Concurso de PM na Bahia: saiba como conquistar a aprovação

bahia salvador

Ingressar na carreira da Polícia Militar é o objetivo de muitos jovens que desejam construir uma carreira no setor público. As opções de atuação são inúmeras — inspetor, inscrição, agente, delegado e perito —, e a melhor forma de ocupar essas vagas aqui no estado é por meio do concurso de PM-BA.

Apesar de existirem muitas oportunidades de concurso na Bahia, a concorrência em cada um é bem alta. Por isso, é importante que você se prepare para as provas com bastante antecedência se quiser conquistar sua vaga. Quer saber como fazer isso? Confira as dicas que separamos a seguir!

Tenha um diploma para concorrer às vagas

Antes de se inscrever nos concursos, você deve ter um diploma de ensino superior. Isso porque a maioria das vagas exige uma graduação. E como boa parte das profissões são ligadas à área de Direito, essa é a formação mais indicada. Depois de concluído o curso, você pode se inscrever no concurso para as vagas de Delegado, Investigador e Agente, por exemplo.

Mesmo no caso de vagas que podem ser preenchidas apenas com o ensino médio, o curso de Direito apresenta uma bagagem muito completa para o conteúdo jurídico solicitado na prova.

Porém, se você não tem vocação para se especializar nessa área, existem as oportunidades de Escrivão, Oficial Administrativo, Perito e Legista, que exigem formação em Administração, Engenharia, Farmácia e Medicina, por exemplo.

Lembre-se de buscar uma instituição de ensino que ofereça qualidade e vantagens como formas de ingresso facilitadas — por exemplo, vestibular online — e modalidades de ensino que se encaixem na sua rotina.

Elabore um plano de estudo

Desenvolva um plano de estudo, concentre-se em tópicos importantes e revise tópicos que você pode dominar facilmente. Analise a lista com o conteúdo programático citado no edital e foque os assuntos que terão mais peso em sua avaliação.

Aqui, a concentração é vital. É claro que alguns dias serão mais fáceis que outros; momentos improdutivos são normais e, por isso, é importante priorizar o descanso. No entanto, se o seu plano de estudos não for cumprido, é improvável que seu objetivo na seleção seja alcançado.

Leia o edital com atenção

Uma das melhores dicas para se dar bem no concurso de PM-BA é destrinchar o edital de inscrição. Sabemos que ler esse documento não é tão atrativo; afinal, os editais costumam ser extensos e carregados de termos técnicos, o que pode ser bem confuso.

No entanto, todo o concurso se baseará nesse documento. Nele, você encontrará:

  • cronograma com datas;
  • salários;
  • como se inscrever;
  • requisitos;
  • formulário de avaliação;
  • informações sobre desempate;
  • recursos de isenção.

O edital ainda lista as responsabilidades e os direitos dos candidatos na competição.

Foque os conteúdos recorrentes

Além de seguir seu plano de estudos e ler o edital com atenção, procure fazer simulados ou responder às provas dos concursos anteriores. Dessa forma, você consegue entender melhor a dinâmica da prova e ainda pode ganhar mais expertise nos assuntos que costumam ser abordados com frequência nos exames. Assim, suas chances de preencher a vaga desejada aumentam.

Conheça as fases do concurso

Caso você não saiba, os concursos da Polícia Militar na Bahia costumam ser diferentes dos concursos de outras áreas. Isso acontece porque ele tem muitas etapas e avaliações que fogem dos requisitos comuns.

E é nesse ponto que muitos candidatos se surpreendem e acabam se deixando abater. Veja mais abaixo as principais fases do concurso da PM-BA:

  • prova objetiva: matérias universais e específicas de cada vaga;
  • prova discursiva: redações, artigos ou perguntas abertas para quem foi aprovado na prova objetiva;
  • prova oral: aplicada em alguns concursos, como para Delegados;
  • prova de títulos: seleção dos candidatos com as melhores formações;
  • exame de saúde física e mental: aplicação dos exames psicotécnicos, médicos e físicos;
  • antecedentes e condutas: análise de possíveis antecedentes criminais e da conduta do candidato como cidadão;
  • curso de formação: etapa final, o candidato recebe um treinamento de como exercer a profissão escolhida, que dura de 6 a 11 meses, essencial para determinar a aprovação ou a reprovação no concurso.

Faça um curso preparatório

Como dissemos, os concursos para PM na Bahia são altamente concorridos. Por isso, vale destacar mais uma vez a importância de se dedicar bastante aos estudos com disciplina.

Uma sugestão que pode ajudar caso você tenha dificuldades em estudar por conta própria é iniciar algum curso preparatório, como os oferecidos pela LFG. No portal, você tem acesso a diversos treinamentos e materiais didáticos completos. Aliás, os alunos aqui da Unime têm descontos nos cursos da LFG — mais um benefício dos nossos estudantes.

Ser aprovado no concurso de PM-BA é um dos maiores objetivos de quem busca participar de algum concurso em Salvador. Apesar de ter um alto nível de dificuldade, não é impossível conquistar uma vaga. Com muita persistência, dedicação e preparação, você pode ser um dos classificados.

Gostou das nossas dicas? Então, confira agora onde estão as melhores oportunidades de emprego no Nordeste!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.