O que é Gestão Comercial?

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Entender exatamente o que é Gestão Comercial e ter uma equipe ou profissional responsável por ela é fundamental para a sobrevivência de empresas de todos os ramos. Afinal, esse setor tem a importante tarefa de gerenciar todo o processo de vendas — seja de produtos ou de serviços — para pessoas físicas ou jurídicas.

Uma boa Gestão Comercial ajuda a garantir a estabilidade financeira de uma organização. Ela também atua no planejamento de estratégias para que a empresa tenha um melhor desempenho e, consequentemente, consiga alcançar suas metas de lucro e crescimento.

Então, o profissional que trabalha nesse setor tem uma grande responsabilidade. Por isso, ele precisa de um excelente preparo. Quer saber mais? Continue lendo para entender exatamente o que é Gestão Comercial, quais são as atribuições dessa profissão e como você pode se preparar para ser um bom gestor.

O que é Gestão Comercial?

Qualquer pessoa que deseja começar a empreender precisa entender o que é Gestão Comercial. Isso porque toda empresa, independentemente do seu ramo de atuação, porte e público-alvo, comercializa algum produto ou serviço. Sendo assim, ela precisa gerenciar o setor de compra e vendas adequadamente, a fim de que não ter prejuízos e conseguir crescer.

A Gestão Comercial visa controlar todos os processos envolvidos com a compra e venda de produtos ou serviços em uma empresa. O profissional que atua nessa área, ou a equipe responsável por ela, tem a função de aumentar a competitividade do negócio para que reduzir gastos e aumentar lucros, mantendo a qualidade e a produtividade.

Sendo assim, a Gestão Comercial diz respeito às ações, práticas e estratégias que são adotadas para gerenciar os recursos diretamente envolvidos com as atividades comerciais das empresas, como as pesquisas de mercado, relação com fornecedores e clientes, análise de concorrentes, definição de orçamentos, entre outros.

Por que ela surgiu?

Um dos maiores desafios dos empresários e empreendedores é alcançar um diferencial competitivo que permita se destacar e ganhar a preferência do público. Isso gera uma concorrência muito acirrada para sobreviver ao mercado.

Existem diversos aspectos que podem ser explorados por uma empresa para que ela consiga sair à frente das demais, e o modo como gerencia suas atividades econômicas faz toda a diferença. Desse princípio surgiu a necessidade de um setor responsável por esses aspectos de compra e venda, nesse caso, a Gestão Comercial.

Como esse é um aspecto muito delicado, ele não pode ser tratado de qualquer forma dentro da empresa. Isso requer uma atenção especial e profissionais devidamente capacitados — nesse caso, há o curso de Gestão Comercial para formar especialistas.

Quais as principais atribuições dessa profissão?

Profissionais que atuam com Gestão de Vendas têm diversas habilidades e conhecimentos. Eles permitem atuar com sucesso em todas as transações do setor comercial de uma organização, uma vez que seus estudos envolvem:

  • comércio;
  • logística;
  • estratégias de marketing;
  • relacionamento com o cliente;
  • legislação;
  • ferramentas de informática;
  • economia e finanças;
  • tecnologia organizacional etc.

A faculdade de Gestão Comercial aborda todos os aspectos que se relacionam direta ou indiretamente com:

  • compras e vendas;
  • relação com o público;
  • qualidade dos produtos;
  • redução de custos na produção;
  • aumento da produtividade e competitividade.

Isso porque o gestor comercial desempenha diversas funções, como as que listamos a seguir!

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Controlar os processos de vendas

Para vender mais é preciso saber como vender. Sendo assim, o gestor de vendas é responsável por encontrar as ferramentas corretas para conseguir efetuar vendas, a escolha e aplicação das técnicas adequadas, treinamento e motivação da equipe entre outros. Também é necessário analisar orçamentos, propostas e contratos para encontrar as melhores oportunidades.

Acompanhar o andamento das metas

Precisa haver um equilíbrio entre as entradas e saídas para garantir a saúde financeira de um negócio. Por isso, toda empresa tem metas que ajudam a não cair no vermelho e possibilitam novos investimentos e crescimento. É papel do gestor comercial acompanhar se essas metas estão sendo alcançadas.

Planejar estratégias para varejo e indústria

As estratégias de relação com o cliente variam de acordo com o perfil de cada um deles, dessa forma, também são adotadas técnicas diferentes de venda em cada caso. Na Gestão Comercial, são desenvolvidas as melhores estratégias para aplicação no varejo e na indústria, a fim de que a abordagem esteja correta para se obter melhores resultados.

Treinar a equipe de vendas

Trabalhar com Gestão Comercial também envolve lidar diretamente com a equipe de vendas, fazendo o treinamento dela. O gestor é quem mostra para esses colaboradores como deve ser a abordagem para aumentar o número de conversões e fidelizar clientes.

Encontrar oportunidades comerciais

O gestor comercial também precisa ter visão de mercado, uma vez que é de sua responsabilidade encontrar boas oportunidades. Ele é responsável pelas compras e vendas, então, deve identificar quais são os melhores fornecedores e suas vantagens, bem como as chances de ampliar a atuação da empresa.

Firmar parcerias de sucesso

No mundo dos negócios as parcerias são fundamentais para que as empresas mantenham bons relacionamentos comerciais e encontrem grandes oportunidades. A Gestão Comercial também se responsabiliza por esse aspecto, encontrando parceiros que contribuam com o crescimento do negócio.

Direcionar áreas internas

Uma vez que o gestor comercial faz o estudo e análise de mercado, concorrentes e das expectativas dos clientes, ele ajuda no direcionamento das áreas internas da empresa. O seu trabalho resulta no desenvolvimento de melhores estratégias de Marketing, por exemplo, para atingir o público certo e aumentar o número de vendas.

Como se preparar para ser um gestor comercial de sucesso?

Agora que você compreendeu o que é Gestão de Vendas e de que maneira atua o profissional dessa área, pôde perceber que ela é fundamental para empresas de todos os setores. Atualmente, essa é uma demanda muito latente, uma vez que a competitividade no mercado está cada vez mais acirrada, havendo necessidade de alcançar diferenciais que o coloquem em destaque.

Por isso, se deseja atuar nesse ramo, precisa fazer uma faculdade de Gestão Comercial. Na Unime, você encontra um curso 100% voltado para a temática. Com isso, pode adquirir conhecimentos específicos e alcança grandes oportunidades de emprego em empresas de diferentes ramos.

Não se esqueça de que o gestor comercial tem habilidades muito específicas, por isso, é interessante que você também trabalhe esses aspectos, a fim de se tornar um profissional mais competente. Algumas aptidões importantes nessa área são:

  • responsabilidade;
  • ética;
  • competitividade;
  • inteligência emocional;
  • autoconhecimento;
  • organização;
  • capacidade analítica;
  • persuasão;
  • comunicação.

Ficou claro o que é Gestão Comercial? Se você está em busca de boas oportunidades, saiba que essa é uma excelente área e que, fazendo um curso específico para atuar no ramo, você ainda terá acesso a vagas privilegiadas por ser um profissional especializado no assunto. Ah, e sendo aluno Unime, você conta com o canal Conecta, uma plataforma de empregabilidade completa, capaz de ajudá-lo a encontrar o emprego dos sonhos!

Ficou curioso? Saiba mais sobre como funciona a faculdade de Gestão Comercial. Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e obter informações!

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