Entender exatamente o que é Gestão Comercial e ter uma equipe ou profissional responsável por ela é fundamental para a sobrevivência de empresas de todos os ramos. Afinal, esse setor tem a importante tarefa de gerenciar todo o processo de vendas — seja de produtos ou de serviços — para pessoas físicas ou jurídicas.
Uma boa Gestão Comercial ajuda a garantir a estabilidade financeira de uma organização. Ela também atua no planejamento de estratégias para que a empresa tenha um melhor desempenho e, consequentemente, consiga alcançar suas metas de lucro e crescimento.
Então, o profissional que trabalha nesse setor tem uma grande responsabilidade. Por isso, ele precisa de um excelente preparo. Quer saber mais? Continue lendo para entender exatamente o que é Gestão Comercial, quais são as atribuições dessa profissão e como você pode se preparar para ser um bom gestor.
O que é Gestão Comercial?
Qualquer pessoa que deseja começar a empreender precisa entender o que é Gestão Comercial. Isso porque toda empresa, independentemente do seu ramo de atuação, porte e público-alvo, comercializa algum produto ou serviço. Sendo assim, ela precisa gerenciar o setor de compra e vendas adequadamente, a fim de que não ter prejuízos e conseguir crescer.
A Gestão Comercial visa controlar todos os processos envolvidos com a compra e venda de produtos ou serviços em uma empresa. O profissional que atua nessa área, ou a equipe responsável por ela, tem a função de aumentar a competitividade do negócio para que reduzir gastos e aumentar lucros, mantendo a qualidade e a produtividade.
Sendo assim, a Gestão Comercial diz respeito às ações, práticas e estratégias que são adotadas para gerenciar os recursos diretamente envolvidos com as atividades comerciais das empresas, como as pesquisas de mercado, relação com fornecedores e clientes, análise de concorrentes, definição de orçamentos, entre outros.
Por que ela surgiu?
Um dos maiores desafios dos empresários e empreendedores é alcançar um diferencial competitivo que permita se destacar e ganhar a preferência do público. Isso gera uma concorrência muito acirrada para sobreviver ao mercado.
Existem diversos aspectos que podem ser explorados por uma empresa para que ela consiga sair à frente das demais, e o modo como gerencia suas atividades econômicas faz toda a diferença. Desse princípio surgiu a necessidade de um setor responsável por esses aspectos de compra e venda, nesse caso, a Gestão Comercial.
Como esse é um aspecto muito delicado, ele não pode ser tratado de qualquer forma dentro da empresa. Isso requer uma atenção especial e profissionais devidamente capacitados — nesse caso, há o curso de Gestão Comercial para formar especialistas.
Quais as principais atribuições dessa profissão?
Profissionais que atuam com Gestão de Vendas têm diversas habilidades e conhecimentos. Eles permitem atuar com sucesso em todas as transações do setor comercial de uma organização, uma vez que seus estudos envolvem:
- comércio;
- logística;
- estratégias de marketing;
- relacionamento com o cliente;
- legislação;
- ferramentas de informática;
- economia e finanças;
- tecnologia organizacional etc.
A faculdade de Gestão Comercial aborda todos os aspectos que se relacionam direta ou indiretamente com:
- compras e vendas;
- relação com o público;
- qualidade dos produtos;
- redução de custos na produção;
- aumento da produtividade e competitividade.
Isso porque o gestor comercial desempenha diversas funções, como as que listamos a seguir!
Controlar os processos de vendas
Para vender mais é preciso saber como vender. Sendo assim, o gestor de vendas é responsável por encontrar as ferramentas corretas para conseguir efetuar vendas, a escolha e aplicação das técnicas adequadas, treinamento e motivação da equipe entre outros. Também é necessário analisar orçamentos, propostas e contratos para encontrar as melhores oportunidades.
Acompanhar o andamento das metas
Precisa haver um equilíbrio entre as entradas e saídas para garantir a saúde financeira de um negócio. Por isso, toda empresa tem metas que ajudam a não cair no vermelho e possibilitam novos investimentos e crescimento. É papel do gestor comercial acompanhar se essas metas estão sendo alcançadas.
Planejar estratégias para varejo e indústria
As estratégias de relação com o cliente variam de acordo com o perfil de cada um deles, dessa forma, também são adotadas técnicas diferentes de venda em cada caso. Na Gestão Comercial, são desenvolvidas as melhores estratégias para aplicação no varejo e na indústria, a fim de que a abordagem esteja correta para se obter melhores resultados.
Treinar a equipe de vendas
Trabalhar com Gestão Comercial também envolve lidar diretamente com a equipe de vendas, fazendo o treinamento dela. O gestor é quem mostra para esses colaboradores como deve ser a abordagem para aumentar o número de conversões e fidelizar clientes.
Encontrar oportunidades comerciais
O gestor comercial também precisa ter visão de mercado, uma vez que é de sua responsabilidade encontrar boas oportunidades. Ele é responsável pelas compras e vendas, então, deve identificar quais são os melhores fornecedores e suas vantagens, bem como as chances de ampliar a atuação da empresa.
Firmar parcerias de sucesso
No mundo dos negócios as parcerias são fundamentais para que as empresas mantenham bons relacionamentos comerciais e encontrem grandes oportunidades. A Gestão Comercial também se responsabiliza por esse aspecto, encontrando parceiros que contribuam com o crescimento do negócio.
Direcionar áreas internas
Uma vez que o gestor comercial faz o estudo e análise de mercado, concorrentes e das expectativas dos clientes, ele ajuda no direcionamento das áreas internas da empresa. O seu trabalho resulta no desenvolvimento de melhores estratégias de Marketing, por exemplo, para atingir o público certo e aumentar o número de vendas.
Como se preparar para ser um gestor comercial de sucesso?
Agora que você compreendeu o que é Gestão de Vendas e de que maneira atua o profissional dessa área, pôde perceber que ela é fundamental para empresas de todos os setores. Atualmente, essa é uma demanda muito latente, uma vez que a competitividade no mercado está cada vez mais acirrada, havendo necessidade de alcançar diferenciais que o coloquem em destaque.
Por isso, se deseja atuar nesse ramo, precisa fazer uma faculdade de Gestão Comercial. Na Unime, você encontra um curso 100% voltado para a temática. Com isso, pode adquirir conhecimentos específicos e alcança grandes oportunidades de emprego em empresas de diferentes ramos.
Não se esqueça de que o gestor comercial tem habilidades muito específicas, por isso, é interessante que você também trabalhe esses aspectos, a fim de se tornar um profissional mais competente. Algumas aptidões importantes nessa área são:
- responsabilidade;
- ética;
- competitividade;
- inteligência emocional;
- autoconhecimento;
- organização;
- capacidade analítica;
- persuasão;
- comunicação.
Ficou claro o que é Gestão Comercial? Se você está em busca de boas oportunidades, saiba que essa é uma excelente área e que, fazendo um curso específico para atuar no ramo, você ainda terá acesso a vagas privilegiadas por ser um profissional especializado no assunto. Ah, e sendo aluno Unime, você conta com o canal Conecta, uma plataforma de empregabilidade completa, capaz de ajudá-lo a encontrar o emprego dos sonhos!
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