Afinal, o que faz um designer de interiores? Descubra!

estudantes e designers de interiores

Organização, criatividade, capacidade de observar espaços e habilidade na hora de planejar ambientes. Se você se identifica com todas essas características, certamente já pensou em trabalhar com o design de interiores.

No entanto, quando surge o desejo de seguir essa profissão, é comum que surjam diversas dúvidas, como a graduação necessária para atuar nessa área, o tempo de formação e, principalmente, o que faz um designer de interiores.

Caso esses questionamentos estejam passando pela sua cabeça, chegou o momento de ter todas as respostas para eles! Continue lendo e descubra tudo que você precisa saber sobre essa carreira.

Como me tornar um design de interiores?

É importante saber que existe um curso específico aqui na Unime para quem deseja ter essa carreira: é o Tecnólogo em Design de Interiores. Trata-se de uma formação de ensino superior, com diploma válido em todo o território brasileiro, que costuma ter a duração um pouco mais curta que um Bacharelado ou Licenciatura, por volta de dois anos.

Sabendo disso, o ideal é que, ao longo dos estudos, você faça estágio nos diversos setores que existem dentro da profissão, a fim de adquirir experiência profissional antes mesmo de se formar. Isso faz toda a diferença quando você estiver disputando vagas de emprego com outros profissionais da área, afinal, o conhecimento prático é essencial para uma boa atuação.

Quais são as atividades de um designer de interiores?

Depois de se formar em Design de Interiores, você vai encontrar um mercado de trabalho aquecido, com diversas possibilidades de carreira. Isso ocorre porque o escopo de trabalho do designer de interiores envolve atividades que vão desde a pesquisa sobre materiais e produtos que podem ser utilizados em um projeto até a execução das tarefas que fazem parte da criação do ambiente.

Pensando nisso, trouxemos aqui para você algumas funções que um designer de interiores pode exercer. Confira!

Planeja ambientes internos

Acredite: quase todos os ambientes que você frequenta, desde o campus da sua faculdade até o consultório médico, têm um design que foi pensado para ser exatamente como é. Não é por acaso que, enquanto alguns lugares parecem muito modernos, outros são mais clássicos.

O designer de interiores é o profissional responsável por entender o que o cliente quer transmitir por meio de seu espaço, qual o aspecto que ele deseja e, assim, planejar como esse ambiente deve ficar.

Planeja ambientes externos

Assim como o proprietário de uma casa, de uma instituição de ensino ou de uma loja busca características específicas para seus ambientes internos, a verdade é que todo ambiente externo precisa ser desenvolvido com o objetivo de garantir a segurança da população e utilizar os recursos naturais de forma responsável e sustentável.

Por conta disso, é responsabilidade do designer de interiores fazer com que esses projetos unam a aparência desejada pelo cliente aos critérios estabelecidos pelas leis.

Faz a gestão de projetos

Um projeto de design sempre precisa de diversos fornecedores envolvidos, e é essencial que um profissional de design de interiores faça a gestão dos custos envolvidos, projete o tempo de execução do projeto, entre outros aspectos necessários para que o cliente tenha o ambiente que desejava. Assim, essa é mais uma oportunidade de trabalho para os formados nessa área.

Atua em conjunto com o engenheiro

Da mesma forma que os arquitetos, os designers de interiores também participam de equipes de Engenharia. Isso ocorre porque, enquanto os engenheiros encarregam-se da parte técnica de uma obra, os designers cuidam da harmonização do ambiente. Dessa maneira, o resultado é um espaço construído com a qualidade necessária para não ter nenhum tipo de problema estrutural e com a aparência de acordo com o estilo solicitado.

Acompanha a execução de obras

Pelo fato de precisar atuar em conjunto com engenheiros, quem faz o curso de design de interior também pode fazer o acompanhamento de obras para, antes mesmo de a construção ser finalizada, planejar os detalhes visuais do ambiente a ser construído. Muitas vezes, todos os profissionais envolvidos, sejam eles da engenharia, os arquitetos e os designers, reúnem-se para a elaboração da planta e do projeto do local.

Cria e desenha mobílias e objetos decorativos

Não é somente de planejamento e de harmonização de ambientes que vive um bom designer de interiores. Na verdade, a criatividade desses profissionais permite que eles atuem em mais um campo de trabalho: a criação de móveis e objetos de decoração feitos sob medida para os clientes. Por isso, se você busca uma oportunidade de expressar seu lado artístico, essa pode ser a melhor opção.

Como você viu, o designer de interiores é um profissional com ampla bagagem de conhecimentos e inúmeras possibilidades de atuação. Por isso, essa pode ser considerada uma das profissões em alta no Brasil, tendo média salarial de R$ 2.191,67. Para ter sucesso na carreira, é essencial se formar em uma instituição que ofereça ensino de qualidade e a estrutura adequada para esse curso.

Quer uma dica? A Unime é uma faculdade conceituada, com excelente corpo docente e conta com uma grade curricular que segue à risca as principais exigências do mercado. Por isso, entre em contato agora mesmo e descubra como você pode entrar no curso de Design de Interiores ainda este ano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.