Autodesk AutoCAD: como é usado no curso de Arquitetura?

computador representando autocad

Desconto nota do Enem

Todo profissional precisa de suas ferramentas de trabalho. Você já reparou que os médicos estão sempre com seus estetoscópios, e os designers têm seus programas de edição de imagem? Pois com os arquitetos não é diferente!

Quem trabalha com arquitetura ou engenharia precisa usar um software de desenho para desenvolver seus projetos — um deles é o Autodesk AutoCAD. Quer saber mais sobre ele? Continue lendo este artigo para saber tudo sobre o programa que você usar durante o curso de Arquitetura e Urbanismo!

O que é o Autodesk AutoCAD?

CAD é a sigla para Computer Aided Design, ou seja, desenho ou projeto feito com um computador. O Autodesk AutoCAD é um programa do tipo CAD desenvolvido pela Autodesk em 1982.

O objetivo é auxiliar profissionais de diversas áreas a criar desenhos. Além da Arquitetura, ele também é usado nos setores de Engenharia, de Construção Civil, de Informática, de Indústria Automobilística etc.

Como o Autodesk AutoCAD é usado na Arquitetura?

O principal uso do Autodesk AutoCAD na Arquitetura é o desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais. As criações podem ser feitas tanto em 2D como em 3D — este último recurso foi adicionado ao software apenas em 2007 e também permite que o usuário movimente o objeto em diversas posições.

O software permite que o arquiteto crie projetos com uma grande riqueza de detalhes, o que é interessante tanto para o seu desenvolvimento quanto para a apresentação ao cliente. Assim, ele consegue visualizar exatamente o que o profissional está propondo e cria expectativas mais reais.

Além dessa, que é a sua principal funcionalidade, o Autodesk AutoCAD também faz cálculos estruturais, interpreta desenhos feitos à mão, produz animações, converte modelos em interpretações 3D, coordena arquivos e contribui com a redução de erros no projeto final.

Como ele auxilia na formação do estudante?

Hoje em dia, é raro encontrar profissionais de Arquitetura que façam desenhos à mão e trabalhem com plantas impressas. Aos poucos, os projetos de CAD substituíram esses modelos.

Tour pela prova do Enem

É a razão pela qual os estudantes de Arquitetura precisam dominar a ferramenta desde cedo. Esse passo é crucial para a sua inserção no mercado de trabalho e, quanto antes for dado, melhor.

Durante a graduação, o domínio do Autodesk AutoCAD também ajuda o estudante a visualizar melhor plantas, paredes, portas, janelas, vigas, pilares etc. Isso ajuda na compreensão dos principais conceitos.

Onde estudar Arquitetura?

Se você quer estudar Arquitetura na Bahia e ainda não sabe onde, precisa conhecer o curso de Arquitetura e Urbanismo aqui da Unime. Ele vai preparar você para transformar as demandas da sociedade em construções e entender sobre urbanismo, paisagismo e planejamento urbano. Além, é claro de trazer as principais técnicas de desenho, geometria, informática e infraestrutura urbana.

Nós, da Unime, somos uma das melhores faculdades de arquitetura da região. Um dos nossos diferenciais é a prática nos laboratórios especializados, onde o estudante de Arquitetura tem acesso ao software Autodesk AutoCAD e pode aprender no desenvolvimento de projetos práticos!

Além da grade curricular completa, professores conceituados e uma estrutura incrível para os alunos, temos parceria com o Canal Conecta. Essa plataforma faz conexões entre empresas e novos profissionais, e os resultados têm sido os melhores!

Depois de formados, os profissionais podem abrir seus próprios escritórios ou buscar empregos em empresas públicas e privadas. O salário do profissional de arquitetura varia de acordo com a sua área de atuação e região onde trabalha. Aqui na Bahia, a média de um arquiteto de edificações é de R$ 6.924,18*.

Além de dominar o Autodesk AutoCAD, o arquiteto deve ser criativo, atencioso a detalhes e ter bom relacionamento interpessoal. E tudo isso você desenvolve com a gente!

Se você se identifica com essa área e tem o sonho de cursar Arquitetura, inscreva-se no nosso vestibular!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados