7 motivos para fazer faculdade de Pedagogia em Salvador

faculdade de pedagogia em salvador

O curso de Pedagogia pode ser uma das primeiras formações que passaram pela sua mente se pensou que investir na área da educação é para você. Mas se ainda não sabe se vale a pena estudar Pedagogia em uma das faculdades de Salvador, seus problemas acabam aqui!

Hoje, vamos contar tudo que você precisa saber sobre essa profissão, desde o que é ensinado na faculdade até o que esperar do mercado de trabalho na área, e você vai descobrir se vale a pena investir na carreira. Então, continue lendo e veja se Pedagogia realmente é o curso certo para você!

1. Formação abrangente

Em um momento em que cada vez mais habilidades são exigidas dos profissionais recém-formados, investir em um curso que garanta uma formação ampla é essencial para quem está começando sua vida profissional. Isso é algo que você vai encontrar na graduação em Pedagogia, principalmente se estudar em uma faculdade que ofereça uma grade curricular completa e atualizada com a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o que é o caso da Unime.

Aqui, ao longo da formação, você vai aprender os Princípios Teóricos e Metodológicos do Ensino, Fundamentos da Gestão Educacional, Libras, Psicologia da Educação, entre outras disciplinas — que servem não somente para a atuação como pedagogo, mas também são a base para outras profissões. Assim, você ainda pode investir em uma segunda graduação ou fazer especialização em algum segmento específico.

2. Alta demanda de profissionais na cidade

Considerando o número de pessoas que se formam nessa área todos os anos, pode ser que você se pergunte por que fazer Pedagogia em Salvador, certo? A resposta é mais simples do que imagina: a capital da Bahia tem uma grande quantidade de oferta de vagas para profissionais de educação.

Considerada a quarta cidade mais populosa do país, Salvador busca oferecer um ensino de qualidade desde as primeiras séries do ensino fundamental, o que resulta em avanços nos índices de educação básica do Brasil e gera oportunidade de emprego para cada vez mais educadores, pedagogos e coordenadores de ensino. Por isso, as chances de conseguir uma boa colocação ao se formar são grandes!

3. Valorização do profissional no Nordeste

Com o intuito de tornar a educação cada vez mais acessível aos estudantes e permitir melhores condições de trabalho para os professores, os estados do Nordeste, incluindo a Bahia, valorizam os profissionais da educação e oferecem possibilidades de capacitações para quem trabalha na área, benefícios e reconhecimento pelo serviço prestado.

Portanto, se você deseja trabalhar em algo que dê retorno financeiro e estabilidade, a carreira em Pedagogia pode ser o melhor caminho para a sua vida. Vale ressaltar que também é possível ter uma rotina flexível, já que os professores geralmente escolhem os turnos em que desejam trabalhar e podem desfrutar de férias nos meses escolares, finais de semana em casa e todos os feriados livres.

4. Quantidade de vagas no Serviço Público

O fato de os pedagogos poderem trabalhar com alunos de mais de uma fase escolar traz uma grande vantagem: quem pensa em atuar no Serviço Público se depara com concursos frequentes em Salvador e nos municípios vizinhos. Neles, o número de vagas costuma ser mais alto do que para outros cargos que exigem ensino superior.

Isso ocorre porque, para que uma única escola de ensino infantil e fundamental funcione, é preciso pelo menos um professor para cada turma de um turno. Assim, considerando o total de instituições de ensino básico na cidade e levando em conta a quantidade de alunos em cada uma, é possível que um único processo seletivo tenha dezenas de profissionais de Pedagogia na lista de convocados.

5. Salários oferecidos em escolas particulares da cidade

Enquanto muitas pessoas formadas na área buscam a estabilidade de um cargo público, há quem prefira atuar em empresas privadas, não é mesmo? Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois há diversas escolas particulares em Salvador e todas elas constantemente contratam novos professores, conforme aumenta a quantidade de matrículas.

E quer uma notícia melhor ainda? Na maioria das vezes, o salário oferecido nesses colégios costuma ser ainda mais alto do que a remuneração de quem trabalha no setor público, principalmente para professores que possuem especializações ou que são responsáveis por mais turmas. Então, essa também é uma excelente oportunidade para quem opta pela faculdade de Pedagogia na Bahia.

6. Diversas possibilidades de atuação

Se você pensa que quem cursa Pedagogia pode trabalhar apenas como professor, seja em escolas públicas ou particulares, saiba que cometeu um grande engano! A verdade é que nem sempre um pedagogo precisa trabalhar dentro da sala de aula, já que existem outras opções em diversos segmentos.

Uma dessas possibilidades é atuar como coordenador pedagógico, que é o profissional responsável por orientar o trabalho dos professores e entender o que os estudantes precisam para que tenham um aprendizado mais efetivo. Essa é uma opção muito promissora em Salvador e, ao seguir essa carreira, é possível trabalhar tanto em escolar, quanto em faculdades, centros de pesquisa e institutos educacionais.

Também é possível se tornar diretor de uma unidade escolar ou conquistar uma vaga em setores mais afastados do ensino. Alguns exemplos são:

  • trabalhar em editoras de livros didáticos;
  • ser orientador educacional em empresas de diversos ramos de atuação;
  • desenvolver atividades de recreação etc.

7. Chances de empreender na área

O empreendedorismo é uma tendência em ascensão no Brasil, o que é excelente para quem sempre sonhou em ser seu próprio chefe, ter uma rotina flexível ou poder trabalhar sem sair de casa. No entanto, temos uma notícia melhor ainda: quem faz faculdade de Pedagogia encontra uma série de opções para empreender em Salvador!

Uma das maneiras mais simples de fazer isso é se tornando professor de aulas de reforço, o que é muito buscado por famílias que desejam oferecer um ensino ainda melhor para seus filhos. Além disso, você também pode:

  • se tornar palestrante em escolas e empresas;
  • prestar consultoria para estudantes que têm dificuldades nos estudos;
  • oferecer aulas de reforço em grupo etc.

Como você viu, estudar Pedagogia em Salvador é algo que abre portas para quem gosta de compartilhar conhecimentos e quer uma carreira que está em alta no mercado de trabalho. Porém, é importante lembrar que a escolha da faculdade onde vai estudar é algo essencial para se tornar um bom profissional.

Portanto, escolha uma instituição de ensino que tenha um corpo docente formado por professores de excelência e que ofereça uma infraestrutura adequada para você realizar todas as atividades práticas necessárias. Quer uma dica? Entre em contato com a Unime e conheça as vantagens de ser um dos nossos alunos do curso de Pedagogia. Vamos adorar conversar com você e ajudar na sua trajetória de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content