Como é morar no interior da Bahia? Veja as vantagens

moradores do interior da bahia se divertindo

Desconto nota do Enem

Quando falamos em Bahia, é comum pensar logo em Salvador. A cidade é famosa pelo seu Carnaval, praias, cultura e paisagem. Mas o que será que o interior baiano tem para mostrar?

A Bahia é dividida em territórios. A região metropolitana de Salvador, que inclui a capital e algumas cidades vizinhas, é a mais desenvolvida e oferece uma rotina mais agitada, estrutura e vida cultural movimentada. Já nas outras regiões, a vida tende a ser mais tranquila, com menos trânsito e agitação, mas isso não quer dizer que não existam boas oportunidades para quem deseja se desenvolver.

Neste post, nós vamos mostrar como é a vida no interior da Bahia, quais são as vantagens de se mudar para esses lugares e as principais oportunidades para quem gostaria de se estabelecer fora da capital. Veja tudo isso por meio dos seguintes tópicos:

  • as características do interior da Bahia;
  • quais são as vantagens de morar no interior;
  • as principais oportunidades do interior da Bahia.

As características do interior da Bahia

A Bahia é um dos estados mais plurais do território brasileiro. Em toda a extensão do estado existem municípios — 417, para sermos mais exatos — com as características mais variadas possíveis: cidades grandes, povoados à beira-mar, cidades coloniais, grandes negócios agropecuários, etc. Por isso, independentemente de qual seja o seu estilo vida, com certeza alguma cidade baiana vai encantar você.

Além de Salvador, quem gosta de viver em áreas mais movimentadas pode se interessar por:

  • Feira de Santana, segunda maior do estado;
  • Vitória da Conquista, no sudoeste, que se destaca no comércio e na oferta de serviços;
  • Juazeiro, no Vale do São Francisco;
  • Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, que é um dos entrepostos comerciais mais importantes da Bahia.

No litoral do estado, estão as cidades mais turísticas, já que as praias atraem pessoas de todo o mundo. Nesses lugares, além dos serviços, o comércio também costuma ser bem desenvolvido. As principais cidades do litoral baiano que podemos destacar são:

  • Mata de São João;
  • Ilhéus;
  • Porto Seguro.

No interior da Bahia também está a Chapada Diamantina, uma região de serras, onde estão as cidades com clima mais ameno e próximas da natureza. Os municípios que mais se destacam nessa região são:

  • Seabra;
  • Lençóis;
  • Mucugê;
  • Morro do Chapéu.

Nesses lugares, além do comércio, a agricultura também é bem desenvolvida.

Na parte oeste do estado, destacam-se as cidades de:

  • Barreiras;
  • Bom Jesus da Lapa;
  • Luís Eduardo Magalhães.

Elas são responsáveis por grande parte da produção agrícola baiana.

Quais são as vantagens de morar no interior

Morar no interior pode ter muitas vantagens — mais segurança, espaços de lazer mais próximos da natureza, acesso mais fácil à saúde pública, mais tempo livre para aproveitar o que realmente importa e dedicar-se aos estudos.

Se você ainda está em dúvida sobre se mudar para o interior da Bahia, confira a lista que preparamos com as principais vantagens de viver em um lugar mais tranquilo!

Tour pela prova do Enem

Custo de vida menor

Uma das grandes vantagens de morar no interior é o menor custo de vida, principalmente quando falamos de gastos com moradia. Nessas cidades, o preço do metro quadrado costuma ser significativamente mais baixo do que na capital.

As demais despesas também são menores — alimentação, serviços e vestuário. Quem tem filhos ou se muda para estudar também vai encontrar bastante diferença no valor das mensalidades de escolas e de faculdades.

Quanto ao lazer, no interior, é possível encontrar opções gratuitas, como praia, rios e trilhas. Os bares e os restaurantes também costumam ter preços mais baixos do que na capital, com uma pequena exceção para o centro de cidades turísticas, onde a grande procura por esses estabelecimentos resulta na alta dos valores cobrados.

Menos trânsito

Ninguém gosta de perder tempo no trânsito, não é mesmo? Os grandes engarrafamentos das capitais tornam a vida mais estressante, o que não acontece no interior. As cidades menores têm menos carros e contam com opções de transporte alternativo. Além disso, muitas pessoas têm o costume de se locomover a pé, de bicicleta ou com motocicletas.

Tudo isso, junto com as menores distâncias, contribui para um trânsito mais tranquilo, o que pode trazer muitas outras vantagens para o morador do interior — mais tempo para gastar com outras atividades, a possibilidade acordar mais tarde e a diminuição da poluição.

Mais segurança

As cidades do interior da Bahia têm menores índices de criminalidade do que os da capital. Crimes recorrentes em cidades grandes são mais difíceis de acontecer no interior, principalmente porque o tráfico de drogas é menos comum nesses lugares.

Geralmente, no interior, os vizinhos se conhecem e, além de mais segurança, isso também pode trazer mais amizades para quem escolhe esse estilo de vida!

As principais oportunidades do interior da Bahia

A vida tranquila e mais segura não é sinônimo de calmaria em todos os setores da vida de uma pessoa. Apesar de terem cidades menores, os municípios do interior da Bahia podem oferecer boas oportunidades para quem sonha com uma carreira de sucesso, garantindo qualidade de vida para quem mora nesses lugares.

Itabuna, por exemplo, é uma cidade localizada no sul do estado que se destaca no comércio, na indústria e nos serviços, além de oportunidades na agricultura — o cacau é largamente produzido na região, que também é famosa pela produção de chocolates. A cidade ocupa a sexta posição no ranking das melhores cidades para se viver na Bahia, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipal.

Lauro de Freitas é outra cidade que oferece boas oportunidades. A cidade vizinha de Salvador oferece todas as comodidades encontradas nas cidades grandes, o que inclui a possibilidade de desenvolvimento da carreira. Morar em Lauro de Freitas também significa estar perto de belas praias e contar com um mercado imobiliário aquecido.

A oferta de cursos superiores também chama atenção no interior da Bahia. A educação tem se desenvolvido nesses municípios, que têm recebido sedes de faculdades renomadas, com cursos em diferentes áreas do conhecimento. A Unime, que tem unidades em Salvador, Lauro de Freitas e Itabuna, oferece diversas opções de graduação, tanto na modalidade presencial quanto EAD — com qualidade de ensino e professores de excelência.

Você já viu que se mudar para o interior pode trazer grandes benefícios para a vida pessoal e também para a profissional, não é mesmo? Com opções de cursos de qualidade e mercado de trabalho cheio de oportunidades, as cidades do interior podem significar uma grande mudança na sua vida!

Se você está pensando em mudar de cidade para estudar, não deixe de conferir o nosso post com 6 dicas para ajudar no planejamento da vida nova!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 208

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados