Quem pensa em investir numa faculdade sabe da necessidade de conhecer muito além da instituição em que fará o seu curso. Aspectos ligados à região, como custo de vida, qualidade de moradia e oportunidades de trabalho, pesam nessa escolha.
Se você sonha em cursar uma faculdade no Nordeste, saiba que o PIB (Produto Interno Bruto) da região cresce mais que a média nacional. Só para ter uma ideia, em 2017, foram movimentados mais de R$ 953 bilhões. Pensando nesse crescimento, trouxemos aqui no blog da Unime, motivos para investir em uma faculdade no local. Eles incluem:
Custo-benefício
O custo-benefício de moradia é um dos principais diferenciais para aqueles que desejam cursar faculdade no Nordeste. É possível encontrar bons locais para viver sem que seja preciso pagar uma fortuna.
Sem contar que alguns locais vivem um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, o que possibilita a esse local oferecer um custo de vida melhor à medida que os salários também aumentam.
Crescimento econômico da região
De acordo com uma matéria do portal Terra, o Nordeste foi uma das regiões brasileiras de maior desenvolvimento econômico nos últimos anos. De acordo com a reportagem, um estudo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) revelou que a região teve crescimento anual do PIB de cerca de 3,5%.
Isso se deve a uma série de fatores, como o desenvolvimento de um polo tecnológico, que proporcionou a expansão econômica para a região e atraiu dezenas de empresas.
Crescimento do mercado de trabalho
A qualidade de vida no Nordeste foi impulsionada nas últimas décadas, com maior inclusão social e mais oportunidades oferecidas à população. A região ainda se encontra em expansão econômica, o que demanda um crescimento do mercado e, portanto, novos postos de trabalho.
A ideia é que a região passe a ter um papel cada vez mais forte como polo comercial, impulsionando a economia e proporcionando um crescimento tal como acontece em outras regiões do país.
Excelentes faculdades particulares
O Nordeste tem avançado também no quesito educação. De acordo com informações do Instituto Unibanco, dos dez estados que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre 2005 e 2017, quatro deles pertencem à região Nordeste.
Consequentemente, isso tem aberto portas para maior investimento também no ensino superior. Hoje, a região conta com excelentes instituições particulares, com destaque às faculdades de Medicina no Nordeste, curso este que é um dos mais procurados no país.
Baixo custo de vida das cidades
O Nordeste ainda tem um baixo custo de vida das cidades quando comparado a regiões como Sudeste e Sul. O poder aquisitivo da população também aumentou, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDMH), que leva em consideração longevidade, renda e educação, estando diretamente relacionado a aspectos como padrão de vida e oportunidades.
Por exemplo, a cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana, além de ter um custo de vida bom, é um dos municípios mais industrializados da região. Em 2014, o município entrou na lista dos locais que mais criaram empregos no Brasil. O destaque fica por conta do seu crescimento estável ao longo dos anos e do desenvolvimento constante, o que impulsionou o mercado de trabalho na Bahia.
Cursar faculdade no Nordeste é bastante bem vantajoso, como você pôde perceber ao longo deste artigo. Os números apontam uma perspectiva bem otimista para a região. Ao escolher a Unime, que tem unidades em Lauro de Freitas, Itabuna e Salvador, você ainda tem um meio exclusivo de encontrar essas oportunidades, chamado Canal Conecta. É a nossa plataforma exclusiva com vagas de emprego e estágio sempre conectadas ao seu perfil profissional.
E se o seu sonho é fazer uma boa faculdade, entre em contato conosco para conhecer as opções oferecidas pela Unime!