender um pouco mais sobre as perspectivas para o mercado local, especialmente para o futuro das empresas da Bahia.

Labsolar

O papel do Labsolar é facilitar o acesso aos equipamentos necessários para geração de energia. Isso porque as placas de captação são verificadas em relação às indicações técnicas e qualidade, possibilitando a distribuição e a comercialização das aprovadas.

Inovatec

O Inovatec é um programa de incentivo à ciência, tecnologia e inovação. Aqui, entidades públicas e privadas obtêm benefícios financeiros e fiscais — caso tenham um projeto aprovado — para suas iniciativas que contribuam com o desenvolvimento econômico e social do estado. Assim, existe a descentralização dos recursos e fomento aos projetos nascidos na própria sociedade.

Núcleo de Robótica de Canudos

Em Canudos (BA), foi instaurada uma unidade para estudos e desenvolvimento de atividades na área de robótica. O segmento é uma das principais tendências no mercado atual, em que as empresas buscam a automação dos processos de produção, e o local tem como principal objetivo a inclusão das pessoas nessa nova realidade, possibilitando o estudo de robótica e programação.

Tour pela prova do Enem

Atlas Solarimétrico

Por sua vez, o Atlas Solarimétrico é um projeto para consolidar e disseminar as informações sobre a produção de energia solar no estado. O atlas é um mapa dinâmico, em que as pessoas podem visualizar o potencial energético em cada região, logo, demonstrando quais são as condições existentes para quem deseja investir.

Atlas eólico

O estado também toma frente em relação à energia eólica. Existe o projeto de mapeamento do potencial de geração de energia pelos ventos, com o mesmo foco de formar uma base de conhecimento para direcionar melhorias e investimentos.

Incubadora de empresas

Um último projeto de destaque são as incubadoras de empresas no SECTI, ou seja, a criação de unidades de serviços para compartilhar o capital intelectual produzido com as empresas da Bahia, especialmente as micro e pequenas organizações. A ideia é justamente aportar o conhecimento necessário para o nascimento e crescimento de novas organizações.

Qual a importância do SECTI para o desenvolvimento da Bahia?

Atualmente, o capital intelectual — conjunto de conhecimentos e informação das organizações— é fundamental para criar valor e satisfazer as necessidades das partes interessadas: clientes, fornecedores, usuários de serviço público, parceiros e órgãos públicos, a depender do tipo de entidade.

Nesse sentido, o papel da secretaria de inovação da Bahia é desenvolver um conhecimento compartilhado, criando melhores condições para o crescimento das atividades econômicas na região Nordeste.

Na Unime, alunos de diversos cursos, como Administração, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Biomedicina, Sistemas da Informação, usarão desse capital intelectual nas empresas e empreendimentos em que atuarem. E fazer faculdade em Salvador é uma forma de estar mais próximo das iniciativas aqui citadas!

Sendo assim, os projetos da SECTI podem contribuir diretamente para que você tenha oportunidades de emprego e negócios. Logo, fique atento a essas oportunidades, especialmente as que forem da sua área de estudos!

Para entender mais sobre o mercado local, acesse nosso conteúdo sobe oportunidades de emprego no Nordeste e complemente sua leitura!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados