SEDUR Salvador: qual é o seu papel no desenvolvimento da cidade?

salvador

Desconto nota do Enem

Maior economia da região Nordeste e 9ª cidade com maior PIB (Produto Interno Bruto) do país, Salvador vem se destacando nos últimos anos pelo desenvolvimento de sua economia. A capital baiana deve isso em grande parte ao turismo, impulsionado por ações e por projetos que a colocam sob os holofotes.

Nesse sentido, um dos principais responsáveis é a SEDUR Salvador. Nos tópicos a seguir, você conhecerá mais a instituição e como ela tem impactado o desenvolvimento da cidade. Confira!

O que é a SEDUR Salvador?

SEDUR é a sigla para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O órgão foi criado pela Lei nº 8.538 em 2002. O objetivo de sua criação foi justamente formular e executar uma política estadual focada no desenvolvimento urbano, o que inclui desde a habitação até a assistência técnica aos municípios.

Mas não é só isso. Além das questões habitacionais e do desenvolvimento urbano, a SEDUR tem foco em ações ligadas às políticas de mobilidade urbana e interurbana, bem como ao manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais urbanas.

Como ela contribui para a cidade de Salvador?

Um dos principais intuitos da iniciativa é impulsionar a economia soteropolitana. Portanto, há um trabalho desenvolvido em parceria com programas e outras secretarias do município.

Só para ter uma ideia das iniciativas propostas, nos últimos anos, a SEDUR foi responsável, junto de outras entidades, por reestruturar o modelo de licenciamento de empresas e de publicidade que vigorava na cidade, além de reduzir a burocracia na abertura de negócios e trabalhar em melhorias de atendimento à população.

Tour pela prova do Enem

Além disso, a SEDUR Salvador comandou iniciativas de criação de uma capital mais digital. Ou seja, investiu em projetos de plantas digitais (trabalhando com georreferenciamento e plataforma interativa), uso de semáforos inteligentes, monitoramento da Defesa Civil, entre outros. A ideia era tornar a capital baiana mais moderna tecnologicamente e acompanhar as tendências e os exemplos de outras partes do país e do mundo.

Quais são os seus valores?

A SEDUR tem oito pilares que sustentam os seus valores. Assim, podemos destacar:

  • ética: as ações comandadas ou em parceria com o órgão são fundamentadas em valores não só morais, mas também éticos, atingindo toda a cadeia social;
  • transparência: as relações com todas as pessoas envolvidas nos projetos são pautadas na transparência;
  • respeito: o foco aqui é respeitar às demandas da sociedade como um todo, criando um desenvolvimento focado na diversidade;
  • valorização das pessoas: aqui também se trata do respeito e da igualdade de oferecer possibilidades de desenvolvimento a todos os indivíduos;
  • orientação a resultados: a secretaria tem foco em resultados e em fazer entregas que de fato agreguem valor à sociedade;
  • liderança: a busca por constante aprimoramento e aperfeiçoamento de processos;
  • responsabilidade social: compromisso permanente com a sociedade.

Como a instituição ajuda a gerar mais empregos?

Como destacamos, a SEDUR apoia projetos e, por vezes, é a principal executora deles. Com isso, a secretaria abrange trabalhadores tanto diretos quanto indiretos em seus projetos pontuais. Por fazer a ponte com outras secretarias, a instituição apoia iniciativas como o Hub Salvador, que abriga dezenas de startups e, consequentemente, permite que pessoas de diferentes áreas tenham uma ocupação.

Os investimentos em diferentes áreas por meio de projetos parceiros também abrem espaço a empresas e, portanto, a vagas diversas nesses empreendimentos. Um dos objetivos é atrair outros investimentos, até mesmo para o interior da Bahia, como forma de expandir a iniciativa.

Como visto, a SEDUR Salvador é uma iniciativa que foca questões de mobilidade e acesso digital à cidade. Tal instituição é fundamental e ajuda a motivar outras transformações, com vagas em vários setores. Se está em busca de oportunidades e interessou-se por áreas como mobilidade, não deixe de conferir o Canal Conecta, portal de vagas exclusivo aqui da Unime. Quem sabe você não encontra uma vaga ligada aos projetos apoiados pela SEDUR Salvador?

Esperamos que você tenha curtido o nosso artigo sobre essa importante iniciativa para o desenvolvimento da capital da Bahia. Além de tecnologia, o setor de Agronomia também se destaca aqui no estado. Que tal ler sobre a Agronomia na Bahia e conhecer mais essa possibilidade de carreira? Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados