O que é preciso para ter um bom estágio de Direito em Salvador?

estágio em direito

Desconto nota do Enem

Se você faz faculdade de Direito em Salvador, certamente já pensou sobre estagiar. Essa atividade permite que o estudante aprenda a executar o que foi estudado em sala de aula e tenha os seus primeiros contatos com o mercado de trabalho.

Não existe regra sobre o período mínimo do curso de Direito em que o aluno deva estar para começar o estágio, mas a maioria dos escritórios procura estudantes que estejam, pelo menos, no terceiro semestre. É nessa fase que se se começa a aprofundar conhecimentos em áreas jurídicas.

Se você entende a importância da prática para a formação profissional e quer saber como conseguir um bom estágio de Direito em Salvador, continue a leitura deste artigo que elaboramos aqui na Unime! Por aqui, vamos explicar:

  • qual é a importância do estágio na área de Direito;
  • como é a rotina de um estagiário;
  • como ter um bom estágio de Direito em Salvador.

Boa leitura!

Qual é a importância do estágio na área de Direito?

Um estudante de Direito pode estagiar em escritórios de advocacia, no setor jurídico de empresas privadas e em órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). Nesse último caso, geralmente é necessário ser aprovado no edital ou na seleção de candidatos.

A escolha pela área do estágio deve levar em consideração os seus objetivos profissionais. Caso ainda esteja em dúvida, pode buscar ter mais de uma experiência para saber com qual se identifica mais.

O estágio é importante porque ajuda a conhecer melhor a profissão antes de encarar o mercado de trabalho para valer. Além de contribuir com a fixação dos assuntos estudados em sala de aula e trazer muita experiência, ele também ajuda o estudante a ter clareza em suas decisões em relação ao futuro na profissão.

Essas primeiras experiências profissionais também são boas oportunidades para começar a fazer networking. Os contatos aumentam as chances de efetivação após a formatura e podem abrir muitas outras portas.

Como é a rotina de um estagiário?

Para exercer as atividades legais, o estagiário precisa estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Essa inscrição garante um documento funcional, que é indispensável para qualquer ato jurídico. Também é imprescindível que o estudante trabalhe em conjunto com um advogado habilitado.

Em sua rotina no estágio de Direito, o estudante pode ter as seguintes funções:

  • assinar algumas petições;
  • assinar cargas de autos em cartório;
  • retirar e devolver autos;
  • obter autos de processos;
  • praticar atos extrajudiciais de interesse da empresa para a qual trabalhe.

Como ter um bom estágio de Direito em Salvador?

O primeiro passo para conseguir um bom estágio de Direito em Salvador ou em qualquer outro lugar é ficar atento aos processos seletivos. Órgãos públicos e grandes escritórios e empresas costumam divulgar as vagas de estágio em seus sites. Também é comum que comuniquem as oportunidades aos coordenadores dos cursos de Direito. Por isso, não tenha vergonha de buscar essa informação na faculdade.

Para aumentar as suas chances de conseguir um bom estágio de Direito em Salvador, siga estas dicas:

  • estude em uma faculdade de Direito de qualidade;
  • compreenda o mercado da região;
  • trabalhe seu networking com professores e colegas;
  • frequente eventos acadêmicos;
  • cadastre-se em sites de emprego.

Veja, agora, como colocar cada uma dessas dicas em prática!

Tour pela prova do Enem

Estude em uma faculdade de qualidade

Estudar em boa faculdade é um grande fator de diferenciação e faz você se destacar entre os concorrentes. Para saber se uma instituição é boa, procure informações com relação ao currículo dos professores e ao índice de aprovação no exame da OAB. Analise também as modalidades de ensino disponibilizadas, a grade curricular e o suporte que a faculdade oferece aos alunos.

Aqui na Unime, temos um corpo docente qualificado e uma grade curricular completa, com matérias básicas e específicas, que vão além das linhas tradicionais. Os nossos alunos também usufruem das vantagens proporcionadas pela nossa parceria com a Saraiva Jur, que disponibiliza o Vade Mecum, um dos mais importantes livros do Direito, aulas com professores renomados e acesso ao Saraiva Aprova — curso preparatório para a OAB.

Compreenda o mercado de Direito da região

Conhecer o mercado de trabalho na Bahia ajuda bastante a encontrar uma boa vaga de estágio em Direito. Compreender o cenário da área e as suas exigências é fundamental para que você consiga desenvolver habilidades valorizadas pelas empresas.

Hoje em dia, os escritórios de advocacia buscam estagiários que tenham bom conhecimento técnico e capacidade de resolver problemas complexos e de tomar decisões. Sobre as características pessoais, é importante desenvolver o pensamento crítico, inteligência emocional, liderança e competências de negociação.

Trabalhe seu networking com professores e colegas

Como têm maior tempo de experiência, os seus professores têm muito mais contato com o mercado de trabalho e costumam ter uma boa rede de contatos. Por isso, informá-los sobre o seu interesse em estagiar pode aumentar as suas chances de conseguir uma boa vaga.

Converse também com seus colegas. Alguns podem já estar estagiando e ter contatos na empresa onde trabalham ou simplesmente saber de alguma vaga. Não se esqueça de demonstrar empenho e interesse na sala de aula.

Frequente eventos acadêmicos

Os eventos acadêmicos, como feiras, palestras, simpósios e congressos, são ótimas oportunidades para fazer networking. Geralmente, eles contam com a presença de profissionais experientes que podem passar a fazer parte da sua rede de contatos.

Esse tipo de atividade também aumenta os seus conhecimentos sobre o Direito e agrega valor ao seu currículo. Os eventos são ainda uma boa forma de demonstrar interesse pela área e vontade de se qualificar — tudo isso pode fazer muita diferença na sua trajetória profissional.

Cadastre-se em sites de emprego

Cadastrar-se em sites de empregos torna o seu interesse visível para empresas que estão em busca de estagiários e, por isso, aumenta as chances de contratação. Lembre-se de que, quanto mais rico for o seu currículo, mais destaque ele terá. Por isso, cite todos os certificados de eventos e cursos realizados, inclusive os que não são da área jurídica, como os de línguas estrangeiras.

A Unime tem uma parceria com o Canal Conecta, uma plataforma de empregos que faz conexões entre candidatos e empresas. Por meio dela, muitos de nossos alunos já encontraram estágios e estão cada vez mais preparados para o mercado de trabalho.

Colocando em prática todas essas dicas, conseguir um estágio de Direito em Salvador fica muito fácil. Por fim, não se esqueça de elaborar um currículo objetivo, bem-estruturado e com informações claras. O nome de uma faculdade renomada pode agregar muito valor a esse documento.

O curso de Direito da Unime constrói o aprendizado sobre bases humanistas, com foco na aplicação das teorias na prática, e pode ser o seu grande diferencial na conquista de um estágio na cidade. Para ingressar, é só se inscrever no vestibular em Salvador, Itabuna ou Lauro de Freitas, onde temos o curso disponível em nossas unidades.

Para conhecer melhor o nosso programa e a estrutura da faculdade, entre em contato conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados