Qual é o PIB da Bahia e quais setores mais contribuem para o número?

cidade de salvador bahia

Desconto nota do Enem

O estado da Bahia vem atraindo diversas pessoas à procura de ensino superior e emprego. O principal motivo disso está relacionado à alta econômica na região, causada pelo aumento produtivo de diversas empresas do estado e pelo maior investimento do governo federal na economia local — que ficam mais evidentes ao observarmos o PIB (Produto Interno Bruto) da Bahia.

Assim, disponibilidade de postos de trabalho, boas faculdades e pontos turísticos famosos tornam o estado um excelente lugar para morar.

Para que você saiba tudo sobre o assunto, separamos aqui no blog da Unime:

  • qual é o PIB da Bahia e por que ele é importante para o aumento das oportunidades de trabalho;
  • quais são as projeções da economia baiana;
  • quais são os setores mais em alta atualmente.

Boa leitura!

Qual é o PIB da Bahia?

Segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), o PIB da Bahia teve o crescimento de 1,2% em 2019. Durante o ano, o PIB baiano atingiu a marca de R$ 304,8 bilhões.

O PIB do Brasil cresceu de 1,1% ano passado, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Economia e Estatística). Isso significa que o resultado da Bahia foi superior ao crescimento do país, graças aos investimentos realizados pelo estado.

Mas qual é a importância do PIB? Você pode estar se perguntando. Ele representa a soma de todos os bens e serviços gerados no estado, cidade ou país, ao longo de determinado tempo. O aumento desse índice está diretamente ligado à melhora econômica e à geração de empregos em diversas áreas.

Ainda no estudo da SEI, a Bahia foi o estado que liderou o Nordeste em relação à empregabilidade, criando 30.858 postos de trabalho para a população.

Por causa do avanço econômico e da abertura de oportunidades profissionais, vários campos foram beneficiados nos últimos anos, como Turismo, Produção Industrial e Comércio — vamos falar mais sobre eles ao longo do texto.

Quais são as projeções para os próximos anos?

Por causa do crescimento econômico e do PIB satisfatório, as projeções da Bahia para os próximos anos são bastante positivas. Veja algumas a seguir.

Maior investimento nas áreas sociais

As áreas sociais terão um aumento de 4,5% em relação ao orçamento de 2019, de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária. O principal destaque é a destinação de recursos para a inclusão de mulheres e negros no mercado de trabalho.

Isso mostra que realizar graduação em Serviço Social na Bahia, por exemplo, é uma ótima alternativa para quem quer prosperar na carreira nesse setor.

Crescimento no orçamento para a agricultura

A agricultura também é um dos principais campos que vão receber apoio do governo e, consequentemente, estarão em alta nos próximos anos — isso envolve tanto a agricultura familiar como o agronegócio.

Tour pela prova do Enem

Sendo assim, a Bahia vai precisar de cada vez mais profissionais para trabalhar na área. Pessoas que se formam em Agronomia, por exemplo, atuando diretamente no campo, ou em Administração, organizando grandes e pequenas empresas, podem ser muito beneficiadas com o crescimento do orçamento na região.

Empreendimentos industriais em fase de implementação

Diversos empreendimentos industriais estão em fase de implementação, sendo uma vantagem para os profissionais formados na área. Até 2021, mais de 350 novas empresas focadas na indústria vão abrir e, com isso, milhares de postos de trabalho.

Quais áreas mais contribuem para esse número?

Como vimos, o PIB baiano teve um crescimento significativo no ano de 2019 e também promete um resultado positivo em 2020. Apesar de toda população ativa ajudar com o aumento desse número, alguns setores são mais responsáveis pelo giro da economia do estado.

A seguir, vamos mostrar quais são as principais áreas que lideram a melhoria econômica na Bahia.

Produção Industrial

Uma das áreas que mais se desenvolveram no estado baiano foi a de produção industrial. De acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional (PIM-PF Regional), o setor teve o crescimento de 4,3% em setembro de 2019, um valor extremamente significativo para o campo.

Esse foi o maior avanço comparado a 15 outras atividades industriais no estado, além de ser o melhor resultado atingido para o mesmo mês desde 2014. As atividades que mais ajudaram o crescimento do setor foram a fabricação de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis e a produção de bebidas.

Para trabalhar na área e aproveitar seu crescimento, os estudantes podem realizar graduação em Engenharia de Produção ou Gestão da Produção Industrial.

Comércio

O comércio teve um crescimento expressivo na Bahia nos últimos anos. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio, o setor cresceu 3,5% em dezembro de 2019, quando comparado ao mesmo mês de 2016. Apesar de dezembro já ser um mês com muitas vendas, graças às festas de fim de ano, a atividade ajudou com o giro econômico e ainda tem contribuído bastante com o aumento do PIB do estado.

Os principais bens que o comércio varejista da Bahia tem vendido são: móveis e eletrodomésticos, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, livros, revistas, jornais e papelaria.

Gestão Comercial e Administração são os principais cursos indicados às pessoas que querem prosperar na área do comércio.

Turismo

O turismo sempre foi um setor fundamental para os estados do litoral brasileiro. Milhares de pessoas são atraídas com o objetivo de conhecer a cultura, a gastronomia, as belas praias e os pontos turísticos. Na Bahia não é diferente: cidades como Salvador e Porto Seguro têm um turismo muito forte, principalmente nos feriados e nos eventos do final do ano.

A ida de milhares de turistas para o estado movimenta a economia da região e gera diversos empregos para a população. O curso de Turismo é o mais indicado para quem quer fazer parte desse setor. Se você tem interesse em se profissionalizar na área de cozinha, vale a pena também pensar em cursar Gastronomia e investir no turismo gastronômico da região.

Com o aumento do PIB da Bahia, o estado começou a se tornar a melhor opção às pessoas que querem realizar uma graduação e conquistar postos de trabalho no Nordeste. Uma boa dica para garantir uma vaga de emprego ou estágio na região é utilizar o Canal Conecta, portal de vagas exclusivo da Unime, e ficar atento às oportunidades.

Gostou de aprender sobre o PIB da Bahia? Aproveite para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no YouTube.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados