6 motivos para fazer um curso de Administração em Salvador

estudantes de administração

Desconto nota do Enem

Você sabia que Administração sempre está entre os cursos mais escolhidos para quem presta vestibular? E não é à toa: o bacharel sai com um grau tão elevado de conhecimentos sobre diversos assuntos, que pode contar com inúmeras possibilidades de atuação.

No estado da Bahia, esse preceito também é real. Alguns dos maiores motivos para fazer o curso de Administração em Salvador são:

  • abrangência do curso;
  • boas oportunidades no mercado de trabalho;
  • conhecimento para empreender;
  • desenvolvimento de liderança;
  • atuação nos principais setores da economia no Nordeste;
  • boas oportunidades para administrar empresa de tecnologia.

Vamos entender melhor cada uma dessas vantagens? Confira a seguir!

1. Abrangência do curso

O curso de Administração em Salvador é bastante abrangente, pois ensina habilidades tanto mais técnicas quanto interpessoais. O estudante vê na teoria e na prática questões relacionadas às necessidades e aos conhecimentos departamentais, como:

  • finanças;
  • marketing;
  • produção.

Ele também adquire grandes noções para exigências mais amplas, como:

  • saber fazer planejamento estratégico;
  • trabalhar com recursos humanos e todos seus processos, como captação de colaboradores, treinamento, avaliação de desempenho;
  • aprimorar a própria inteligência emocional, visto que trabalhar direta e diariamente com pessoas exige competências como autocontrole, empatia, autoconhecimento e boa comunicação.

Nesse caso, uma excelente faculdade de Administração em Salvador também abre oportunidades para estágios nas melhores empresas da Bahia. A Unime conta com o Canal Conecta, portal de empregabilidade para os alunos da instituição. Com isso, teoria e prática ficam bastante alinhadas, deixando o bacharel mais preparado e competitivo para qualquer processo seletivo.

2. Boas oportunidades no mercado de trabalho

Não há como fazer a escolha de um curso sem antes pensar no mercado de trabalho, concorda? Pois quem faz uma faculdade de Administração na Bahia pode contar com ótimas opções.

Primeiro, o salário médio inicial do administrador está acima de R$2.500. Além do mais, a profissão é considerada uma das mais importantes, mesmo em momentos de crise, já que o profissional é essencial para pensar em estratégias de economia de recursos e de aumento da relevância de uma empresa. É por meio dele que decisões estratégicas e significativas são tomadas.

Mas além disso o cargo de administrador é uma das profissões em alta. Salvador tem o maior mercado de trabalho do Nordeste, o que facilita bastante a inserção do futuro profissional. E o curso de Administração em Salvador abre portas para atuações diversas delas, como:

  • trabalhar de forma especializada em apenas um setor da empresa (Marketing, Finanças, Logística, Recursos Humanos);
  • agir de forma mais ampla, na parte estratégica, apoiando os fundadores a tomarem as melhores decisões;
  • atuar em empresas de diversos ramos (clínicas veterinárias, agronegócio, escritório de advocacia, startups, multinacionais, entre tantas outras).

3. Conhecimento para empreender

Além das opções citadas, uma boa faculdade de Administração no Nordeste oferece chances para empreender, o que também é uma ótima saída para quem prefere maior autonomia na carreira, sem depender tanto de terceiros.

É uma forma de trabalhar com algo pelo que se tem paixão e, com isso, adquirir mais realização profissional. Ainda que o caminho não seja fácil, sempre haverá um objetivo a ser perseguido, além do prazer em acordar e lutar pelas próprias conquistas.

Tour pela prova do Enem

Nisso, é legal considerar, ainda, que esse empreendimento pode muito bem ser feito apenas pela internet. Ou seja, é possível abrir empresas ou lojas online, com venda de produtos ou serviços, e trabalhar sem precisar sair de casa. Aliás, o home office tem se tornado cada vez mais comum e necessário, já que oportuniza mais qualidade de vida, flexibilidade e independência.

Empreender, por fim, também é uma possibilidade de aumentar o próprio rendimento financeiro, sem depender de um salário pré-determinado ou sem correr o risco de ser despedido logo após uma licença-maternidade ou momentos antes da aposentadoria.

4. Desenvolvimento de liderança

Você sabia que uma das competências mais bem consideradas no mercado de trabalho é a liderança? O comportamento de um bom líder costuma ser positivo ao clima e à cultura organizacional, já que inspira outras pessoas a agirem a favor do crescimento da empresa.

E não confunda liderança com chefia. Enquanto, nesta última, a pessoa adquire status a partir de um cargo superior, no qual manda e exerce poder, a primeira é baseada na inspiração e no incentivo.

A liderança, assim como qualquer outra competência, pode ser desenvolvida, sendo o curso de Administração um propulsor para isso. Com o conhecimento teórico e as experiências durante os estágios, o estudante adquire:

  • habilidades para um olhar amplo em relação ao negócio e ao ambiente;
  • boa comunicação, com facilidade para transmitir ordens e dar feedbacks;
  • capacidade de adaptabilidade e flexibilidade;
  • aptidão para influenciar, a partir de condutas adequadas.

5. Atuação nos principais setores da economia no Nordeste

Entre as principais atividades econômicas do Nordeste, encontramos Agropecuária e Indústria. O setor Agropecuário contribui com o Agronegócio na região. Seu superavit é de U$6 bilhões no comércio exterior, o que faz com que o Nordeste tenha o melhor desenvolvimento econômico do país, segundo o ETENE. A possibilidade, na área, é de atuar com Administração Rural e, assim, planejar, organizar, dirigir e controlar atividades relacionadas a criação de bovinos, produções agrícolas, safras, entre outros.

O setor Industrial também é tido como especial, já que em Caçamari, na Bahia, existe o maior complexo industrial integrado da América do Sul. E as previsões para o futuro da economia baiana são auspiciosas, já que, entre as ações, existem mais de 350 empreendimentos industriais em fase de implantação, com previsão de iniciar as operações em 2021.

6. Boas oportunidades para administrar empresa de tecnologia

Salvador se prepara para entrar no circuito da tecnologia. Na região, foi criada uma aceleradora de startups, a Vale do Dendê, que tem como objetivo impulsionar esses pequenos empreendimentos locais e que sejam inovadores.

Isso significa que as perspectivas de desenvolvimento de tecnologia na Bahia são grandes e promissoras. Com isso, o futuro bacharel conta com boas chances de atuar em empresas diferenciadas, criativas e altamente tecnológicas. Por ser uma área nova, não haverá tanta concorrência pelas vagas. Além disso, essa é uma oportunidade de ajudar a impulsionar um negócio que seja relevante para a população e trazer mudanças positivas ao Brasil.

Enfim, como você percebeu, o curso de Administração em Salvador é bastante auspicioso. O profissional da área conta com possibilidades de atuações bem diversificadas, o que tende a contentar várias preferências e necessidades. No entanto, entenda que optar por uma faculdade reconhecida faz a diferença na carreira e, nesse sentido, a Unime, por ter tradição, é a melhor escolha para quem deseja sucesso!

Gostou de descobrir as vantagens de cursar Administração? Ficou com dúvidas ou precisa de informações sobre o vestibular? Entre em contato, que ajudamos você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados