Por que o Serviço Social é tão importante no Nordeste?

mãos representando serviço social

Desconto nota do Enem

O assistente social é o profissional que trabalha para que os menos favorecidos tenham conhecimento e acesso aos direitos fundamentais de um cidadão. Seu papel na sociedade não se trata de solidariedade ou compaixão, mas sim da necessidade de garantir uma vida digna à população desamparada e cobrar o investimento do governo em políticas públicas.

Por conta da disparidade econômica entre os estados, atualmente, a carreira de assistente social tem sido muito requisitada no Nordeste. Além do turismo e das belas praias, há várias populações carentes que obtêm assistência na região devido ao trabalho desses profissionais.

A seguir, vamos mostrar alguns fatores que provam a importância do Serviço Social no Nordeste. Continue a leitura e saiba tudo com relação à atuação desse profissional!

Contexto socioeconômico da região

A maioria da população nordestina sempre enfrentou um cenário econômico e social com vários obstáculos. Enquanto Bahia e Pernambuco fazem parte da lista dos estados mais ricos do país, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Piauí e Alagoas estão no grupo dos mais pobres.

A disparidade econômica está diretamente ligada à desigualdade social da região. A partir do momento em que vários grupos começam a ser deixados de lado pelo Estado, principalmente em relação à saúde pública, por terem menos renda e acesso à informação que o restante da população, é dever do Serviço Social intervir e lutar pelos direitos desses cidadãos.

O contexto socioeconômico da região nordestina aumenta a necessidade de profissionais da área para equilibrar o cenário e chamar a atenção para as questões sociais.

Qualidade dos profissionais formados na região

Graças à grande necessidade do Serviço Social, o Nordeste tem um mercado importante com vários profissionais formados e capacitados.

Tour pela prova do Enem

Já é um consenso a importância da formação qualificada para lidar com os desafios da região. Portanto, as faculdades que ofertam o curso de Serviço Social, caso aqui da Unime, sempre prezam o ensino de qualidade. O objetivo é preparar os estudantes para atuar no campo das políticas públicas e na luta social.

Maior investimento e conhecimento sobre questões sociais

Apesar das dificuldades, o Nordeste já recebe muitos investimentos — principalmente por causa do trabalho dos assistentes sociais.

Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do IBGE, o Nordeste é o lugar que mais recebe benefícios sociais do governo atualmente. 25% da renda da região depende de programas sociais e de aposentadorias.

Além disso, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apenas 4,7% dos domicílios da população nordestina não têm o conhecimento sobre programas sociais e Cadastro Único do governo.

A grande quantidade de investimento e o maior conhecimento sobre os direitos sociais foram consequências do trabalho árduo dos profissionais do Serviço Social da região.

Visto que o assistente social tem um mercado em expansão no Nordeste, é válido apostar na carreira na região para lutar por questões sociais e ainda garantir um futuro promissor no mercado de trabalho.

Vale ressaltar que, se você quer conquistar uma boa vaga com o Serviço Social no Nordeste, o ideal é procurar uma faculdade de qualidade, que disponibilize várias formas de ingresso e garanta a formação adequada para seguir na área.

Gostou de conhecer a importância do Serviço Social na região nordestina? Entre em contato conosco e saiba detalhes do curso de graduação aqui da Unime!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados